A pandemia e a reformulação de um projeto de extensão sobre educação em saúde bucal
relato de um ano de experiência com mídias sociais
DOI:
https://doi.org/10.30979/revabeno.v22i2.1695Palavras-chave:
Educação em Saúde Bucal, Ciências da Saúde, Odontologia Preventiva, COVID-19Resumo
O objetivo deste artigo é relatar a experiência de um ano, do projeto de extensão Sorriso Saudável Futuro Brilhante, do Departamento de Odontologia da Universidade Estadual de Maringá, cujas atividades, antes puramente presenciais, em decorrência da pandemia, foram adaptadas à forma remota. Para evitar a interrupção das atividades de educação e promoção de saúde junto à comunidade e também manter os participantes motivados, foram utilizados os meios eletrônicos. A equipe, composta por 16 acadêmicos coordenados por um docente, dividiu-se em 4 grupos (G1: produção de material digital informativo; G2: arrecadação e repasse de doações para ações externas; G3: gerenciamento da rede social e divulgação das atividades; G4: produção de conteúdo científico). As ações e o conteúdo eram publicados na página do Instagram. Também foram organizados dois eventos dirigidos à comunidade odontológica. A comunicação professor/aluno ficou mais fácil com a criação do grupo de WhatsApp, e o perfil no Instagram alcançou mais de 900 seguidores em um ano, rompendo fronteiras para a divulgação dos conteúdos. Os eventos foram realizados de forma gratuita, online, com palestrantes nacionais e internacionais e participantes de diversos estados brasileiros, obtendo forte repercussão no âmbito acadêmico. Conclui-se que, embora as atividades remotas não substituam as presenciais, o novo formato do projeto se mostrou inovador, dinâmico e proveitoso para todos os envolvidos, além de apresentar baixo custo e grande potencial de abrangência, podendo funcionar de forma independente ou ainda somar-se às atividades presenciais do projeto, em ações futuras, quando a pandemia chegar ao fim.
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