Para abrir a Ciência Odontológica

buscas epistêmicas para uma formação mais plural e democrática, humana e mundana

Autores

  • Carlo Henrique Goretti Zanetti Universidade de Brasília
  • Otacílio Batista de Sousa Nétto Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.30979/revabeno.v22i2.1726

Palavras-chave:

Educação, Ensino de Odontologia, Ciência, Democracia, Cultura

Resumo

O propósito desse texto é relatar a experiência iniciada em 2016 de giro epistêmico da disciplina Práticas de Saúde (DSC/UnB) para alinhá-la ao esforço pragmático de formar estudantes mais capazes de atribuir sentido e valor à sua presença futura em cenários complexos de prática, tais como os campos de estágio no SUS. O artigo considera que sem a Ciência Moderna não seria possível consolidar as profissões da saúde como profissões igualmente modernas, mas problematiza a perspectiva epistêmica (reducionista e positivista) que suporta suas teorizações, e compreende a cultura científica vigente como obstáculo, seja para a atualização dos referenciais epistêmicos, seja para uma formação democrática que considere a pluralidade dos discursos no interior da cultura. Apresenta as dificuldades institucionais nos cursos de saúde da UnB para introduzir os estudantes dos períodos iniciais em atividades de campo no SUS, e justifica a opção de apostar na pragmática como antecipação à práxis, de fazer a ação do discurso como acumulação para ações subsequentes de intervenção em campo. Nesse contexto, optou-se pela estratégia de extensão ao contrário (extensão inversa, reversão da extensão) para abrir o diálogo de saberes com outras comunidades epistêmicas na formação profissional universitária. O artigo descreve o processo e faz uma análise críticoreflexiva do mesmo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlo Henrique Goretti Zanetti, Universidade de Brasília

Professor Doutor, Departamento de Saúde Coletiva, Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade de Brasília.

Otacílio Batista de Sousa Nétto, Universidade Federal do Piauí

Doutorando em Clínica Médica, Professor do Departamento de Patologia e Clínica Odontológica, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Piauí.

Referências

Arendt H. A condição humana. 6 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1993.

Bourdieu P. Razões práticas: sobre a teoria da ação. Campinas, SP: Papirus, 1996.

Weber M. Economia e sociedade. Brasília: EdUnB, 1988

Weber M. Ciência e política: duas vocações. 12 ed. São Paulo: Cultrix, 2004.

Freidson E. Renascimento do profissionalismo: teoria, profecia e política. São Paulo: Edusp, Coleção Clássicos, n. 12, 1988.

Bergson H. Evolução Criadora. São Paulo: UNESP, 2009.

Prigogine I, Stengers I. A nova aliança: a metamorfose da ciência. 3 ed. Brasília: Editora da UnB, 1997.

Bachelard G. A formação do espírito científico. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.

Bordieu P, Chamboredon JC, Passeron JC. A profissão de sociólogo: preliminares epistemológicas. 3 ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

Wallerstein I (Org.). Para abrir as ciências sociais: comissão Gulbenkian para reestruturação das ciências sociais. São Paulo: Cortez, 1996.

Foucault M. Arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009.

Foucault M. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Rio de Janeiro: Vozes, 2009.

Foucault M. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2010.

Page D, Baranchuk A. The Flexner report: 100 years later. Int J Med Educ. 2010; 1:74-5.

Cooke M, Irby DM, Sullivan W, Ludmerer KM. American Medical Education 100 Years after the Flexner Report. N Engl J Med 2006;355:1339-44.

Almeida Filho N. Reconhecer Flexner. Cad Saúde Pública. 2010;26(12):2234-49.

Saúde no século 21: novos desafios devem definir os rumos da formação. Rev RETS. 2011;3(9):2-11.

Carvalho CL. Dentistas práticos no Brasil: história de exclusão e resistência na profissionalização da odontologia brasileira. Tese (Doutorado em Saúde Pública). Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, 2003. 267 p.

Pereira W. Uma história da Odontologia no Brasil. HeP. 2013;25(47):147-73.

Warmling CM. Da Autonomia da Boca: um Estudo da Constituição do Ensino de

Odontologia no Brasil. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2016. 142p.

Gramsci A. Cadernos do Cárcere. Caderno 11. v.1. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.

