Desenvolvimento de uma plataforma multimídia como objeto didático para compreensão dos eventos da gênese dentária

Autores

  • Fellipe Moraes Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública http://orcid.org/0000-0003-3370-8681
  • Tatiane Magalhães Alves
  • Tacio Freire Silva
  • Carla Figueiredo Brandão
  • Jane Luzia Freire Matos

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v15i3.194

Palavras-chave:

Educação. Software. Odonto-logia. Tecnologia. Aprendizagem. Anomalia.

Resumo

A tecnologia tem se difundido gradativamente em todas as esferas da sociedade, se estabelecendo como indispensável. No âmbito da educação não é diferente, ela vem abrindo novas portas para o desenvolvimento do conhecimento. O presente trabalho tem como objetivo descrever a, elaboração de uma plataforma multimídia sobre gênese dental e as possíveis alterações dento-alveolares que dela se originam, para que os estudantes tenham uma visão ampliada, dinâmica e interdisciplinar deste conhecimento. Como referencial teórico foram utilizados livros que servem como base no ensino da odontologia, além de buscas de artigos científicos nas bases de dados Scielo, PubMed, Periódicos CAPES, e em outras fontes de informação, como o Google Acadêmico. Para a elaboração do instrumento foi utilizado o sistema Flash + ActionScript 3 (AS3) na plataforma Adobe AIR, permitindo ao aluno a navegação em todas as fases formativas do elemento dentário à medida que clicarem no ambiente desejado. A interdisciplinaridade e interatividade dos assuntos permitidos por esta plataforma oportunizará ao discente a construir um conhecimento de alta relevância na odontologia, servindo de instrumento didático dentro da nova tendência do ensino que, consequentemente, ajudará no raciocínio da investigação do diagnóstico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fellipe Moraes, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

Graduado em Odontologia pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (2014). Estudante da especialização em Odontopediatria pelo CENO. Foi Presidente e membro da Liga Acadêmica Baiana de Educação em Saúde Bucal (LABESB) e atualmente membro colaborador. Foi membro do grupo de estudo em patologia oral e grupo de estudos em periodontia e implantodontia da Escola Bahiana. Foi bolsista do CNPq. Linha de pesquisa na área de Odontopediatria, Odontologia Especial e Saúde Coletiva. 

Referências

Lopes AC, Buratto AP. Desenvolvimento de um software educacional e sua aplicação no ensino de química. [Trabalho de Conclusão de Curso]. Pato Branco (PR): Universidade Tecnológica Federal do Paraná; 2011.

Melo JRF. A formação inicial do professor de química e o uso das novas tecnologias para o ensino: Um olhar através de suas necessidades formativas. [Dissertação]. Natal (RN): Universidade Federal do Rio Grande do Norte; 2007.

Machado LL, Silva JT. Objeto de aprendizagem digital para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem no ensino técnico em informática. Renole 2005; 3(2): 1-16.

Haguenauer CJ, Lopez FB, Martins FN. Estudo comparativo de ambientes virtuais de aprendizagem. Rev Digital da CVA 2003; 2 (5):1-9.

Schmidt P. Digital learning programs – competition for the classical microscope? GMS Z Med Ausbildung. 2013;30(1):1-11.

Vogel D, Klassen J. Technology-supported learning: status, issues and trends. J Comput Assist Lear 2001; 17:104-14.

Reynolds P. UDENTE (Universal Dental E-Learning): a golden opportunity for dental education. Bull Group Int Rech Sci Stomatol Odontol 2012;50(3):11-9.

Niederhauser DS, Stoddart T. Teachers' instructional perspectives and use of educational software. Teach Teach Educ 2001;17:15-31.

Spagnolo C, Mantovani AM. Aprendizagem colaborativa na educação escolar: novas perspectivas para o processo de ensinar e aprender. Rev Digital da CVA 2013;8(30):1-10.

Maggio MP, Hariton-Gross K, Gluch J. The use of independent, interactive media for education in dental morphology. J Dent Educ 2012;76(11):1497-511.

Nolla CM. The devoelopment of the permanente teeth. J Dent Child 1960;27: 254-66.

Guimarães K, Lima ME, Pinheiro R, Sobrinho MC, Geller MTB. Produção de material didático digital no formato ePub. Computer on the Beach 2014;1:52-63.

Fontanella V, Schardosim M, Lara MC. Tecnologias de informação e comunicação no ensino da Odontologia. Rev ABENO 2007;7(1):76-81.

Jwayyed S, Stiffler KA, Wilber ST, Southern A, Weigand J, Bare R, et al. Technology-assisted education in graduate medical education: a review of the literature. Int J of Emerg Med 2011;4:51-63.

Vuchkova J, Maybury TS, Farah CS. Testing the educational potential of 3D visualization software in oral radiographic interpretation. J Dent Educ 2011;75(11): 1417- 425.

Mitov G, Dillschneider T, Abed MR, Hohenberg G, Pospiech P. Introducing and evaluating MorphoDent, a web-based learning program in dental morphology. J Dent Educ 2010;74(10):1133- 39.

Boynton JR, Green TG, Johnson LA, Nainar SMH, Straffon LH. The virtual child: evaluation of an internet-based pediatric behavior management simulation. J Dent Educ 2007;71(9):1187-93.

Cruz DI, Paulo RRD, Dias WS, Martins VF, Gandolfi PE. O uso das mídias digitais na educação em saúde. Cad FUCAMP 2011;13(10):130-42.

Ávila MAG. Software anatomia em radiografias panorâmicas: Avaliação do método de ensino-aprendizado em Odontologia. [Dissertação]. São Paulo (SP): Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo; 2004.

Rosas C, Rubí R, Donoso M, Uribe S. Dental students’ evaluations of an interactive histology software. J Dent Educ 2012;76(11):1491-96.

Baghdady MT, Carnahan H, Lam EWN, Woods NN. Integration of basic sciences and clinical sciences in oral radiology education for dental students. J Dent Educ 2013;77(6):757-63.

Arruda WB, Siviero M, Soares MS, Costa CG, Tortamano IP. Clínica integrada: o desafio da integração multidisciplinar em Odontologia. RFO 2009;14(1):51-5.

Woelber JP, Hilbert TS, Ratka-Kruger P. Can easy-to-use software deliver effective e-learning in dental education? A randomised controlled study. Eur J Dent Educ 2012;16:187-92.

McDonald RE, Avery DR. Desen-volvimento e morfologia dos dentes decíduos. In: McDonald RE, Avery DR. Odontopediatria. 7ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2001 :37-42.

Downloads

Publicado

10-01-2016

Como Citar

Moraes, F., Alves, T. M., Silva, T. F., Brandão, C. F., & Matos, J. L. F. (2016). Desenvolvimento de uma plataforma multimídia como objeto didático para compreensão dos eventos da gênese dentária. Revista Da ABENO, 15(3), 69–79. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v15i3.194

Edição

Seção

Artigos