Experiências de aprendizagem mais efetivas segundo acadêmicos de Odontologia

Autores

  • Fabio Marzullo Zaroni Universidade Federal do Paraná Autor correspondente: Fabio Marzullo Zaroni Av. Prefeito Lothário Meissner, 3.400 CEP 80.210-170 – Jardim Botânico – Curitiba – Paraná Tel/fax (41) 3360-4052
  • Guilherme Strujak Universidade Federal do Paraná
  • Gabriel Leonardo Magrin Universidade Federal do Paraná
  • Luciana Reichert da Silva Assunção Universidade Federal do Paraná
  • Antônio Adilson Soares de Lima Universidade Federal do Paraná
  • Ângela Fernandes Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v15i3.199

Palavras-chave:

Aprendizagem. Ensino. Educação em Odontologia.

Resumo

O ensino centrado no professor ainda é amplamente abordado na maioria das Instituições de Ensino Superior brasileiras. Este método não prioriza a participação ativa do aluno no processo de construção do conhecimento. O objetivo desta pesquisa foi conhecer as experiências de aprendizagem consideradas mais significativas pelos acadêmicos de odontologia. Foi realizada uma pesquisa quantitativa, com análise descritiva e analítica utilizando questionário previamente testado. A amostra foi composta por 274 acadêmicos, regularmente matriculados no ano de 2014. Do total de alunos, 209 (76,3%) era do sexo feminino, com média de idade de 21,3±2,5 anos. Os resultados demonstraram que a estratégia de ensino que mais colaborou para a aprendizagem do aluno foram as atividades desenvolvidas em aulas práticas (186, 67,9%), contribuindo, segundo 171 (92,3%) alunos, de maneira intensa para sua formação. A segunda estratégia de ensino mais citada foi a participação em projetos de extensão (17, 6,2%). Observou-se tendência na preferência pelas atividades extraclasse entre acadêmicos do sexo feminino. Não houve diferença estatisticamente significativa entre o tipo de estratégia de ensino e idade (p=0,211). Atividades em aulas práticas foram as que mais contribuíram para o aprendizado do acadêmico no âmbito universitário. Espera-se que os resultados deste estudo, em conjunto com as Diretrizes Curriculares Nacionais, contribuam para a discussão sobre a necessidade de melhorias e inovação no ensino em odontologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabio Marzullo Zaroni, Universidade Federal do Paraná Autor correspondente: Fabio Marzullo Zaroni Av. Prefeito Lothário Meissner, 3.400 CEP 80.210-170 – Jardim Botânico – Curitiba – Paraná Tel/fax (41) 3360-4052

Aluno de Pós-Graduação - Programa de Pós-Graduação em Odontologia (Mestrado) - Departamento de Estomatologia, Universidade Federal do Paraná – UFPR

Guilherme Strujak, Universidade Federal do Paraná

Aluno de Pós-Graduação - Programa de Pós-Graduação em Odontologia (Mestrado) - Departamento de Estomatologia, Universidade Federal do Paraná – UFPR

Gabriel Leonardo Magrin, Universidade Federal do Paraná

Aluno de Pós-Graduação - Programa de Pós-Graduação em Odontologia (Mestrado) - Departamento de Estomatologia, Universidade Federal do Paraná – UFPR

Luciana Reichert da Silva Assunção, Universidade Federal do Paraná

Doutora, Professora do Departamento de Estomatologia da Universidade Federal do Paraná – UFPR

Antônio Adilson Soares de Lima, Universidade Federal do Paraná

Doutor, Professor do Departamento de Estomatologia da Universidade Federal do Paraná – UFPR

Ângela Fernandes, Universidade Federal do Paraná

Doutora, Professora do Departamento de Estomatologia da Universidade Federal do Paraná – UFPR

Referências

Demo, P. Política social do conhecimento. Amélia Hamze Colunista Brasil Escola Disponível em: http://educador.brasilesco la.com/trabalho-docente/o-que-e-aprendi zagem.htm

Lazzarin HC, Nakama L, Júnior LC. O papel do professor na percepção dos alunos de odontologia. Saúde e Sociedade 2007;16(1):90–101.

Araujo ME. Palavras e silêncios na educação superior em odontologia. Ciênc Saúde Coletiva 2006;11(1):179–82.

Guimarães FAF, Mello ALSF, Pires ROM. Formação Profissional em Odontologia: Revisão de Literatura. Rev Saúde Pública Santa Catarina 2015;7(3):75–87.

Garbin CAS, Saliba NA, Moimaz SAS, Santos KT, O papel das universidades na formação de profissionais na área de saúde. Rev ABENO. 2006;6(1):6-10.

Mitre SM, Siqueira-Batista R, Girardi-de-Mendonça JM, Morais-Pinto NM de, Meirelles C de AB, Pinto-Porto C, et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciênc Saúde Coletiva 2008;13(2):2133–44.

Boruchovitch E, Santos AAA, Costa ER, Neves ERC, Cruvinel M, Primi R, et al. A construção de uma escala de estratégias de aprendizagem para alunos do ensino fundamental. Psicologia: Teoria e Pesquisa 2006;22(3):297-304.

Dembo MH. Applying educational psychology. 5th ed. New York: Longman; 1994.

Oliveira KL, Boruchovitch E, Santos AAA. Estratégias de aprendizagem e desempenho acadêmico: evidências de validade. Psicologia: Teoria e Pesquisa 2009;25(4):531-6.

Almeida LS. Facilitar a aprendizagem: ajudar os alunos a aprender e a pensar. Psicologia escolar e educacional. 2002;6(2):155–65.

Freire P. Educação e mudança. São Paulo: Paz e Terra; 1999.

Freire P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 33ª ed. São Paulo: Paz e Terra; 2006.

Araújo RJG, Figueiredo LBA, Ribeiro RR. Conhecimento de estratégias pedagógicas no processo ensino–aprendizagem dos alunos do curso de Odontologia. Full Dent Sci 2014;5 (19):464–71.

Mendes RF, Moura MS, Prado Júnior RR, Moura LFAD, Lages GP, Gonçalves MPR. Contribuição do Estágio Supervisionado da UFPI para formação humanística, social e integrada. Rev ABENO 2006;6(1):61-5.

Fadel CB, Baldani MH. Percepções de formando do curso de odontologia sobre as diretrizes curriculares nacionais. Trab Educ Saúd 2013;11(2):339-354.

Klimenko O. La creatividad como un desafío para la educación del siglo XXI. Educación y Educadores. 2009;11(2):191-210.

Edwards PC. The future of dental education: toward disruptive innovation or incremental improvements? Oral Surg Oral Med Oral Pathol Oral Radiol 2015;119(3):257-9.

Hupp J. Innovation in dental education: empty buzzword or real movement? Oral Surg Oral Med Oral Pathol Oral Radiol Endod 2008;105(1):1-4.

Freeman S, Eddy SL, McDonough M, Smith MK, Okoroafor N, Jordt H, Wenderoth MP. Active learning increases student performance in science, engineering, and mathematics. Proc Natl Acad Sci USA 2014;111(23):8410-5.

Downloads

Publicado

10-01-2016

Como Citar

Zaroni, F. M., Strujak, G., Magrin, G. L., Assunção, L. R. da S., Soares de Lima, A. A., & Fernandes, Ângela. (2016). Experiências de aprendizagem mais efetivas segundo acadêmicos de Odontologia. Revista Da ABENO, 15(3), 80–87. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v15i3.199

Edição

Seção

Artigos