Impacto da pandemia de COVID-19 no ensino odontológico em instituições brasileiras
uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.30979/revabeno.v22i2.1598Palavras-chave:
COVID-19, Educação, OdontologiaResumo
A disseminação do Sars-CoV-2, agente etiológico da COVID-19, se tornou um problema de saúde pública de importância internacional. Dentre as medidas para conter seu espraiamento, está a suspensão das aulas em instituições de ensino. Assim, esta revisão integrativa objetiva apresentar um panorama sobre o impacto da pandemia no ensino da Odontologia nas instituições brasileiras. Foram realizadas buscas nas bases de dados Medline, LILACS e SciELO, utilizando-se descritores nas línguas inglesa e portuguesa. Foram recuperados 60 estudos, sendo 17 elegíveis para leitura integral. Destes, 4 estudos atenderam aos critérios de inclusão e exclusão. Observou-se que o modelo de Ensino Remoto Emergencial (ERE) por meio de ferramentas digitais foi a estratégia de ensino não presencial mais utilizada nas instituições brasileiras. O ERE permitiu que o impacto da pandemia de COVID-19 fosse sentido de maneira mais branda pela comunidade acadêmica brasileira, engajando alunos e diminuindo a ansiedade de alunos e professores. Por outro lado, a infraestrutura tecnológica deficiente no Brasil contribuiu para a dificuldade em substituir as atividades clínicas. Fato ainda exacerbado pela dificuldade de adequação da infraestrutura física das instituições durante o planejamento de retorno às atividades presenciais. Apesar de todas as estratégias de superação, desempenhadas pelas instituições brasileiras de ensino odontológico, estas não foram refletidas em literatura científica nas bases de dados indexadas. Assim, enfatiza-se a necessidade de trabalhos sobre esta temática, para que seja possível disseminar as experiências vividas durante o período pandêmico.
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