Simulação Clínica Realística

relato da experiência do laboratório de simulação clínica realística da FOUSP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30979/revabeno.v23i1.2104

Palavras-chave:

Ensino, Educação em Odontologia, Simulação de Paciente

Resumo

Apresenta-se a experiência da simulação clínica realística (SCR) efetuada no Laboratório de Simulação Clínica Realística e de Realidade Virtual Aumentada da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (inaugurado em junho de 2022). Essa metodologia contribui significativamente na formação do estudante de Odontologia em todas as áreas do conhecimento odontológico. Sua aplicação deve submeter-se a protocolos corretos construção do problema (briefing), a simulação e discussão posterior (debriefing). Este cenário constitui o presente e o futuro da realidade do ensino odontológico. De fato, sua estratégia possibilita a simulação de uma multiplicidade de situações clínicas. Para tal, impõe-se a estruturação de um ambiente específico (aqui denominado “laboratório”). Este trabalho resume os fundamentos dessa simulação e a avaliação interna de sua aplicabilidade e inequívoca eficácia na nossa Faculdade. De fato, a simulação é uma estratégia facilitadora imprescindível no processo ensino-aprendizagem da Odontologia, cujo papel nesse processo deve delinear-se cada vez mais importante, na medida em que outros centros formadores forem adotando esse recurso e forem progressivamente intercambiando suas experiências e avaliações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Oswaldo Crivello Junior, Universidade de São Paulo

Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP), São Paulo, Brasil.

Sabrina Gardiano Avelino, Universidade de São Paulo

Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP), São Paulo, Brasil.

Larissa Fernandes Monteiro da Silva, Universidade de São Paulo

Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP), São Paulo, Brasil.

Carla Renata Sipert, Universidade de São Paulo

Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP), São Paulo, Brasil.

Mary Caroline Skelton Macedo, Universidade de São Paulo

Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP), São Paulo, Brasil.

Referências

Melo MCB, Liu PMF, Magalhães AMPB, et al, A Simulação clínica na Graduação. In: Scalabrini Neto AS, Fonseca AS, Brandão, CFS. Simulação realística e habilidades na saúde. 1 ed. Rio de Janeiro: Atheneu; 2017.

Gaba DM. The future vision in health care. Qual Saf Health care [Internet]. 2004;13(Supp1):2-10. doi: https://doi.org/10.1136/qshc.2004.009878

Mizoi CS, Kaneko RMU, Moreira Filho CA. A simulação realística como estratégia de treinamento para profissionais da saúde. Einstein Educ Contin Saude [Internet]. 2007;5(3):100-101.

Brondani MA, Siarkowski M, Alibrahim I, Ribeiro CCC, Alves CMC, Donnelly LR, Mathu-Muju K. An Overview of Pedagogical Approaches to Caries-Control Medications in Canadian Dental and Dental Hygiene Programs. J Can Dent Assoc [Internet]. 2021;87. doi: https://doi.org/10.12816/0059058

Nascimento CF, Warmling CM. Service-Learning in undergraduate dental education: Professional competence for clinical decision-making. Eur J Dent Educ [Internet]. 2021;25(1):191-198. doi: https://doi.org/10.1111/eje.12590

Lima J, Caldarelli PG, Rocha JS, Fagundes Tomazinho FS, Fariniuk LF, Baratto-Filho F, Leão Gabardo MC. Educational approaches for assessing knowledge about and actions of educators in response to dental avulsion. J Indian Soc Pedod Prev Dent [Internet]. 2021;39(2):138-146. doi: https://doi.org/10.4103/JISPPD.JISPPD_186_20

Brondani MA, Pattanaporn K, Aleksejuniene J. How can dental public health competencies be addressed at the undergraduate level? J Public Health Dent [Internet]. 2015;75(1):49-57. doi: https://doi.org/10.1111/jphd.12070

Koth AJ, Focken AG, Lyden ER, Yoachim SD. Effectiveness of an E-module at teaching novice learners critical thinking skills related to dentistry. J Dent Educ [Internet]. 2021;85(12):1879-1888. doi: https://doi.org/10.1002/jdd.12757

Waldron SK, Walker J, Kanji Z, Bergmann HV. Dental Hygiene Clinical Instructors' Pedagogical Beliefs and Described Practices About Student-Centered Education. J Dent Educ [Internet]. 2019;83(9):1019-1029. doi: https://doi.org/10.21815/JDE.019.106

Papadopoulos L, Pentzou AE, Louloudiadis K, Tsiatsos TK. Design and evaluation of a simulation for pediatric dentistry in virtual worlds. J Med Internet Res [Internet]. 2013:29;15(10):e240. doi: https://doi.org/10.2196/jmir.2651

Gormley GJ, Fenwick T. Learning to manage complexity through simulation: students' challenges and possible strategies. Perspect Med Educ [Internet]. 2016;5(3):138-146. doi: https://doi.org/10.1007/s40037-016-0275-3

Aamlid H, Tveit B. Simulation as a joint learning activity in clinical placement-interaction between first-year nursing students and qualified nurses. J Clin Nurs [Internet]. 2022;31(1-2):250-261. doi: https://doi.org/10.1111/jocn.15903

Urbina J, Monks SM. Validating Assessment Tools in Simulation. StatPearls Publishing; 2022.

Peng M, Su N, Hou R, Geng H, Cai F, Zhong W, Zhang W, Zhong J, Yang Z, Cao W. Evaluation of teaching effect of first-aid comprehensive simulation-based education in clinical medical students. Front Public Health [Internet]. 2022;10:909889. doi: https://doi.org/10.3389/fpubh.2022.909889

Martins T, Santos F, Lumini MJ, Sousa MR, Peixoto MJ, Freire RM, Salazar B, Fernandes C, Araújo MF. Realistic simulation in nursing education: Testing two scenario-based models. Nurs Open [Internet]. 2022;29:3326-3335. doi: https://doi.org/10.1002/nop2.1585

Liu YH, Subeq YM, Lin PH. Clinical dyspnea scenario: Using high-fidelity situation simulation teaching program to evaluate learning effectiveness for clinical junior and pre-clinical nurses. Front Psychol [Internet]. 2023;9(13):1015106. doi: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2022.1015106

Publicado

16-11-2023

Como Citar

Crivello Junior, O., Avelino, S. G., Silva, L. F. M. da, Sipert, C. R., & Macedo, M. C. S. (2023). Simulação Clínica Realística: relato da experiência do laboratório de simulação clínica realística da FOUSP. Revista Da ABENO, 23(1), 2104 . https://doi.org/10.30979/revabeno.v23i1.2104

Edição

Seção

Relato de Experiência