Perfil do atendimento odontológico na Unidade de Pronto Atendimento do Município de Santa Maria
DOI:
https://doi.org/10.30979/revabeno.v22i2.1657Palavras-chave:
Odontologia, Saúde Bucal, Saúde Pública, UrgênciasResumo
O objetivo do estudo foi buscar informações documentais para caracterizar casos de urgências e emergências odontológicas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em Santa Maria/RS. Para isso, realizou-se uma análise retrospectiva de dados nos prontuários dos pacientes de ambos os sexos e maiores de 18 anos, no período de seis meses. A amostra foi coletada de acordo com o perfil do paciente e levou-se em consideração: queixa principal, procedimentos realizados, tempo de permanência na UPA, sexo e idade. A amostra foi composta por dados de 625 prontuários. A média de idade dos usuários foi de 39,6±14,5 anos. A principal queixa encontrada foi a dor (190, 24,4%), seguida de edema (49, 6,3%), enquanto prescrições de medicamentos (250, 27,1%) e acesso à polpa (235, 25,5%) foram os procedimentos mais realizados. O retorno de consultas no período analisado se deu em 189 (30,2%) dos casos, para realização de procedimentos como prescrição de medicamentos (130, 27%), acesso à polpa (122, 26%) e troca de medicação intracanal (96, 20%). Concluiu-se que, à medida em que a idade dos pacientes aumenta, os tratamentos endodônticos diminuem e as exodontias crescem. Além disso, foi possível identificar o perfil da população atendida: pacientes de ambos os sexos, com idade mediana de 37 anos, cujo tempo de permanência na UPA foi inferior a 1 hora, tendo como queixa principal a dor, enquanto o procedimento mais realizado foi a prescrição de medicamentos.
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