Gestão do cuidado em saúde nos estágios curriculares de Odontologia no SUS

Autores

  • Eloá Rossoni Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Milena Marcele Muller Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.30979/revabeno.v22i2.1688

Palavras-chave:

Gestão em Saúde, Atenção Odontológica, Educação em Odontologia, Estágios

Resumo

A partir das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), em 2002, o currículo dos cursos de graduação em Odontologia tornou-se mais sensível às necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo deste estudo é analisar as percepções dos egressos de um curso de Odontologia de uma universidade pública sobre suas experiências de gestão do cuidado em saúde durante os estágios curriculares no SUS. É um estudo de natureza descritiva com dados qualitativos e quantitativos, produzidos por meio de um questionário com 32 questões, dos relatórios dos estudantes no estágio
na Atenção Primária à Saúde e entrevistas. O questionário foi enviado para 491 egressos de 2012/1 a 2017/2, sendo que destes, 172 egressos aceitaram participar e responderam ao questionário. Convidou-se uma amostra intencional de 14 egressos para realização de entrevistas. O material quantitativo foi submetido à estatística descritiva e os dados qualitativos foram sistematizados e submetidos a análise de conteúdo temática. A categoria temática dimensões da gestão do cuidado em saúde foi analisada considerando o referencial teórico de Cecílio (2011). Os egressos apresentavam média de 26 anos de idade, sendo a maioria (70,1%) do sexo feminino e 30,4% estão empregados na rede pública de saúde. A inserção na comunidade, o entendimento do SUS, o trabalho em equipe interprofissional e a compreensão da cultura e das diferentes realidades dos usuários fizeram parte do itinerário formativo dos egressos, de modo a prepará-los para a atenção integral ao usuário. Conclui-se que os cenários de práticas dos estágios curriculares possibilitaram aos estudantes interagir com as várias dimensões da gestão do cuidado em saúde. 

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Biografia do Autor

Eloá Rossoni, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação, Professora, Departamento de Odontologia Preventiva e Social, Faculdade de Odontologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Milena Marcele Muller, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduada em Odontologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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Publicado

08-10-2022

Como Citar

Rossoni, E., & Muller, M. M. . (2022). Gestão do cuidado em saúde nos estágios curriculares de Odontologia no SUS. Revista Da ABENO, 22(2), 1688 . https://doi.org/10.30979/revabeno.v22i2.1688

Edição

Seção

Formação no SUS: integração da saúde coletiva com a clínica