Perfil profissional do egresso do Programa de Pós-Graduação em Odontopediatria da Faculdade de Odontologia da USP-São Paulo

Autores

  • Julianna de Oliveira Lima Parizotto
  • José Carlos Petorossi Imparato
  • Tatine Fernandes Novaes

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v15i1.151

Palavras-chave:

Odontopediatria, Área de Atuação Profissio-nal. Educação de Pós-Graduação em Odon-tologia.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar o atual local e tipo de atuação profissional do egresso do programa de pós-graduação em Ciências Odontológicas com área de concentração em Odontopediatria da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (campus São Paulo) – FOUSP. Para tanto, a relação dos egressos dos cursos de mestrado e doutorado na área de concentração em Odontopediatria da FOUSP foi solicitada junto à coordenadoria do programa de pós-graduação da instituição. A partir de então, o local e tipo de atuação profissional exercidos por cada um dos egressos foram avaliados por meio da Plataforma Lattes (Curriculum Lattes - CL) desde a conclusão do curso de pós-graduação por cada um deles, considerando as atualizações feitas até o mês de setembro de 2012. Para avaliação dos resultados foram considerados o gênero do participante, data de matrícula no curso de pós-graduação, data de defesa da dissertação e/ou tese, data de atualização do CL, local e tipo de atividade profissional exercida atualmente (docência ou clínica). Partindo de um total de 65 egressos (54 do gênero feminino e 11 do masculino), 44 exercem atividade relacionada à docência, sendo que a maioria deles atua em São Paulo e atualiza o CL frequentemente. As atividades clínicas foram pouco relatadas no CL.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Morita MC, Haddad AE, Araújo ME. Perfil atual e tendências do Cirurgião-Dentista brasileiro. Maringá: Dental Press; 2010.

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Brasília, DF. Disponível em: www.capes.gov.br

Vargas AMD, Vasconcelos MA. Construção da Clínica Integrada de atenção primária da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais: A experiência da Clínica Integrada I. Arq. Odontol. 1998; 34:71-81.

Ministério da Educação e Cultura (MEC). Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CES 3/2002. Diário Oficial da União, Brasília; 2002.

Marques F. A contribuição de São Paulo. Pesq. FAPESP, maio 2010; 171:28:35.

Castro F. O custo da ciência latino-americana. Agência FAPESP, março 2007. Disponível em: http://agencia.fapesp.br/o_custo_da_ciencia_ latinoamericana/6858/

Nunes MF, Leles CR, Gonçalves MM. Gênero e escolha por especialidades odontológicas: estudo com egressos de uma universidade pública. Ver. Odontol. Bras. Central. 2010; 19(49):142-5.

Downloads

Publicado

29-06-2015

Como Citar

Parizotto, J. de O. L., Imparato, J. C. P., & Novaes, T. F. (2015). Perfil profissional do egresso do Programa de Pós-Graduação em Odontopediatria da Faculdade de Odontologia da USP-São Paulo. Revista Da ABENO, 15(1), 48–54. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v15i1.151

Edição

Seção

Artigos