Contribuição da disciplina de Odontopediatria na formação acadêmica voltada para a Atenção Básica

relato de experiência

Autores

  • Leila Chevitarese Universidade do Grande Rio
  • Flávia Cariús Tesch Ferreira Alves Universidade do Grande Rio
  • Diego de Andrade Teixeira Universidade do Grande Rio
  • José Massao Miasato Universidade do Grande Rio
  • Luciana Alves Herdy da Silva Universidade do Grande Rio

DOI:

https://doi.org/10.30979/revabeno.v22i2.1658

Palavras-chave:

Atenção Básica, Educação em Saúde, Estudantes de Odontologia, Odontopediatria, Saúde Bucal

Resumo

O presente estudo teve por objetivo relatar a contribuição da Odontopediatria no Estágio Supervisionado da Criança e do Adolescente para a formação de cirurgiões-dentistas da UNIGRANRIO para a prática na Atenção Básica, por meio de apresentação de relatos de experiências elaboradas por acadêmicos do nono período, a partir da discussão teórica do processo de trabalho na Atenção Básica com ênfase na atuação do generalista com gestantes, bebês, crianças e adolescentes. A atividade foi realizada por 3 turmas (2 do Campus Duque de Caxias e 1 do Campus Barra da Tijuca). Os alunos (n=103) foram divididos em 20 grupos de 5 alunos cada, que durante 4 semanas apresentaram os trabalhos, onde 15 abordaram situação problema em localidades (abordagem coletiva) e 5 abordaram situação problema ligada à assistência odontológica (caso clínico). Após a apresentação, houve um debate entre os professores da disciplina, os componentes do grupo e os demais alunos, a fim de esclarecer dúvidas e aprofundar questões relacionadas ao objetivo da atividade. Este relato de experiência, demostrou que os acadêmicos foram capazes de identificar os problemas de saúde coletivo e individuais, e de propor medidas de enfrentamento contextualizadas de caráter preventivo, curativo e de promoção de saúde. Sendo assim, a disciplina de Odontopediatria contribuiu no processo de formação do futuro cirurgião-dentista da UNIGRANRIO, capacitando-o para atuar na Atenção Básica e de traçar medidas de enfrentamento para suprir as necessidades de saúde da população brasileira, o que é almejado pela UNIGRANRIO e cujo perfil segue o das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Odontologia.

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Biografia do Autor

Leila Chevitarese, Universidade do Grande Rio

Professor(a) Doutor(a), Curso de Odontologia, Universidade do Grande Rio.

Flávia Cariús Tesch Ferreira Alves, Universidade do Grande Rio

Professora Colaboradora, Curso de Odontologia, Universidade do Grande Rio.

Diego de Andrade Teixeira, Universidade do Grande Rio

Preceptor, Curso de Odontologia, Universidade do Grande Rio.

José Massao Miasato, Universidade do Grande Rio

Professor(a) Doutor(a), Curso de Odontologia, Universidade do Grande Rio.

Luciana Alves Herdy da Silva, Universidade do Grande Rio

Professor(a) Doutor(a), Curso de Odontologia, Universidade do Grande Rio.

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Publicado

05-10-2022

Como Citar

Chevitarese, L., Alves, F. C. T. F., Teixeira, D. de A., Miasato, J. M., & Silva, L. A. H. da. (2022). Contribuição da disciplina de Odontopediatria na formação acadêmica voltada para a Atenção Básica: relato de experiência. Revista Da ABENO, 22(2), 1658. https://doi.org/10.30979/revabeno.v22i2.1658

Edição

Seção

Formação no SUS: integração da saúde coletiva com a clínica