Cursos de Odontologia brasileiros frente à pandemia COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.30979/revabeno.v21i1.1739Palavras-chave:
Educação Odontológica, COVID-19, Aprendizagem on-line.Resumo
O estudo teve como objetivo analisar a situação da educação odontológica brasileira considerando a excepcionalidade da pandemia COVID-19. Foi realizado um estudo observacional e analítico com dois cortes transversais, por meio de questionários enviados a todos os coordenadores de curso no Brasil, no 1º semestre de 2020 e em março de 2021. No início da pandemia, as instituições interromperam as atividades presenciais. Houve associação significativa entre as instituições privadas e a oferta de aulas remotas e o uso desses recursos antes da pandemia. O setor público foi associado a não ministrar aulas a distância e não utilizar esses recursos anteriormente. As instituições públicas apresentaram maior grau de dificuldade no uso e acesso às tecnologias para atividades on-line por professores e estudantes, bem como menor grau de preparo em relação aos protocolos de biossegurança para a retomada das atividades clínicas. Foram identificados impactos em diferentes dimensões da formação odontológica relacionadas ao desenvolvimento de atividades práticas e ao estabelecimento de novos protocolos de biossegurança. Quase todos os cursos privados não suspenderam as atividades ou o fizeram por menos de um mês e retomaram as atividades clínicas ou laboratoriais em algum momento do período pesquisado, enquanto as instituições públicas necessitaram em média de 5 meses para tal reorganização. A pandemia COVID-19 aumentou substancialmente o uso de recursos digitais na educação odontológica brasileira. Existem limitações financeiras do setor público para adaptar a infraestrutura aos requisitos dos atuais protocolos de biossegurança. Em geral, os estudantes estão recebendo apoio da instituição e os coordenadores identificaram impactos negativos em diferentes dimensões do ensino odontológico, notadamente no estabelecimento de novos protocolos de biossegurança, adequação da estrutura física e processo de ensino-aprendizagem.
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