Combinando estratégias de aprendizagem para o desenvolvimento de habilidades e competências na Prótese Parcial Removível pré-clínica

um relato de experiência

Autores

  • Débora Silva Campos Universidade Federal da Paraíba
  • Isis Araújo Ferreira Muniz Universidade Federal da Paraíba
  • Luciano Elias da Cruz Perez Universidade Federal da Paraíba
  • Dúcia Caldas Cosme-Trindade Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.30979/revabeno.v22i2.1586

Palavras-chave:

Educação em Odontologia, Prótese Parcial Removível, Aprendizagem

Resumo

O uso da metodologia ativa no ensino da Odontologia é recomendado nas Diretrizes Curriculares Nacionais, com a finalidade de desenvolver habilidades e competências, assim como de estimular a capacidade reflexiva dos egressos. Em Prótese Parcial Removível (PPR), alguns estudos apontam os benefícios do método centrado no aluno, utilizando diferentes estratégias, como Problem-Based Learning (PBL), Case-Based Learning (CBL) e Team-Based Learning (TBL) com resultados positivos no processo ensino-aprendizagem. Este artigo tem como objetivo relatar a experiência do uso de metodologias ativas como o CBL, a Sala de Aula Invertida e a estratégia do Brainstorming na disciplina de Prótese Parcial Removível da Universidade Federal da Paraíba, estimulando o desenvolvimento do pensamento crítico do aluno no planejamento de arcos parcialmente desdentados desde a fase pré-clínica. Como produto dessa mudança na estratégia pedagógica, desenvolveram-se materiais instrucionais como um checklist de perguntas e um fluxograma que foram implementados como ferramentas facilitadoras no processo ensino aprendizagem durante as práticas de laboratório. A adaptação de estratégias de ensino com participação ativa dos estudantes pode ser útil na verificação das dificuldades durante o planejamento, as quais podem ser solucionadas previamente aos atendimentos de pacientes nas clínicas. Os materiais instrucionais desenvolvidos na disciplina podem auxiliar os professores de Odontologia a refletir sobre diferentes formas de metodologias no ensino da PPR e inserir o aluno no processo de construção do seu conhecimento.

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Biografia do Autor

Débora Silva Campos, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda, Programa de Pós-Graduação em Odontologia, Universidade Federal da Paraíba.

Isis Araújo Ferreira Muniz, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda, Programa de Pós-Graduação em Odontologia, Universidade Federal da Paraíba.

Luciano Elias da Cruz Perez, Universidade Federal da Paraíba

Professor(a) Doutor(a), Departamento de Odontologia Restauradora, Universidade Federal da Paraíba.

Dúcia Caldas Cosme-Trindade, Universidade Federal da Paraíba

Professor(a) Doutor(a), Departamento de Odontologia Restauradora, Universidade Federal da Paraíba.

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Publicado

10-12-2022

Como Citar

Campos, D. S., Muniz, I. A. F., Perez, L. E. da C., & Cosme-Trindade, D. C. (2022). Combinando estratégias de aprendizagem para o desenvolvimento de habilidades e competências na Prótese Parcial Removível pré-clínica: um relato de experiência. Revista Da ABENO, 22(2), 1586 . https://doi.org/10.30979/revabeno.v22i2.1586

Edição

Seção

Artigos