Percepções de egressos do curso de Odontologia sobre o estágio supervisionado na Atenção Primária em Saúde

Autores

  • Mariana Dantas de Oliveira Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca – FIOCRUZ
  • Maria Leal Lima Silva Universidade de Pernambuco
  • Tatiana Frederico de Almeida Faculdade de Odontologia da Universidade Federal da Bahia
  • Luciana Oliveira Rangel Pinheiro Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
  • Patrícia Suguri Cristino Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.30979/revabeno.v21i1.1669

Palavras-chave:

Sistema Único de Saúde, Atenção Primária à Saúde, saúde pública, Estágio.

Resumo

Desde os anos 1990, iniciou-se uma luta pela implementação de programas de qualificação dos recursos humanos para o trabalho no Sistema Único de Saúde (SUS), a exemplo do Programa de Educação pelo Trabalho na Saúde (PET Saúde). Apesar dos avanços, ainda persistem lacunas importantes na integração ensino-serviço-comunidade. Nesse sentido, o objetivo nesta pesquisa é analisar a percepção de egressos do curso de Odontologia da Escola Bahiana de Medicina de Saúde Pública sobre a vivência no Estágio Supervisionado na Atenção Primária em Saúde (APS). Trata-se de um estudo exploratório, de abordagem qualitativa, com a utilização de 12 entrevistas semiestruturadas individuais, realizadas presencialmente e à distância, submetidas à análise de conteúdo de Bardin. As categorias de análise foram: 1. As concepções sobre o SUS e a APS; e 2. O aprendizado no estágio e a qualidade da preceptoria. A principal contribuição sentida pelos egressos foi o desenvolvimento humanístico. A qualificação dos preceptores foi percebida como necessária para o êxito do estágio. Os resultados deste estudo reforçam a relevância da integração ensino-serviço-comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

(1) Emmi DT, Silva DMC, Barroso RFF. Experiência do ensino integrado ao serviço para formação em saúde: percepção de alunos e egressos de Odontologia. Interface Comun Saúde Educ.2018; 22(64):223-36.

(2) Silva CA, Araújo MD. Programa de Residência Multiprofissional em Saúde: o que mostram as publicações. Saúde Debate. 2019; 43(123):1240-58.

(3) Brasil. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES 3/2002, de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia. Diário Oficial da União, Brasília (4 de março de 2002). Seção 1, p. 10.

(4) Morita MC, Kriger L, Carvalho ACP, Haddad AE. Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais em Odontologia. 1ª ed. Maringá: Dental Press Editora; 2007.

(5) Cristino PS, Silva MMC, Almeida TF, Antunes HS, Mendonça TT. Relato PET-Saúde/GraduaSUS: trajetória da Odontologia em uma instituição privada, 2016-2017. Rev ABENO. 2018;18(4):160-8.

(6) Cristino PS, Silva MMC, Almeida TF, Corrêa AP, Mendonça TT, Antunes HS, Sampaio CRP. Integração ensino-serviço-comunidade a partir da articulação ensino, pesquisa e extensão: um relato de experiência do grupo de odontologia do PET Saúde GraduaSUS da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP) e Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Salvador, BA. In: Carrer FCA. SUS e Saúde Bucal no Brasil: relação ensino-serviço. São Paulo: Faculdade de Odontologia da USP; 2019. p.112-116. [Acesso em 12 nov. 2021]. Disponível em: http://www.fo.usp.br/wp-content/uploads/2019/04/Rela%C3%A7%C3%A3o-Ensino-Servi%C3%A7o-1.pdf.

(7) Associação Brasileira de Ensino Odontológico. Diretrizes da ABENO para a definição do estágio supervisionado nos cursos de Odontologia. Rev ABENO. 2002; 2(1):39.

(8) Cardoso FM, Campos GW. Aprendendo a clínica do sofrimento social: narrativas do internato na Atenção Primária à Saúde. Ciênc Saúde Colet. 2020; 25(4): 1251-60.

