Em busca de uma educação política para estudantes de Odontologia: percepções acerca do fenômeno político e suas aproximações
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v16i1.212Palavras-chave:
Educação em Odontologia. Política. SUS. Saúde Bucal. Ensino.Resumo
Considerando a educação humanística como uma condição necessária para formação política em odontologia, objetivou-se identificar a percepção de estudantes acerca da política nos conteúdos de saúde bucal coletiva e se é possível, assim, realizar uma educação política desses estudantes. Uma intervenção pedagógica do tipo investigação-ação foi realizada cujo cenário foi a disciplina ‘Saúde coletiva II’ no Curso de Odontologia do Campus Arcoverde da Universidade de Pernambuco. Dezessete estudantes do 2º período participaram elaborando resenhas sobre suas percepções sobre política a partir do conteúdo estudado. Usou-se o método de Análise de Conteúdo de Bardin a partir das resenhas para definir se, o que foi identificado como ‘política’, se aproximava de um letramento político. Totalizou-se 185 ideias sobre política que foram agrupadas em oito categorias: ‘Trânsito da Odontologia entre a perspectiva integral e a perspectiva técnica’, ‘Informação como requisito essencial’, ‘As políticas públicas de saúde (operacionalização via Estado)’, ‘Participação dos envolvidos nas decisões’, ‘Planejamento das ações de saúde’, ‘A formação do cirurgião-dentista’, ‘O saber da Saúde Bucal Coletiva’ e ‘Portarias ministeriais’. 70,3% dessas ideias parecem servir para um letramento político. Conclui-se que parece haver um caminho pedagógico que pode ser percorrido para se obter um letramento político dos estudantes de odontologia investigados.
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