O ensino e os serviços públicos de saúde interagindo em processos formativos na Odontologia

revisão integrativa

Autores

  • Suellen Vieira do Nascimento Universidade de São Paulo
  • Simone Rennó Junqueira Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.30979/revabeno.v22i2.1733

Palavras-chave:

Serviços de Integração Docente-Assistencial, Sistema Único de Saúde, Ensino, Odontologia, Literatura de Revisão como Assunto

Resumo

O objetivo do estudo é identificar, a partir de uma revisão integrativa, os resultados de experiências formativas de integração ensino-serviço-gestão-comunidade, em nível de graduação, pós-graduação ou educação permanente, pertinentes à Odontologia. Foram identificados 104 artigos na base de dados SciELO Citation Index, integrada à plataforma do Web of Science e, utilizando-se os unitermos que definem o objeto: serviço de integração docente assistencial, ensino, serviço, formação profissional, instituição superior, educação permanente, integração ensino serviço, as quais foram combinadas com operadores boleanos (and) e refinadas entre si e também com o termo Odontologia. Após exclusão das repetições e de estudos quantitativos ou clínicos, foram incluídos 30 trabalhos classificados como qualitativos, qualiquantitativos, revisões ou relatos de experiência. Aplicou-se o Standards for Reporting Qualitative Research - SRQR, guia com 21 critérios recomendados para pesquisas qualitativas, na expectativa de que contribuições favoráveis apontadas nestes estudos sejam reconhecidas pelos pares e possam servir de referência para a construção de uma agenda comprometida com a formação em saúde, pautada nos princípios do Sistema Único de Saúde.

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Biografia do Autor

Suellen Vieira do Nascimento, Universidade de São Paulo

Mestranda, Mestrado Profissional, Faculdade de Odontologia, Faculdade de Saúde Pública, Escola de Enfermagem e Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo

Simone Rennó Junqueira, Universidade de São Paulo

Professora Associada, Departamento de Odontologia Social, Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo.

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Publicado

23-11-2022

Como Citar

Nascimento, S. V. do, & Junqueira, S. R. (2022). O ensino e os serviços públicos de saúde interagindo em processos formativos na Odontologia: revisão integrativa. Revista Da ABENO, 22(2), 1733. https://doi.org/10.30979/revabeno.v22i2.1733

Edição

Seção

Formação no SUS: integração da saúde coletiva com a clínica