Formação em Odontologia para além dos muros da Universidade

relato de experiência do estágio na Estratégia Saúde da Família

Autores

  • Antares Silveira Santos Universidade Estadual da Paraíba
  • Vanessa Alves de Medeiros Universidade Estadual da Paraíba
  • Victor Mendes de Vasconcelos Universidade Estadual da Paraíba
  • Micheline Lins Lobo Prefeitura Municipal de Campina Grande
  • Rilva Suely de Castro Cardoso Lucas Universidade Estadual da Paraíba
  • Renata Cardoso Rocha-Madruga Universidade Estadual da Paraíba
  • Gabriella Barreto Soares Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.30979/revabeno.v22i2.1678

Palavras-chave:

Educação em Odontologia, Currículo, Preceptoria, Sistema Único de Saúde, Recursos Humanos

Resumo

A exigência de profissionais de Odontologia aptos a trabalhar no Sistema Único de Saúde (SUS) traz a necessidade de uma formação direcionada ao desenvolvimento de competências e habilidades. A inserção do aluno na Atenção Primária à Saúde (APS) por meio dos estágios vem sendo preconizada, por ser um nível de atenção importante para construção da integralidade do cuidado. Assim, o objetivo deste artigo é descrever e analisar a experiência vivenciada por graduandos de Odontologia junto a uma equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) no componente curricular Estágio Supervisionado na ESF, em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de um município do interior, em um bairro com grande vulnerabilidade social. Trata-se de um relato de experiência de abordagem descritiva, caráter qualitativo e cunho crítico-reflexivo. Os dados foram alcançados pela percepção dos alunos durante as atividades do estágio, utilizando como base o portfólio crítico reflexivo (PCR) construído durante dez encontros na UBS. Previamente, um semestre foi destinado à aquisição de conhecimento teórico e planejamento das atividades a serem desenvolvidas durante o estágio. Na UBS, os estudantes tiveram a possibilidade de vivenciar o funcionamento e interação da equipe de saúde, realizar atividades voltadas à prática interprofissional, visualizar as demandas da comunidade e desenvolver atividades com metodologias participativas. Em seguida, foi construído o PCR e partilhada a vivência por meio de apresentação aberta ao público. Dessa forma, o estágio permitiu desenvolver um olhar mais humanizado e integral aos estudantes de Odontologia, com competências importantes para o profissional apto a trabalhar no SUS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antares Silveira Santos, Universidade Estadual da Paraíba

Graduado (a) em Odontologia, Universidade Estadual da Paraíba, Campus I – Campina Grande.

Vanessa Alves de Medeiros, Universidade Estadual da Paraíba

Graduado (a) em Odontologia, Universidade Estadual da Paraíba, Campus I – Campina Grande.

Victor Mendes de Vasconcelos, Universidade Estadual da Paraíba

Graduado (a) em Odontologia, Universidade Estadual da Paraíba, Campus I – Campina Grande.

Micheline Lins Lobo, Prefeitura Municipal de Campina Grande

Preceptora de Estágio na Atenção Primária à Saúde da Prefeitura Municipal de Campina Grande.

Rilva Suely de Castro Cardoso Lucas, Universidade Estadual da Paraíba

Professora Doutora, Departamento de Odontologia, Universidade Estadual da Paraíba, Campus I – Campina Grande.

Renata Cardoso Rocha-Madruga, Universidade Estadual da Paraíba

Professora Doutora, Departamento de Odontologia, Universidade Estadual da Paraíba, Campus I – Campina Grande.

Gabriella Barreto Soares, Universidade Federal da Paraíba

Professora Doutora, Departamento de Promoção da Saúde, Universidade Federal da Paraíba.

Referências

Brasil. Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Diário Oficial União. Brasília, DF, 1990. [Acesso em 14 jun. 2020]. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/legislacao/lei8080_190990.htm.

Brasil. Ministério da Saúde. Portaria nº 2.488, de 21 de outubro de 2011. Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes e normas para a organização da Atenção Básica, para a Estratégia Saúde da Família (ESF) e o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS). Diário Oficial [da República Federativa do Brasil], Brasília, 2011. [Acesso em 14 de jun. 2020]. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2011/prt2488_21_10_ 2011.html.

