Experiência de integração ensino-serviço-comunidade na formação docente em Odontologia

Autores

  • Ana Carolina Oliveira Peres Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Renata Marques da Silva Universidade Federal de Santa Catarina
  • Vinícius Spiger Universidade Federal de Santa Catarina
  • Igor Greik Agnoletto Universidade Federal de Santa Catarina
  • Carla Miranda Santana Universidade Federal de Santa Catarina
  • Daniela Lemos Carcereri Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.30979/revabeno.v22i2.1715

Palavras-chave:

Educação de Pós-Graduação em Odontologia, Odontologia em Saúde Pública, Atenção Primária à Saúde, Serviços de Integração Docente-Assistencial

Resumo

Formar docentes aptos à promoção do ensino preconizado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais é fundamental na Odontologia. Este estudo objetivou relatar experiências formativas no estágio docente de alunos de Pós-Graduação em Odontologia, na área de Odontologia em Saúde Coletiva, de uma universidade brasileira, com integração ensino-serviço comunidade, pelo método da reflexão crítica. As atividades foram conduzidas no eixo da Interação Comunitária, junto a centros de saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e no projeto de extensão “Promoção de Saúde na Comunidade Escolar do Colégio de Aplicação da UFSC”. As práticas pedagógicas com graduandos, docentes, preceptores da SMS e pós graduandos envolveram reuniões de equipes, usuários e conselhos de saúde, atividades intersetoriais, integração comunitária, clínica ampliada, promoção da saúde bucal, com discussões crítico-reflexivas para significar o processo de trabalho em saúde bucal. Na extensão, realizaram-se parcerias com o Departamento de Odontologia da Universidade, a SMS e a Associação de Pais e Professor; reuniões interdisciplinares entre extensionistas, pós-graduandos e professores do colégio; atividades educacionais com metodologias ativas de ensino-aprendizagem (MAEA); emprego do Índice de Necessidades de Tratamento Odontológico; atividades de prevenção e atendimento clínico aos escolares. Houve aprendizagem pedagógica com conteúdos de epidemiologia, atenção à saúde, educação em saúde, planejamento, gestão e avaliação, controle social e aprendizados transversais. O estágio docente no contexto comunitário e de ensino pesquisaextensão favoreceu vínculos e as MAEA mostraram a potência do espaço formador para o futuro docente de Odontologia em Saúde Coletiva, capaz de promover uma formação mais harmônica ao perfil profissional almejado ao cirurgião dentista.

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Biografia do Autor

Ana Carolina Oliveira Peres, Universidade do Sul de Santa Catarina

Professora Doutora, Universidade do Sul de Santa Catarina.

Renata Marques da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando(a) do Programa Pós-Graduação em Odontologia Universidade Federal de Santa Catarina.

Vinícius Spiger, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando(a) do Programa Pós-Graduação em Odontologia Universidade Federal de Santa Catarina.

Igor Greik Agnoletto, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando(a) do Programa Pós-Graduação em Odontologia Universidade Federal de Santa Catarina.

Carla Miranda Santana, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora Doutora, Departamento de Odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina.

Daniela Lemos Carcereri, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora Doutora, Departamento de Odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina.

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Publicado

07-10-2022

Como Citar

Peres, A. C. O., Silva, R. M. da, Spiger, V., Agnoletto, I. G., Santana, C. M., & Carcereri, D. L. (2022). Experiência de integração ensino-serviço-comunidade na formação docente em Odontologia. Revista Da ABENO, 22(2), 1715. https://doi.org/10.30979/revabeno.v22i2.1715

Edição

Seção

Formação no SUS: integração da saúde coletiva com a clínica