Promoção de saúde bucal e extensão universitária: novas perspectivas para pacientes com necessidades especiais

Autores

  • Juliana Santos Oliveira Universidade de Ribeirão Preto
  • Raimundo Rosendo Prado Júnior
  • Regina Fátima Fernandes
  • Regina Ferraz Mendes

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v15i1.152

Palavras-chave:

Pessoas com Deficiência, Relações Comunidade-Instituição, Promoção da Saúde, Serviços de Saúde Bucal.

Resumo

Este relato de experiência faz uma reflexão acerca da importância da extensão universitária para consolidação das mudanças nos conceitos de atenção à saúde dos pacientes com necessidades especiais. O projeto de extensão “Promoção de Saúde Bucal para Pacientes Especiais- PROSBE” ocorre no Centro Integrado de Educação Especial (CIES – Teresina/Piauí), promovendo capacitação para professores e responsáveis sobre a importância da promoção de saúde bucal, através de práticas de uma equipe multidisciplinar. Ações educativas podem desenvolver competência e estímulo aos responsáveis pelos pacientes e propiciar aos estudantes segurança e familiaridade no atendimento aos pacientes especiais. O PROSBE favorece o convívio entre os profissionais e o binômio aluno/professor universitário, propiciando pesquisas e uma relação social de impacto entre a Universidade e a sociedade. Além disso, este trabalho enaltece a indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão que reafirma a extensão como processo acadêmico de formação e de geração de conhecimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Santos Oliveira, Universidade de Ribeirão Preto

Mestre em Ciências e Saúde, Universidade Federal do Piauí, Teresina, PI, Brasil.

Doutoranda em Endodontia Universidade de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, SP, Brasil.

Referências

Carvalho EMC, Araújo RPC. A Saúde Bucal em portadores de transtornos mentais e comportamentais. Pesq Bras Odontoped Clin Integr. 2004;4(1):65-75.

World Health Organization. School health and youth health promotion: global school health initiative.2008. Disponível em: < http://www.who.int/school_youth_health/en/>. Acesso em: 20.abr.2013.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Censo Demográfico – Contagem da população Residente segundo os municípios. 2010. Disponível em: < http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/tabelas_pdf/Piaui.pdf>. Acesso em: 21.abr.2012.

Christensen G. Special oral hygiene and preventive care for special needs. J Am Dent Assoc. 2005;136(8):1141-3.

Lin LP, Lin JD. Perspectives on intellectual disability in Taiwan: epidemiology, policy and services for children and adults. Curr Opin Psychiatry.2011. Disponível em: <http://www.periodicos.capes.

gov.br>. Acesso em: 13.mai.2013.

Oliveira JS, Prado Junior RR, Lima KRS, Amaral HO, Moita Neto JM, Mendes RF. Intellectual disability and impact on oral health: a paired study. Special Care Denstist. 2013;33(6):262-8.

Mobley CC. Nutrition and dental caries. Dent Clin North Am. 2003;47(2):319-36.

Smith G, Rooney Y, Nunn J. Provision of dental care for special care patients: the view of Irish dentists in the Republic of Ireland. J. Ir. Dent. Assoc. 2010;56(2): 80-84.

Doris J, Stiefel DDS. Dental Care Considerations for Disabled Adults. Spec Care Dentist.2002;22(3):26-39.

Sabbagh-Haddad AL, Gore OR. Mental disability. In Sabbagh-Haddad, A. (ed.), Dentistry for Patients with Special Needs. São Paulo;2007.145–161.

Hennequin M, Faulks D, Roux D. Accuracy of estimation of dental treatment need in special care patients. J Dent. 2000; 8(2):131-136.

BRASIL- Ministério da Saúde. National Health Policy of the People with Disability, 2007. Disponível em: <http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/manual2.pdf>. Acesso em: 20. mar. 2013.

Dellavia C, Allievi C, Ottolina P, Sforza C. Special care dentistry for people with intellectual disability indental education: an Italian Experience. Eur J Dent Educ. 2009. Disponível em:< http://www.perio dicos.capes.gov.br>. Acesso em: 13 maio 2013.

Warmling AMF, Mello ALSF, Naspolini DS, Canto GL, Souza ER. Contribuições das atividades complementares na formação profissional em Odontologia. Rev ABENO. 2013;12(2):190-7. Disponível em: <http://revodonto.bvsalud.org/pdf/abe no/v12n2/a09v12n2.pdf> . Acesso em: 07

maio 2015.

Deneci V, Medeiros B, Silva D, Vidal K, Chevitarese, L. O significado da participação em visitas domiciliares pelo acadêmico de odontologia. Rev. ABENO. 2014;14(1): 66-72.

Oredugba FA, Akindayomi Y. Oral health status and treatment needs of children and young adults attending a day centre for individuals with special health care needs. BMC Oral Health. 2008;8(30):1-8.

Gaio DC, Moysés SJ, Bisinelli JC, França BHSF, Moysés ST. Health promoting schools and their impact on the oral health of mentally disabled people in Brazil. Health Promot Int. 2010;25(4): 425-34.

Mendes RF, Moura MS, Prado Júnior RR, Moura LFAD, Lages GP, Gonçalves MPR. Contribuição do Estágio Supervisionado da UFPI para formação humanística, social e integrada. Rev. ABENO. 2006;6(1):61-5.

Guerra CT, Bertoz APM, Fajardo RS, Alves Rezende MCR. Reflexões sobre o conceito de atendimento humanizado em Odontologia. Arch Health Invest. 2014;3(6): 31-6.

Agili D, Roseman J, Pass M, Thornton J, Chavers L. Acess to dental care in Alabama for children with special needs: parent’s perspectives. J Am Dent Assoc. 2004; 35(4): 490-5.

Antonio AG, Maia LC, Vianna RBC, Quintanilha LELP. Preventive strategies in oral health promotion. Ciênc Saúde Coletiva. 2005;10(supl):279-86.

Giro EMA, Orrico SRP, Campos JADB, Lorena SM, Cortez LMS. Prevalência de cárie em pacientes com necessidades especiais institucionalizados ou não-institucionalizados: consumo de carboidratos simples. Rev Odontol UNESP.

;33(2):75-9.

Mendes-Gonçalves RB. Tecnologia e organização social das práticas de saúde. São Paulo: Hucitec; 1994.

Jorge MSB, Pinto DM, Quinderé PHD, Pinto AGA, Sousa FSP, Cavalcante CM. Promoção da saúde mental – tecnologias do cuidado: vínculo, acolhimento, co-responsabilização e autonomia. Cienc Saúde Coletiva, 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S141381232011000800005&script=sci_arttext//. Acesso em: 16.dez.2013.

Aguiar SMHCA, Barbieri CM, Louzada LPA, Saito TE. Eficiência de um programa para educação e motivação da higiene buco-dental direcionado a pacientes excepcionais com deficiência mental e disfunções motoras. Rev Facul Odontol Lins. 2000;12(1):16-23.

Downloads

Publicado

29-06-2015

Como Citar

Oliveira, J. S., Prado Júnior, R. R., Fernandes, R. F., & Mendes, R. F. (2015). Promoção de saúde bucal e extensão universitária: novas perspectivas para pacientes com necessidades especiais. Revista Da ABENO, 15(1), 63–69. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v15i1.152

Edição

Seção

Artigos