Hennington EA. Acolhimento como prática interdisciplinar num programa de extensão universitária. Cad Saúde Pública. 2005;21(1):256-65.

Brasil. (2021). Ministério da Educação. CNE Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução nº 03, de 21 de junho de 2021. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia e dá outras providências. [Acesso em 26 de jun. 2021]. Disponível em: http://www.in.gov.br/web/dou/-/resolucao-n-3-de-21-de-junhode-2021-327321299

Almeida FCM, Maciel APP, Bastos AR, Barros FC, Ibiapina JR, Souza SMF, et al. Avaliação da inserção do estudante na Unidade Básica de Saúde: visão do usuário. Rev Bras Educ Med. 2012;36(1):33-9.

Almeida RGS, Teston EF, Medeiros AA. A interface entre o PET-Saúde/ Interprofissionalidade e a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Saúde debate. 2019;43(1):97-105.

Filho JRF, Silva CBG, Costa MV, Forster AC. Educação Interprofissional nas políticas de reorientação da formação profissional em saúde no Brasil. Saúde debate. 2019;43(1):86-96.

Brito LNS, Lucas RCC, Andrade FF, Sousa YAB, Lucas RSCC, Madruga RCR, et al. Espaços promotores de saúde na Atenção Básica: a experiência dos graduandos de Odontologia. Rev ABENO. 2021;21 (1):1096.

Pereira RVS, Dantas LS, Bernardino IM, Silva VC, Madruga RCR, Lucas RSCC. Preceptoria nos serviços públicos especializados como cenário de aprendizagem na formação em Odontologia. Rev ABENO. 2018;18(4):176-85.

Dantas LS, Pereira RVS, Bernardino IM, Figueiredo RCPP, Madruga RCR, Lucas RSCC. Perfil de competências de preceptores para a Atenção Primária em Saúde. Rev ABENO. 2019;19(2):156-66.

Pereira RVS, Dantas LS, Bernardino IM, Figueiredo RCPP, Silva VC, Lucena MF, et al. A preceptoria nos serviços públicos de saúde bucal e os processos de aprendizagem na formação em odontologia. In: Carrer FCA, Junior GAP, Araújo ME. (Coord.). Silva DP, Gabriel M, Galante ML. (Org.). SUS e Saúde Bucal no Brasil: relação ensino-serviço. São Paulo: Faculdade de Odontologia da USP; 2019. p. 39-42.

Agreli HF, Peduzzi M, Silva MC. Patient centred care in interprofessional collaborative practice. Interface (Botucatu). 2016;20(59):905-16.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Promoção da Saúde: PNPS: revisão da Portaria MS/GM nº 687, de 30 de março de 2006. Brasília: Ministério da Saúde, 2015. [Acesso em 09 de jul. 2020]. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/pnps_revisao_portaria_687.pdf

Malta DC, Neto OLM, Silva MMA, Rocha D, Castro AM, Reis AAC, et al. Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS): capítulos de uma caminhada ainda em construção. Ciênc Saúde Coletiva. 2016;21(6):1683- 94.

Lima AWS, Alves FAP, Linhares FMP, Costa MV, Coriolano-Marinus MWL, Lima LS. Percepção e manifestação de competências colaborativas em discentes da graduação em saúde. Rev Latino-Am Enfermagem. 2020;28:e3240.

Pinto DM, Jorge MSB, Pinto AGA, Vasconcelos MGF, Cavalcante CM, Flores AZT, et al. Projeto terapêutico singular na produção do cuidado integral: uma construção coletiva. Texto Contexto Enferm. 2011;20(3):493-502.

Santos AS, Medeiros VA, Vasconcelos VM, Lobo ML, Lucas RSCC, Soares GB, et al. Projeto Terapêutico singular no estágio na Atenção primária à saúde: relato de uma experiência efetiva no processo ensinoaprendizagem. In: Carrer FCA, Junior GAP, Araújo ME. (Coord.). Silva DP, Gabriel M, Galante ML. (Org.). SUS e Saúde Bucal no Brasil: Relação ensino-serviço. São Paulo: Faculdade de Odontologia da USP; 2019. p. 35-38.

