Análise transversal do ensino da implantodontia no curso de graduação
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v10i2.21Palavras-chave:
Implantodontia. Osseointegração. Ensino. Currículo. Graduação.Resumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar o ensino da Implantodontia na graduacao nas faculdades brasileiras. Realizamos estudo transversal baseado em questionarios enviados aos coordenadores de todas as faculdades brasileiras regularmente inscritas no Conselho Federal de Odontologia,5 para avaliar o conhecimento da ciencia Implantodontia disponibilizado aos alunos de graduacao. Constatamos que a disciplina Implantodontia esta presente em 56,96% das faculdades de Odontologia pesquisadas e, nas faculdades onde a disciplina inexiste, os conhecimentos sobre a Implantodontia sao ministrados, na maioria das vezes, na disciplina de cirurgia buco-maxilo-facial, o que poderia trazer ao aluno uma visao fragmentada predominantemente cirurgica da Implantodontia; a carga horaria de conhecimentos teoricos e práticos sobre Implantodontia sao expressivamente maiores nas faculdades onde a disciplina existe, comparada as faculdades onde os conhecimentos sao ministrados como parte de outras disciplinas; nao houve comprovação da associacao entre o fato da disciplina nao ser ofertada e carga horaria total do curso; os professores responsaveis pelo ensino da Implantodontia, em mais de dois tercos das faculdades nao possuem especialidade em Implantodontia, podendo ser a falta de corpo docente qualificado o motivo da ausencia da disciplina em quase metade das escolas brasileiras. Diante dos resultados, sugerimos a incorporacao da disciplina Implantodontia na grade curricular promovendo melhor embasamento cientifico para os futuros profissionais.
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