O uso da Teleodontologia no ensino de Odontologia Legal: relato de experiência

Autores

  • Geovane Praxedes Lavez Especialista em Odontologia Legal pela Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto - USP
  • Hélion Leão Lino-Júnior Professor, Odontologia Legal, Universidade Estadual de Londrina - UEL.
  • Ricardo Henrique Alves Silva Professor, Odontologia Legal, Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto - USP. http://orcid.org/0000-0002-1532-1670

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v15i2.162

Palavras-chave:

Odontologia Legal, Materiais de ensino, Educação à Distância

Resumo

Vivemos, atualmente, em uma sociedade repleta de tecnologia e sistemas digitais e, em busca de um mecanismo comple-mentar de ensino, foi criada a Teleo-dontologia, com intuito de colaborar e proporcionar melhores condições e novos ambientes para o ensino. O objetivo deste artigo é demonstrar a importância da ferramenta Teleodontologia e como a área de Odontologia Legal da FORP/USP tem utilizado dessa plataforma virtual como recurso no processo ensino-aprendizagem. A FORP/USP possui um Polo de Odontologia Digital Aplicada à Educação, que oferece e desenvolve as condições operacionais para docentes e discentes, objetivando auxiliar o ensino e o apren-dizado dos alunos, tanto da graduação como pós-graduação e serviços de extensão, utilizando o meio digital como instrumento pedagógico. Entre as diversas ferramentas a Teleodontologia, um Sistema Interativo de Apoio ao Ensino e ao Aprendizado, tem como principal missão oferecer instrumentos pedagógicos virtuais, o qual é descrito neste relato de experiência. A utilização desse instrumen-to de ensino apresenta resultados positi-vos, agregando valor na formação profissional e possibilitando momentos diversificados de estudo, além da sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Ferreira LF, Bercht M. A realidade virtual na educação médica usando agentes pedagógicos como apoio à avaliação de competência técnica em Cirurgia. In: Congresso Brasileiro de Informática em Saúde. 2000 (São Paulo) Anais. São Paulo; 2000.

Moran JM. Novos caminhos do ensino à distância. SENAI 1994; 1(5):1-3.

Lemos SG, Morita MC, Tanaka ECE. Recursos utilizados por graduandos de odontologia e Cirurgiões-Dentistas do SUS para estudar e resolver dúvidas surgidas durante o trabalho. Rev ABENO. 2014;(1):3-16.

Fernandes AMR, Fernandes APS, Nascimento RL. Utilização da tecnologia de agentes para um ambiente virtual de ensino /aprendizagem em Periodontia. Rev ABENO. 2005;(1):23-3.

Fernandes APS. Modelo de um ambiente educacional via web para Odontologia – um estudo de caso em Periodontia [Tese de Doutorado]. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina; 2001

Perri de Carvalho AC. Educação e saúde em Odontologia - ensino da prática e prática do ensino. São Paulo: Santos; 1995. 93 p 10 – PODAE – Disponível em: http://podae.forp. usp.br/index.php?option=com_content&task=view&id=4&Itemid=8. Acessado em 20/12/2013.

Delors J. Educação: um tesouro a descobrir. 8ª ed. São Paulo: Cortez; 2003. 288 p.

Galassi MAS. Atividades extramuros como estratégia viável no processo ensino-aprendizagem. Rev ABENO. 2006;(1):66-9.

Vasconcellos CS. Metodologia Dialética em Sala de Aula. Revista de Educação AEC. Brasília: abril de 1992 (n. 83).

Polo de Odontologia Digital Aplicada a Educação (PODAE) – Disponível em: http://podae.forp.usp.br/index. php?Option=com_content&task=view&id=4&Itemid=8. Acessado em 20/12/2013.

Moran JM. Propostas de mudança nos cursos presenciais com a educação “on-line”. Rev ABENO. 2005;(1):40-5.

Raldi DP, Malheiros CF, Fróis IM, Lage-Marques JL. O papel do professor no contexto educacional sob o ponto de vista dos alunos. Rev ABENO. 2003;(1):15-23.

Mcmillan W. Making the most of teaching at the chairside. Eur J Dent Educ. 2011;(1):63-68.

Sakaguchi, RL. Facilitating Preceptor and Student Communication in a Dental School Teaching Clinic. J Dent Educ. 2010;74(1):36-42.

Warmling AMF, Mello ALSF, Naspolini DS, Canto GL, Souza ER. Contribuições das atividades complementares na formação profissional em odontologia. Rev ABENO. 2012;(2):190-197.

Sales LNP, Nascimento LS, Brandão GAM, Magalhães ACC, Pontes FSC. Educação à distância e o uso da tecnologia da informação para o ensino em odontologia: a percepção discente. Rev ABENO. 2012;(2):227-32.

Chen JW, Hob-Dell MH, Dunn K, Johnson KA, Zhang J. Teledentistry and its use in dental education. J Am Dent Assoc. 2003;134(3): 342-6.

Souza MIC, Rendeiro M, Jorge RR, Maia K, Monnerat ABL, Ritto MRS. Utilização do ensino à distância como ferramenta de capacitação e formação para técnico em saúde bucal. Rev ABENO. 2013;17 (2):27-33.

Downloads

Publicado

09-08-2015

Como Citar

Lavez, G. P., Lino-Júnior, H. L., & Silva, R. H. A. (2015). O uso da Teleodontologia no ensino de Odontologia Legal: relato de experiência. Revista Da ABENO, 15(2), 95–104. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v15i2.162

Edição

Seção

Artigos