Morita MC, Uriarte Neto M, Fontanella VRCF, Haddad AE. The unplanned and unequal expansion of Dentistry courses in

Brazil from 1856 to 2020. Braz Oral Res. 2021;35:e009.

Brasil. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CES nº 1.300/2001, aprovado em 6 de novembro de 2001 - Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Farmácia e Odontologia. [Cited July 15, 2021]. Available from: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES1300.pdf.

Brasil. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CES nº 3, de 19 de fevereiro de 2002 Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia. [Cited July 15, 2021]. Available from: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES032002.pdf.

Brasil. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CES nº 803/2018, aprovado em 5 de dezembro de 2018 - Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Odontologia. [Cited July 15, 2021]. Available from: http://portal.mec.gov.br/docman/abril-2019-pdf/111231-pces803-18/file.

Brasil. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CES nº 3, de 21 de junho de 2021 -Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Odontologia e dá outras providências. [Cited July 22, 2021]. Available from: http://portal.mec.gov.br/docman/junho-2021-pdf/191741-rces003-21/file.

Martins PH. Sociologia na América Latina: giros epistemológicos e epistêmicos. Soc Estado [online], 2019 Dez 9, 34(3):689-718.

Leite G. Giros epistemológicos na filosofia da educação. Jornal Jurid. 2016. Internet [Cited July 15, 2021]. Available from: https://www.jornaljurid.com.br/colunas/gisele-leite/giros-epistemologicos-na-filosofia-daeducacao#:~:text=Os%20giros%20epistemol%C3%B3gicos%20t%C3%AAm%20erguido,e%20sociedade%2C%20entre%20tantas%20outras.

Santos BS. Introdução a uma ciência pósmoderna. Rio de Janeiro, Graal, 1989.

Santos BS. Um Discurso sobre as Ciências. São Paulo: Cortez, 2008.

Santos BS. O estado é o direito na transição Pós Moderna: para um novo Senso Comum sobre o Poder é o Direito. Crít Ciênc Soc. 1990;30:13-43.

Santos BS. A universidade no século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da universidade. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2010

Cirqueira JS, Oliveira DGS, Queiroz LFS, Jesus NA, Silva LS. Ciência e senso comum: Boaventura e as críticas a visão

bachelardiana. Kinesis. 2017;9(21):95-104.

Choucair BS, Santos TBS. Entrevista com o professor Boaventura de Sousa Santos. VirtuaJus. 2017; 13(1):12-6.

Romero G. Breve histórico da Faculdade de Medicina. Faculdade de Medicina da UnB. [Cited July 15, 2021]. Available from: http://fm.unb.br/institucional/historico.

Dias F. Pragmática. Estudo da linguagem no contexto do seu uso na comunicação. EducaMaisBrasil [21/07/2020]. [Cited July 15, 2021]. Available from: https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/lingua-portuguesa/pragmatica.

Peres LCA. Pragmática. Português - site da Língua Portuguesa. [Cited July 22, 2021]. Available from: https://www.portugues.com.br/redacao/pragmatica.html.

PS 2021/1. YouTube Playlist [Cited July 22,2021]. Available from: https://www.youtube.com/playlist?list=PL1

k79GZkult-2ZFmCFpKQmRjhgyxLo00O.

Henning L. A Concepção de filosofia em Dewey e o caráter educativo das instituições: primeiras aproximações ao cientismo deweyano. Redescrições. 2009;1(1):14389.

Dalbosco CA, Mendonça S. Teorias da democracia em John Dewey: exigências formativas da cooperação social. Rev Bras Educ. 2020; 25:e250010.

Freire P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 36 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2007.

Arendt H. Homens em tempos sombrios. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

Araújo IL. Dewey e Rorty: um debate sobre justificação, experiência e o papel da ciência na cultura. Cognitio-estudos. 2008;5(1):1-15.

Schumpeter JA. Capitalismo, socialismo e democracia. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1961.

Publicado

23-08-2022

Como Citar

Zanetti, C. H. G., & Sousa Nétto, O. B. de. (2022). Para abrir a Ciência Odontológica: buscas epistêmicas para uma formação mais plural e democrática, humana e mundana. Revista Da ABENO, 22(2), 1726. https://doi.org/10.30979/revabeno.v22i2.1726

Edição

Seção

Formação no SUS: integração da saúde coletiva com a clínica