Projeto pedagógico e estrutura curricular de um curso de odontologia: análise crítica fundamentada na percepção acadêmica

Autores

  • Suzely Adas Saliba Moimaz
  • Cristina Berger Fadel
  • Livia da Silva Bino
  • Nemre Adas Saliba

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v10i2.18

Palavras-chave:

Educação superior. Ensino. Odontologia.

Resumo

Considerando-se que o projeto pedagogico vigente do curso de graduacao de Odontologia da FOAUnesp foi formulado em 2001, ano anterior a resolução nacional que instituiu as novas Diretrizes Curriculares para a area odontologica, objetivou-se realizar a analise critica desse documento e avaliar a percepcao academica, quanto ao projeto pedagógico e a estrutura curricular vigentes. Para a obtencao das informacoes, alem de analise documental, utilizou-se um questionario semi-estruturado, elaborado com base em dados constantes nas DCN e nas diretrizes do SUS, previamente testado e validado. A amostra constituiu-se de 92,4% de formandos de 2007 (n = 61). Destes, 95% nao conheciam o projeto pedagógico que estrutura o curso de graduacao; 53% consideraram insuficiente a integracao entre as disciplinas ofertadas pelo curso; 66% apontaram que havia duplicação de conteudos trabalhados; 41% disseram que a relacao interdisciplinar era insatisfatoria e 67,2% optariam pelo sistema modular de ensino. Ainda, 55,7% dos academicos afirmaram que o curso nao contempla totalmente os principios da integralidade e resolutividade das acoes, e 37,7% ressaltaram que o atendimento clinico nao era humanizado. Quanto as competencias e habilidades necessarias ao exercício da profissao, os academicos admitiram sentir segurança para realizarem acoes clinicas preventivo-curativas e demonstraram inseguranca para desenvolverem acoes amplas, como as gerenciais e de planejamento. A analise documental indicou certo desacordo na organizacao do projeto pedagogico e da estrutura curricular, quando confrontados com as vertentes pautadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais. Os dados comprovam a urgente necessidade de reformulação curricular da FOA-Unesp e confirmam a importância da avaliacao continua no ensino superior.

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Como Citar

Moimaz, S. A. S., Fadel, C. B., Bino, L. da S., & Saliba, N. A. (2013). Projeto pedagógico e estrutura curricular de um curso de odontologia: análise crítica fundamentada na percepção acadêmica. Revista Da ABENO, 10(2), 35–40. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v10i2.18

Edição

Seção

Artigos