Análise retrospectiva das atividades desenvolvidas pelo grupo PET Odontologia no Vale
DOI:
https://doi.org/10.30979/revabeno.v22i2.1611Palavras-chave:
Relações Comunidade-Instituição, Formação Profissional Polivalente, Cuidados de Saúde, Vulnerabilidade socialResumo
O Programa de Educação Tutorial (PET) visa fortalecer o modelo de indissociabilidade de ensino, pesquisa e extensão, contribuindo para processo de ensino e aprendizagem nas instituições de ensino superior brasileiras. O grupo PET Odontologia no Vale foi fundado em 2009 na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Desde então, o grupo atua no desenvolvimento de atividades que abrangem a integração dialógica, com ações voltadas à formação acadêmica de excelência e às necessidades de saúde da comunidade, considerando a realidade social, cultural e econômica do Vale do Jequitinhonha. O presente artigo teve por objetivo reportar as atividades desenvolvidas pelo grupo PET Odontologia no Vale no período de 2013 a 2020. Foram documentadas 93 atividades, que compreenderam 49 ações de ensino, 35 de extensão e 9 de pesquisa. Destas, 79 foram plenamente desenvolvidas e 14 foram parcialmente desenvolvidas. Referente ao público-alvo, 71 (76,34%) foram destinadas à comunidade acadêmica da UFVJM e 15 ações (16,13%) à comunidade externa. Esses resultados apontam a importância do PET Odontologia no Vale e seus valores no contexto em que o grupo se insere.
Downloads
Referências
Chesani FH, Wachholz LB, Oliveira MAM, Silva C, Luz ME, Fabris FA, et al. A indissociabilidade entre a Extensão, o ensino e a pesquisa: o tripé da universidade. Rev Conex UEPG. 2017;13(3):452-61.
Brasil. Ministério da Educação/Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior. Resolução nº 3, de 21 de junho de 2021. Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Odontologia. [Cited June 15, 2021]. Available from: https://www.in.gov.br/web/dou/-/resolucaon-3-de-21-de-junho-de-2021-327321299.
Gibbert PC, Figueiredo LMV, Dias LS, Rezio LA, Bittencourt MN, Volp ACP. A interprofissionalidade e o cuidado em saúde mental: vivências de um grupo PET- Saúde na região Centro-Oeste. Res Soc Dev. 2020;9(12):e33591211153.
Gama JCF, Santos W, Schnider O. O programa de educação tutorial educação física do CEFD/UFES: desmontando monumentos e construindo uma história (1994 - 2018). J Phys Educ. 2020; 31:e3104.
Gonçalves CM, Santos KT, Carvalho RB. O PET-Saúde como instrumento de reorientação do ensino em Odontologia: a experiência da Universidade Federal do Espírito Santo. Rev ABENO. 2014;11(2):27-33.
Teixeira FTV, Araújo CW. PET Estratégias: Histórias, vivências e experiências. 1 ed. Res-piro: Diamantina; 2021. 150p.
Pierucci LAM, Franzi J, Lima JBQ. O contexto social e educacional nas veredas do Vale do Jequitinhonha. Vozes Vales. 2018; 13:1-23.
Pessôa MO, NEY MG. Paradigmas do desenvolvimento e o exemplo do Instituto de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Norte de Minas através do Projeto de combate à pobreza rural no Vale do Jequitinhonha-MG. Inclusão Social. 2012; 6(1):69-77.
IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Dados dos distritos MG. [Internet]. [Cited June 15, 2021]. Available from: http://www.bnb.gov.br/content/aplicacao/prodetur/downloads/docs/mg_7_2_inventario_oferta_turistica_informac_basica_distrito100708.
Martins ER, Pereira LM. O lugar da pobreza e do atraso na construção social do Vale do Jequitinhonha. Rev Desenvol Soc. 2020; 25(1):192-205.
Brasil. Ministério da Educação. Portaria no 976, de 27 de Julho de 2010. Programa de Educação Tutorial PET. Diário da União: 2010. [Cited June 15, 2021]. Available from: http://www.portal.mec.gov.br/.
Fernandes DC, Freitas DA, Pedrosa AK, Silva EN. Currículo de Odontologia e as Diretrizes Curriculares Nacionais. Revist Port Saúde e Sociedade. 2016; 1(2):104-15.
Ministério da Educação (Brasil). Portaria nº 336, de 16 de março de 2020 [Internet]. Diário Oficial da União: 2020. [Cited June 15, 2021]. Available from: https://www.gov.br/mec/ptbr/media/acesso_informacacao/pdf/PORTARIAN342DE17DEMARODE2020DelegacompetnciaaoSecretrioExecutivo.pdf.
Oliveira WA, Chaves SN. Os desafios da gestão do ensino superior durante a pandemia da Covid- 19: uma revisão bibliográfica. Rev de Saúde RSF. 2020;7(3):40-58.
Costa KB, Costa AA, Marti GF, Cruz LDS, Portilho RS, Nogueira APA, et al. Consulta interprofissional: relato de experiência de um grupo do PET-Saúde Interprofissionalidade. Saúde e Meio Ambient Rev Interdisciplin. 2020;9(1):39– 40.
Ribeiro MRF, Pontes VMA, Silva EA. A contribuição da extensão universitária na formação acadêmica: desafios e perspectivas. Rev Conex UEPG. 2017;13(1):52-65.
França A, Santana JM, Oliveira J. Alcance das atividades promovidas pelo pet engenharias no IFBA campus vitória da conquista. REPET-TL. 2020;2(2):281-94.
Figueiredo WPS Moura NPR, Tanajura DM. Ações de pesquisa e extensão e atitudes científicas de estudantes da área da saúde. Arch Health Sci. 2016;23(1):47-51.
Teixeira MAP, Dias ACG, Wotterich SH, Oliveira AM. Adaptação à universidade em jovens calouros. Psicol Esc Educ. 2008;12(1):185-202.
Santos MF, Santos CB, Mascarenhas ACM, Santos CA, CLC Batista, Oliveira IAM, et al. Ações do PET Odontologia UEFS em tempos de pandemia. Ra e Rum. 2020;8(1):328-35.
Paiva PCP, Gonçalves PF, Teles ACO, Soares CLF, Pereira MM, Toledo MM. Intercâmbio da saúde: uma abordagem humanizada e multidisciplinar da Odontologia no Vale do Jequitinhonha. Vozes Vales. 2021;19(5):1-9.
Costa CRR. Aspectos éticos no uso de biobanco e biorrepositório na pesquisa científica. Semana Acadêmica Revista Científica. 2017;1(8):1-17.
Sanson BT, Vasconcelos GSS, Horioka VP. Museu Odontológico: O Resgate de uma História. 8º Congresso de Extensão Universitária da UNESP; 2015; São Paulo.
Volpato GL. O método lógico para redaçãocientífica. Rev Eletron Comun Inf Inov Saúde. 2015;9(1):932.
Carvalho CR, Barro RO, Reis EP, Araújo, LB, Sousa HMH. O programa de educação tutorial (PET) no contexto da crise econômica brasileira. Ext Foco. 2018;1(15):28-45.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista da ABENO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).