(9) Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 11ª ed. São Paulo: HUCITEC; 2008.

(10) Minayo MCS. Amostragem e saturação em pesquisa qualitativa: consensos e controvérsias. RPQ. 2017; 5(7):1-12.

(11) Bardin L. Análise de conteúdo. 4ª ed. São Paulo: 70ª ed.; 2011. p. 225-400.

(12) Moraes JCO, Carneiro CR, Vale da Cruz HRF, Costa IP, Almeida MR. A Mídia e sua Relação com a Formação de Opiniões Sobre o Sistema Único de Saúde. Rev Bras Ciênc Saúde .2017; 21(2): 103-10.

(13) Langbecker A. Campo Jornalístico: Reflexões para Saúde Coletiva. Lima: Asociación LatinoAmericana de Investigadores de la Comunicación; 2014. [Acesso em 12 nov. 2021]. Disponível em: http://congreso.pucp.edu.pe/alaic2014/wp-content/uploads/2013/09/Andrea-Langbec ker.pdf.

(14) Bourdieu P, Passerom JC. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. 2ªed. Petrópolis: Vozes; 2009.

(15) Freire P. Pedagogia do oprimido. 64ª ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra; 2017.

(16) Paim JS. O que é o SUS. 1ª ed. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz; 2009.

(17) Araujo SM, Cianalli DL. Trabalho e sobrevivência – o mundo da vida sob ameaça: racionalidade ou irracionalidade? Soc estado, Brasília, 2016; 21(2): 289-312.

(18) Mendes EV. 25 anos do Sistema Único de Saúde: resultados e desafios. Estudav. 2013; 27(78):27-34.

(19) Bulgarelli AF, Souza KR, Baumgarten A, de Souza JM, Rosing CK, Toassi RFC. Formação em saúde com vivência no Sistema Único de Saúde (SUS): percepções de estudantes do curso de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Interface Comun Saúde Educ. 2013; 18(49): 351-62.

(20) Leloup JY, Crema R. Dimensões do cuidar: uma visão integral. In: Introdução do livro. Petrópolis: Vozes; 2015. p. 17.

(21) Brasil. Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes. [Acesso em 12 nov. 2021]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11788.htm.

(22) Madruga LMS, Ribeiro KSQS, Freitas CHSM, Perez IAB, Pessoa TRRF, de Brito GEG. O PET-Saúde da Família e a formação de profissionais da saúde: a percepção de estudantes. Interface comun saúde educ.2015; 19(1): 805-16.

(23) Silva Junior MF, Pacheco KTS, de Carvalho RB. Multiplicidade de atuações do acadêmico de Odontologia no estágio curricular: relato de experiência. Arq Odontol. 2015; 51(4): 194-204.

(24) Merhy EE, Franco TB. Trabalho em saúde. In: Pereira IB, Lima JCF, organizadores. Dicionário da Educação Profissional em Saúde [internet]. Rio de Janeiro: Fiocruz; 2009. [Acesso em 12 nov. 2021]. Disponível em: http://www.sites.epsjv.fiocruz.br/%20di cionario/verbetes/trasau.html.

(25) Lima PAB, Rozendo CA. Desafios e possibilidades no exercício da preceptoria do Pró-PET-Saúde. Interface Comun Saúde Educ.2015; 19(1): 779-91.

Publicado

24-12-2021

Como Citar

Oliveira , M. D. de, Silva, M. L. L. ., Almeida, T. F. de ., Pinheiro, L. O. R., & Cristino , P. S. . (2021). Percepções de egressos do curso de Odontologia sobre o estágio supervisionado na Atenção Primária em Saúde. Revista Da ABENO, 21(1), 1669. https://doi.org/10.30979/revabeno.v21i1.1669

Edição

Seção

Formação no SUS: integração da saúde coletiva com a clínica