Histórico de conceitos do Enade dos cursos de Odontologia da Bahia
DOI:
https://doi.org/10.30979/revabeno.v22i2.1626Palavras-chave:
Educação em Odontologia, Avaliação Educacional, Educação SuperiorResumo
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é uma parte integrante do Sistema Nacional de Avaliação em Educação Superior (Sinaes). O exame é realizado a cada três anos pelos discentes concluintes dos cursos de graduação com o intuito de mensurar o rendimento dos alunos em relação ao curso ofertado. O objetivo deste estudo foi descrever a série histórica dos conceitos no Enade do curso de Odontologia de instituições de ensino superior (IES) particulares e públicas do estado da Bahia, nos anos de 2004 a 2019, e realizar um comparativo dos conceitos obtidos pelas IES ao longo deste período. Foi realizada pesquisa observacional descritiva retrospectiva em arquivos públicos disponibilizados no site oficial do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) de todos os conceitos Enade dos cursos de Odontologia na unidade baiana da federação. Os dados obtidos foram submetidos à análise descritiva por meio da média e desvio-padrão dos conceitos. As instituições particulares obtiveram média dos conceitos de 2,78±0,72 no período pesquisado, não havendo diferença de desempenho entre elas, a exceção foi o curso de Odontologia da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP), que alcançou conceitos 4 e 5 em 3 exames, não consecutivos, da série. As instituições públicas apresentaram média dos conceitos de 4,05±0,83. A Universidade Federal da Bahia (UFBA) obteve média de 4,33. As IES públicas obtiveram melhor resultado em conceito do Enade em relação ao das IES particulares. A UFBA foi a IES baiana de Odontologia mais bem avaliada ao longo da série histórica considerada.
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