Análise bibliométrica de Trabalhos de Conclusão de um Curso de Odontologia no Nordeste brasileiro

Autores

  • Bruno Dias Florêncio Leite Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Taiana Brito Menêzes Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Luiz Roberto Augusto Noro Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v15i3.172

Palavras-chave:

Bibliometria. Indicadores de Produção Científica. Odontologia

Resumo

O objetivo do presente estudo foi identificar a tendência da produção científica de um curso de Odontologia, a partir dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), os quais consistem no desenvolvimento de pesquisa por aluno de graduação, baseado na necessidade da produção de conhecimento e educação permanente. Trata-se de uma pesquisa bibliométrica por meio de estudo transversal, de caráter observacional descritivo, com abordagem quantitativa. Observou-se o predomínio de estudos seccionais, desenvolvidos com seres humanos como sujeitos da pesquisa, com enfoque na área clínica, sendo 82% realizados com dados primários. Do total, 62% foram submetidos ao comitê de ética em pesquisa institucional. Observou-se que das referências analisadas, 81% eram artigos em periódicos, 11% livros, 3% teses e dissertações e 5% outros documentos, em especial de sites ou publicações oficiais.  O TCC deve ser compreendido como conquista fundamental para estimular a criatividade, a educação permanente e a busca dos alunos por conhecimento a partir da pesquisa e não uma mera tarefa exigida pelo Projeto Pedagógico. Seria importante, também, enfatizar a construção de projetos de pesquisa coerentes com os princípios das Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Odontologia, em especial com estudos que pudessem se comprometer com avanços no Sistema Único de Saúde. O perfil da produção científica do curso de odontologia da UFRN realizada para o TCC é majoritariamente de estudos seccionais sobre temas de áreas clínicas, com coleta de dados primários, os quais são obtidos nas próprias dependências do curso. A maioria dos projetos é submetida ao CEP e utiliza artigos científicos como referências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Dias Florêncio Leite, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Departamento de Odontologia

Taiana Brito Menêzes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva

Luiz Roberto Augusto Noro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva

Departamento de Odontologia

Referências

Finkler M, Caetano JC, Ramos FRS. A dimensão ética da formação profissional em saúde: estudo de caso com cursos de graduação em odontologia. Ciênc Saúde Coletiva 2011;16(11):4481-92

Casotti E, Ribeiro VMB, Gouvea MV. Educação em odontologia no Brasil: produção de conhecimento no período 1995-2006. História, Ciências, Saúde 2009;16(4):999-1010.

Demo P. Educar pela Pesquisa. 8ª ed. Campinas: Editores Associados, 2003

Guedes HTV, Guedes JC. Avaliação, pelos estudantes, da atividade "Trabalho de Conclusão de Curso" como integralização do eixo curricular de iniciação à pesquisa científica em um curso de Medicina. Rev Bras Educ Med. 2012; 36(2):162-71.

Brasil. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Diretrizes curriculares nacionais do curso de Graduação em Odontologia. Diário Oficial da União, Brasília, seção 1, p. 10, 4 mar. 2002.

Heyden MST, Resck ZMR, Gradim CVC. A pesquisa na graduação em enfermagem: requisito para conclusão do curso. Rev Bras Enferm 2003;56(4):409-11.

Cartes-Velasquez R, Aravena-Torres P. Perfil bibliométrico de la odontológia chilena, 2001-2010. Rev Clin Periodoncia Implantol Rehabil. Oral 2012;5(1):5-8.

Cury JA. The evolution of dental research in Brazil. Braz Oral Res. 2004;18(2):97.

Dias AA, Narvai PC, Rego DM. Tendências da produção científica em odontologia no Brasil. Pan Am J Public Health 2008;24(1):54-60.

Amorim KPC, Alves MSCF, Germano RM. A construção do conhecimento na Odontologia: a produção científica em debate. Acta Cir Bras. 2005;20(suppl1):8-11.

Vanti NAP. Da bibliometria à Webometria: uma exploração conceitual dos mecanismos utilizados para medir o registro da informação e a difusão do conhecimento. Ci Inf 2002;31(2):152-62.

