Cursos de Odontologia brasileiros frente à pandemia COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30979/revabeno.v21i1.1739

Palavras-chave:

Educação Odontológica, COVID-19, Aprendizagem on-line.

Resumo

O estudo teve como objetivo analisar a situação da educação odontológica brasileira considerando a excepcionalidade da pandemia COVID-19. Foi realizado um estudo observacional e analítico com dois cortes transversais, por meio de questionários enviados a todos os coordenadores de curso no Brasil, no 1º semestre de 2020 e em março de 2021. No início da pandemia, as instituições interromperam as atividades presenciais. Houve associação significativa entre as instituições privadas e a oferta de aulas remotas e o uso desses recursos antes da pandemia. O setor público foi associado a não ministrar aulas a distância e não utilizar esses recursos anteriormente. As instituições públicas apresentaram maior grau de dificuldade no uso e acesso às tecnologias para atividades on-line por professores e estudantes, bem como menor grau de preparo em relação aos protocolos de biossegurança para a retomada das atividades clínicas. Foram identificados impactos em diferentes dimensões da formação odontológica relacionadas ao desenvolvimento de atividades práticas e ao estabelecimento de novos protocolos de biossegurança. Quase todos os cursos privados não suspenderam as atividades ou o fizeram por menos de um mês e retomaram as atividades clínicas ou laboratoriais em algum momento do período pesquisado, enquanto as instituições públicas necessitaram em média de 5 meses para tal reorganização. A pandemia COVID-19 aumentou substancialmente o uso de recursos digitais na educação odontológica brasileira. Existem limitações financeiras do setor público para adaptar a infraestrutura aos requisitos dos atuais protocolos de biossegurança. Em geral, os estudantes estão recebendo apoio da instituição e os coordenadores identificaram impactos negativos em diferentes dimensões do ensino odontológico, notadamente no estabelecimento de novos protocolos de biossegurança, adequação da estrutura física e processo de ensino-aprendizagem.

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Publicado

24-12-2021

Como Citar

Scavuzzi, A. I. F. ., Castro Filho, A. de ., Hayassy, A. ., Carcereri, D. L. ., Pires, F. S. ., Godoy, G. P. ., Morita, M. C. ., Uriarte Neto, M. ., Toassi, R. F. C. ., Oliveira, R. G. de ., & Fontanella, V. R. C. (2021). Cursos de Odontologia brasileiros frente à pandemia COVID-19. Revista Da ABENO, 21(1), 1739. https://doi.org/10.30979/revabeno.v21i1.1739

Edição

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Artigos