Arruda GMMS, Barreto ICHC, Ribeiro KG, Frota AC. O desenvolvimento da colaboração interprofissional em diferentes contextos de residência multiprofissional em Saúde da Família. Interface (Botucatu). 2018;22(1):1309-23.

Silva AI, Loccioni MFL, Orlandini RF, Rodrigues J, Peres GM, Maftum MA. Projeto terapêutico singular para profissionais da Estratégia de Saúde da Família. Cogitare Enferm. 2016;21(3):1-8.

Peduzzi M, Agreli HF. Trabalho em equipe e prática colaborativa na Atenção Primária à Saúde. Interface (Botucatu). 2018;22 (2):1525-34.

Oliveira LML, Barbosa LM, Rebelo HL, Coelho T, Godoy GP. Avaliação de matrizes curriculares frente às DCN para os cursos de graduação em Odontologia. Rev ABENO. 2019;19(1):97-105.

Vasconcelos MGF, Jorge MSB, Catrib AMF, Bezerra IC, Franco TB. Projeto terapêutico em Saúde Mental: práticas e processos nas dimensões constituintes da atenção psicossocial. Interface (Botucatu). 2016;20(57):313-23.

Fernandes WJ. A importância dos grupos hoje. Rev SPAGESP. 2003;4(4): 83-91.

Silveira CAB, Ribeiro EF. Grupos operativos e a formação de psicólogos: Relato de experiência na graduação. In: Santeiro TV, Rocha GMA. Clínica de Orientação psicanalítica: compromissos, sonhos e inspirações no processo de formação. São Paulo: Vetor; 2015. p. 81-96.

Afonso MLM. Oficinas em dinâmica de grupo: um método de intervenção psicossocial. 3 ed. São Paulo: Casa do Psicólogo; 2010.

Alvarenga GM, Araujo ZR. Portfólio: conceitos básicos e indicações para utilização. Est Aval Educ. 2006;17(33):137-48.

Silveira JLGC, Garcia VL. Mudança curricular em Odontologia: significados a partir dos sujeitos da aprendizagem. Interface (Botucatu). 2015;19(52):145-58.

Fernandes DC, Freitas DA, Pedrosa AK, Silva EN. Currículo de Odontologia e as Diretrizes Curriculares Nacionais. Rev Portal. 2016;1(2):104-15.

Leme PAT, Pereira AC, Meneghim MC, Mialhe FL. Perspectivas de graduandos em odontologia acerca das experiências na atenção básica para sua formação em saúde. Ciênc Saúde Colet. 2015;20(4):1255-65.

Pessoa TRRF, Castro RD, Freitas CHSM, Reichert APS, Forte FDS. Formação em Odontologia e os estágios supervisionados em serviços públicos de saúde: percepções e vivências de estudantes. Rev ABENO. 2018;18(2): 144-55.

Emmi DT, Silva DMC. Barroso RFF. Experiência do ensino integrado ao serviço para formação em Saúde: percepção de alunos e egressos de Odontologia. Interface (Botucatu). 2017;22(64):223-36.

Domingos PAS, Nonato CN, Felício CM. Estágio supervisionado em Odontologia: Relato de experiência. J Res Dent. 2019;7(2):18-23

Publicado

26-01-2022

Como Citar

Santos, A. S., Medeiros, V. A. de, Vasconcelos, V. M. de, Lobo, M. L., Lucas, R. S. de C. C., Rocha-Madruga, R. C., & Barreto Soares, G. (2022). Formação em Odontologia para além dos muros da Universidade: relato de experiência do estágio na Estratégia Saúde da Família. Revista Da ABENO, 22(2), 1678. https://doi.org/10.30979/revabeno.v22i2.1678

Edição

Seção

Formação no SUS: integração da saúde coletiva com a clínica