Projeto pedagógico e estrutura curricular de um curso de odontologia: análise crítica fundamentada na percepção acadêmica
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v10i2.18Palavras-chave:
Educação superior. Ensino. Odontologia.Resumo
Considerando-se que o projeto pedagogico vigente do curso de graduacao de Odontologia da FOAUnesp foi formulado em 2001, ano anterior a resolução nacional que instituiu as novas Diretrizes Curriculares para a area odontologica, objetivou-se realizar a analise critica desse documento e avaliar a percepcao academica, quanto ao projeto pedagógico e a estrutura curricular vigentes. Para a obtencao das informacoes, alem de analise documental, utilizou-se um questionario semi-estruturado, elaborado com base em dados constantes nas DCN e nas diretrizes do SUS, previamente testado e validado. A amostra constituiu-se de 92,4% de formandos de 2007 (n = 61). Destes, 95% nao conheciam o projeto pedagógico que estrutura o curso de graduacao; 53% consideraram insuficiente a integracao entre as disciplinas ofertadas pelo curso; 66% apontaram que havia duplicação de conteudos trabalhados; 41% disseram que a relacao interdisciplinar era insatisfatoria e 67,2% optariam pelo sistema modular de ensino. Ainda, 55,7% dos academicos afirmaram que o curso nao contempla totalmente os principios da integralidade e resolutividade das acoes, e 37,7% ressaltaram que o atendimento clinico nao era humanizado. Quanto as competencias e habilidades necessarias ao exercício da profissao, os academicos admitiram sentir segurança para realizarem acoes clinicas preventivo-curativas e demonstraram inseguranca para desenvolverem acoes amplas, como as gerenciais e de planejamento. A analise documental indicou certo desacordo na organizacao do projeto pedagogico e da estrutura curricular, quando confrontados com as vertentes pautadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais. Os dados comprovam a urgente necessidade de reformulação curricular da FOA-Unesp e confirmam a importância da avaliacao continua no ensino superior.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).