O ensino odontológico e os desafios relacionados ao cumprimento dos novos protocolos de biossegurança no contexto da pandemia da COVID-19

Autores

  • Suyene de Oliveira Paredes Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, PB, Brasil.
  • Karla Maria Simões Meira Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, PB, Brasil.
  • Paulo Rogério Ferreti Bonan Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, PB, Brasil.
  • Frederico Barbosa de Sousa Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, PB, Brasil.
  • Ana Maria Gondim Valença Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, PB, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.30979/revabeno.v21i1.1554

Palavras-chave:

Infecções por Coronavírus, Contenção de Riscos Biológicos, Controle de Infecções Dentárias, Educação em Odontologia.

Resumo

O objetivo deste estudo foi apresentar os desafios relacionados ao cumprimento dos novos protocolos de biossegurança, na perspectiva do retorno das atividades presenciais nas instituições de ensino superior em Odontologia, no cenário da pandemia da COVID-19. Tratou-se de um estudo qualitativo, de caráter exploratório, ancorado na técnica de pesquisa documental. Foram analisados os documentos publicados pelo Ministério da Educação (MEC), Conselho Federal de Odontologia (CFO) e Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO). Os documentos foram coletados nos websites das entidades selecionadas.  O tratamento dos dados qualitativos foi realizado por meio da análise de conteúdo temática, sendo comparadas qualitativamente as diferentes publicações, identificando-se pontos convergentes, divergentes ou ausentes entre os documentos. Com base na problematização do objeto em questão, foram emitidas sugestões a partir das fragilidades e potencialidades relacionadas à execução das recomendações. Os dados foram distribuídos nas unidades de análise “sala de espera”, “clínica” e “laboratório”. As principais potencialidades foram relacionadas à diminuição do risco biológico de transmissão de patógenos e à adequação de espaços físicos em ambientes mais ergonômicos de aprendizagem. Quanto às fragilidades, aponta-se o aumento de custos para discentes e instituições e a redução no número de atendimentos. Existem desafios a serem considerados em relação ao cumprimento dos novos protocolos de biossegurança no retorno das atividades práticas nos cursos de Odontologia durante a pandemia da COVID-19.

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Publicado

10-09-2021

Como Citar

Paredes, S. de O., Meira, K. M. S., Bonan, P. R. F., de Sousa, F. B., & Valença, A. M. G. (2021). O ensino odontológico e os desafios relacionados ao cumprimento dos novos protocolos de biossegurança no contexto da pandemia da COVID-19. Revista Da ABENO, 21(1), 1554. https://doi.org/10.30979/revabeno.v21i1.1554

Edição

Seção

Artigos