Experiência de integração ensino-serviço-comunidade na formação docente em Odontologia
DOI:
https://doi.org/10.30979/revabeno.v22i2.1715Palavras-chave:
Educação de Pós-Graduação em Odontologia, Odontologia em Saúde Pública, Atenção Primária à Saúde, Serviços de Integração Docente-AssistencialResumo
Formar docentes aptos à promoção do ensino preconizado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais é fundamental na Odontologia. Este estudo objetivou relatar experiências formativas no estágio docente de alunos de Pós-Graduação em Odontologia, na área de Odontologia em Saúde Coletiva, de uma universidade brasileira, com integração ensino-serviço comunidade, pelo método da reflexão crítica. As atividades foram conduzidas no eixo da Interação Comunitária, junto a centros de saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e no projeto de extensão “Promoção de Saúde na Comunidade Escolar do Colégio de Aplicação da UFSC”. As práticas pedagógicas com graduandos, docentes, preceptores da SMS e pós graduandos envolveram reuniões de equipes, usuários e conselhos de saúde, atividades intersetoriais, integração comunitária, clínica ampliada, promoção da saúde bucal, com discussões crítico-reflexivas para significar o processo de trabalho em saúde bucal. Na extensão, realizaram-se parcerias com o Departamento de Odontologia da Universidade, a SMS e a Associação de Pais e Professor; reuniões interdisciplinares entre extensionistas, pós-graduandos e professores do colégio; atividades educacionais com metodologias ativas de ensino-aprendizagem (MAEA); emprego do Índice de Necessidades de Tratamento Odontológico; atividades de prevenção e atendimento clínico aos escolares. Houve aprendizagem pedagógica com conteúdos de epidemiologia, atenção à saúde, educação em saúde, planejamento, gestão e avaliação, controle social e aprendizados transversais. O estágio docente no contexto comunitário e de ensino pesquisaextensão favoreceu vínculos e as MAEA mostraram a potência do espaço formador para o futuro docente de Odontologia em Saúde Coletiva, capaz de promover uma formação mais harmônica ao perfil profissional almejado ao cirurgião dentista.
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