Acolhimento acadêmico e reconfiguração dos modelos educacionais durante a pandemia de COVID-19
relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.30979/revabeno.v23i1.1891Palavras-chave:
Relações Comunidade-Instituição, Educação em Odontologia, Isolamento Social, COVID-19Resumo
O presente artigo objetiva relatar a experiência da aplicação de ferramentas digitais em encontros virtuais para o acolhimento de alunos ingressantes do curso de Odontologia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) durante a fase de isolamento social advinda da pandemia do novo coronavírus no ano de 2020. A ação extensionista foi realizada em cinco encontros virtuais por meio da plataforma de reuniões Google Meet e foram aplicadas ferramentas colaborativas como Padlet, Mentimeter e Google Forms para integração do grupo. A participação dos ingressantes foi integral, 100% dos estudantes matriculados no primeiro período do curso se fizeram presentes nos encontros. Diante das incertezas relativas ao início do período letivo no ano de 2020, a proposta realizada obteve êxito no objetivo principal de acolher os ingressantes e estabelecer o vínculo com a família do curso de Odontologia da UESPI. Desta forma a experiência mostrou-se positiva, proporcionando uma acolhida dos discentes durante o período mais crítico da pandemia de COVID-19 e forte isolamento social.
Downloads
Referências
Qin N, Shi S, Ma G, Li X, Duan Y, Shen Z, et al. Associations of COVID-19 risk perception, ehealth literacy, and protective behaviors among Chinese college students following vaccination: a cross-sectional study. Front Public Heal [Internet]. 2022;9(2):776829. doi: https://doi.org/10.3389%2Ffpubh.2021.776829
Almeida WC De, Ferraz MÂAL. Containment of biohazards in dentistry during covid-19 outbreak. Int J Dev Res [Internet]. 2020;10(11):41996–2000. doi: https://doi.org/10.37118/ijdr.20393.11.2020
Yu P, Zhu J, Zhang Z, Han Y, Huang L, Luchicchi A, et al. A familial cluster of infection associated with the 2019 novel coronavirus indicating potential person-to-person transmission during the incubation period. J Infect Dis [Internet]. 2020;221(11):1757–1761. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.progpolymsci.2015.10.006
Rothe C, Schunk M, Sothmann P, Bretzel G, Froeschl G, Wallrauch C, et al. Transmission of 2019-nCoV Infection from an Asymptomatic Contact in Germany. N Engl J Med [Internet]. 2020;382(10):970–991. doi: https://doi.org/10.101610.1056/NEJMc2001468
Ather A, Patel B, Ruparel NB, Diogenes A, Hargreaves KM. Coronavirus Disease 19 (COVID-19): Implications for Clinical Dental Care. J Endod [Internet]. 2020;46(5):584–595. doi: https://doi.org/10.1016/j.joen.2020.03.008
Brasil. Parecer CNE/CES n. 803, de 5 de dezembro de 2018. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Odontologia. Brasília: Diário Oficial da União; 2021 [citado em 22 de março de 2022]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES1300.pdf
Sharma M, Batra K, Davis RE, Wilkerson AH. Explaining handwashing behavior in a sample of college students during covid-19 pandemic using the multi-theory model (Mtm) of health behavior change: A single institutional cross-sectional survey. Healthc [Internet]. 2021;9(1):55. doi: https://doi.org/10.3390/healthcare9010055
Quinn B, Field J, Gorter R, Akota I, Manzanares MC, Paganelli C, et al. COVID-19: The immediate response of european academic dental institutions and future implications for dental education. Eur J Dent Educ [Internet]. 2020;24(4):811–814. doi: https://doi.org/10.1111/eje.12542
Almeida WC de, Ferraz MÂAL. Adaptação e produção acadêmica em tempos de distanciamento social. Rev ABENO [Internet]. 2021;21(1):1524. doi: https://doi.org/10.30979/revabeno.v21i1.1524
Santos DS. Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs): uma abordagem no ensino remoto de Química e Nanotecnologia nas escolas em tempos de distanciamento social Introdução. Rev Latino-Americana Estud Científicos [Internet]. 2021;2:15–25, 2021. [citado em 22 de março de 2022]. Disponível em: https://www.periodicos.ufes.br/ipa/article/view/33855
Palmier AC, Teixeira HB, Souza CB de, Amaral JHL do, Weneck MAF, Martins RC. Papel Do Preceptor Na Formação Profissional Em Serviço De Saúde. Rev ABENO [Internet]. 2021;21(1):1704. doi: https://doi.org/10.30979/revabeno.v21i1.1704
Araujo CB, Martins GCL, Boçon Junior F, Sardi BV, Paula ICSF de, Ditterich RG, et al. Experiência extensionista durante a pandemia de COVID-19. Rev ABENO [Internet]. 2021;21(1):1671. doi: https://doi.org/10.30979/revabeno.v21i1.1671
Silva MRF, Mascarenhas ALLD, Dutra MCFSG, Silva CAF, Dias NS. Reflexões sobre as ações extensionistas e de pesquisa no combate à COVID-19 na universidade do estado do Rio Grande do Norte. Brazilian J Heal Ver [Internet]. 2020;3(2):3622–3646. doi: https://doi.org/10.34119/bjhrv3n2-191
Almeida RCP, Pereira RMV, Pinto ASB, Falcão CAM, Ferraz MÂAL, Cunha JPB, et al. Prevenção do Câncer de Boca em Pescadores do Município de Parnaíba: relato de experiência Oral Cancer Prevention in Fishermen of the Municipality of Parnaíba, State of Piauí : an experience report. Rev Pratic Extens. 2020;9(14):9–14.