Araújo CA. Bibliometria: evolução história e questões atuais. Em Questão 2006; 12(1):11-32.

Saupe R, Wendhausen ALP, Machado HB. Modelo para a implantação ou revitalização dos trabalhos de conclusão de curso. Rev Latino-am Enfermagem 2004;12(1):109-14.

Braccialli LAD, Oliveira MAC. Concepções de avaliação de desempenho em um currículo orientado por competência. Rev Esc Enferm USP 2011,45(5):1221-8.

Lemos M, Bazzo LMF. Formação do fonoaudiólogo no município de Salvador e consolidação do SUS. Ciênc. Saúde Coletiva 2010;15(5):2563-68.

Morita MC, Kriger L. Mudanças nos cursos de Odontologia e a interação com o SUS. Rev ABENO 2004;4(1):17-21.

Silveira JLGC. Diretrizes curriculares nacionais para os cursos de Graduação em odontologia: historicidade, legalidade e legitimidade. Pesq Bras Odontoped Clin Integr 2004;4(2):151-56.

Freitas SFT, Calvo MCM, Lacerda JT. Saúde coletiva e novas diretrizes curriculares em odontologia: uma proposta para graduação. Trab Educ Saúde 2012;10(2):223-34.

Noro LRA, Torquato SM. Percepção sobre o aprendizado de saúde coletiva e o SUS entre alunos concludentes de curso de odontologia. Trab Educ Saúde 2011;8(3) :439-447.

Fadel CB, Baldani MH. Percepções de formandos do curso de odontologia sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais. Trab Educ Saúde 2013;11(2):339-54.

Kovacs MH, Leão ALMS, Vieira RG, Barbosa L, Dias CM. Podemos confiar nos resultados de nossas pesquisas? Uma avaliação dos procedimentos metodológicos nos artigos de marketing do EnANPAD. Encontro de Marketing da ANPAD, I EMA, 2004. Anais.

Grady D, Hearst N. Usando bases de dados existentes. In: Hulley SB (org). Delineando a pesquisa clínica. Uma abordagem epidemiológica. Porto Alegre: Artmed. 2008. p. 225-39.

Klein CH, Bloch KV. Estudos seccionais. IN: Medronho RA, Bloch K. Epidemiologia. 2ª ed. São Paulo: Atheneu, 2008. p.193-219.

Newman T, Cummings S, Hulley SB. Delineando estudos de coorte. In: ¬¬¬Hulley SB (org). Delineando a pesquisa clínica. Uma abordagem epidemiológica. Porto Alegre : Artmed, 2008. p. 115-25.

Sitta EI, Arakawa AM, Caldana ML, Peres SHCS. A contribuição de estudos transversais na área da linguagem com enfoque em afasia. Rev CEFAC 2010;12(6):1059-66.

Hochman B, Xerfan FN, Oliveira Filho RS, Ferreira LM. Desenhos de pesquisa. Acta Cir Bras. 2005;20(2):2-9.

Mota MMPE. Metodologia da pesquisa em desenvolvimento humano: velhas questões revisitadas. Psicologia em Pesquisa 2010;4(2):144-49.

Lo B. Delineando estudos transversais e de caso-controle. In: HULLEY Stephen (org). Delineando a pesquisa clínica. Uma abordagem epidemiológica. Ed: Artmed, 2008. p. 243-56.

Dudziak EA, Villela COM, Barbin SE. Impacto da Internet e das bibliotecas digitais na pesquisa científica: o caso da Engenharia Elétrica na Escola Politécnica da USP. In: Simpósio Internacional de Bibliotecas Digitais, 3, 2005, São Paulo. SIDB: trabalhos. São Paulo: CRUESP/ ISTEC, 2005.

Downloads

Publicado

10-01-2016

Como Citar

Leite, B. D. F., Menêzes, T. B., & Noro, L. R. A. (2016). Análise bibliométrica de Trabalhos de Conclusão de um Curso de Odontologia no Nordeste brasileiro. Revista Da ABENO, 15(3), 16–25. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v15i3.172

Edição

Seção

Artigos