Silva Sena V, Falcão CAM, Batista HSA, Silva HO, Primo RM, Ferraz MÂAL. Prevenção de cárie em crianças do Piauí: um relato de experiência. Rev Eletro Extens [Internet]. 2018;15(30):140–146. doi: https://doi.org/10.5007/1807-0221.2018v15n30p140
Ferreira GMLBMF, Silva ISF, Almeida WC, Ferraz MAAL, Falcão CAM. Atenção em saúde bucal em pacientes portadores de síndrome de down - relato de experiência. Rev Extensio [Internet]. 2021;18(39):228–235. doi: https://doi.org/10.5007/1807-0221.2021.e74130
Soares M, Severino AJ. A prática da pesquisa no ensino superior: conhecimento pertencente na formação humana. Avaliação Rev da Avaliação da Educ Super [Internet]. 2018;23(2):372–390. doi: https://doi.org/10.1590/S1414-40772018000200006
Severino AJ. Docência universitária: a pesquisa como princípio pedagógico. Rev @mbienteeducaçao [Internet]. 2018;2(1):120–128. [citado em 22 de março de 2022]. Disponível em: http://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/540/511
Lima MG; Dalperio H. Associações atléticas acadêmicas e a cultura do lazer universitário. Encontro Int Gestao Desenvolv Inov. 2019;3(1):1–23.
Melo Júnior PC, Oliveira LGF, Guimarães RP, Beatrice LCS, Pedrosa MDS, Silva CHV. Profile of dentists graduate from the Federal University of Pernambuco. Rev ABENO [Internet]. 2018;18(3):93–104. doi: http://dx.doi.org/10.30979/rev.abeno.v18i3.567
Ferraz MAAL, Nolêto MSC, Martins LLN, Bandeira SRL, Portela SGC, et al. Perfil dos egressos do curso de Odontologia da Universidade Estadual do Piauí. Rev ABENO [Internet]. 2018;18(1):56–62. doi: https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v18i1.392
Gutierrez GM, Gonçalves ALCA, Bonacina CF, Diniz MB, Santos MTBR, Yamamoto ÂTA, et al. Perfil dos endodontistas de uma metrópole brasileira quanto ao atendimento odontológico a pacientes com necessidades especiais. Rev ABENO [Internet]. 2021;21(1):1157. doi: https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v21i1.1157
Galvão MHR, Morais HGF, Freitas CHSM, Brito GEG, Pessoa TRRF. Avaliação de um curso de Odontologia com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais. Rev ABENO [Internet]. 2022;22(2):1785. doi: https://doi.org/10.30979/revabeno.v22i2.1785
Sousa SMR, Costa GOP, Sousa RP, Santos MN, Oliveira NGS, Toussaint LSM, et al. Estratégias tecnológicas utilizadas no ensino durante a pandemia. Res Soc Dev [Internet]. 2022;11(1):e20911124762. doi: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i1.24762
Santos Junior VB, Monteiro JCS. Educação E Covid-19: As Tecnologias Digitais Mediando a Aprendizagem Em Tempos De Pandemia. Rev Encantar [Internet]. 2020;2(1):01–15. doi: http://dx.doi.org/10.46375/encantar.v2.0011
Scalabrin AMMO, Mussato S. Estratégias e desafios da atuação docente no contexto da pandemia da Covid-19 por meio da vivência de uma professora de matemática. Rev Educ Matematica [Internet]. 2020;17:e020051. doi: http://dx.doi.org/10.37001/remat25269062v17id432
Valente GSC, Moraes EBD, Sanchez MCO, Souza DFD, Pacheco MCMD. O ensino remoto frente às exigências do contexto de pandemia: Reflexões sobre a prática docente. Res Soc Dev [Internet]. 2020;9(9):1–12. [citado em 22 de março de 2022]. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1016/j.ndteint.2014.07.001%0Ahttps://doi.org/10.1016/j.ndteint.2017.12.003%0Ahttp://dx.doi.org/10.1016/j.matdes.2017.02.024
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).