Em busca de uma educação política para estudantes de Odontologia: percepções acerca do fenômeno político e suas aproximações

Autores

  • Márcia Rosana Farias de Oliveira Alencar Vidal
  • Leonardo Carnut
  • Luiz Gutenberg Toledo de Miranda Coelho Júnior
  • Celso Zilbovicius

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v16i1.212

Palavras-chave:

Educação em Odontologia. Política. SUS. Saúde Bucal. Ensino.

Resumo

Considerando a educação humanística como uma condição necessária para formação política em odontologia, objetivou-se identificar a percepção de estudantes acerca da política nos conteúdos de saúde bucal coletiva e se é possível, assim, realizar uma educação política desses estudantes. Uma intervenção pedagógica do tipo investigação-ação foi realizada cujo cenário foi a disciplina ‘Saúde coletiva II’ no Curso de Odontologia do Campus Arcoverde da Universidade de Pernambuco. Dezessete estudantes do 2º período participaram elaborando resenhas sobre suas percepções sobre política a partir do conteúdo estudado. Usou-se o método de Análise de Conteúdo de Bardin a partir das resenhas para definir se, o que foi identificado como ‘política’, se aproximava de um letramento político. Totalizou-se 185 ideias sobre política que foram agrupadas em oito categorias: ‘Trânsito da Odontologia entre a perspectiva integral e a perspectiva técnica’, ‘Informação como requisito essencial’, ‘As políticas públicas de saúde (operacionalização via Estado)’, ‘Participação dos envolvidos nas decisões’, ‘Planejamento das ações de saúde’, ‘A formação do cirurgião-dentista’, ‘O saber da Saúde Bucal Coletiva’ e ‘Portarias ministeriais’. 70,3% dessas ideias parecem servir para um letramento político. Conclui-se que parece haver um caminho pedagógico que pode ser percorrido para se obter um letramento político dos estudantes de odontologia investigados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Conselho Nacional de Educação, Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES 3, de 19 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia. Brasília: Ministério da Educação, 2002.

Almeida-Filho N. Reconhecer Flexner: inquérito sobre produção de mitos na educação médica no Brasil contemporâneo. Cad Saude Publica. 2010; 26(12): 2234-49.

Botazzo C. A cárie dentária como fetiche – primeiras notas. In: Botazzo C, Oliveira MA. (orgs). Atenção básica no Sistema Único de Saúde: abordagem interdisciplinar para os serviços de saúde bucal. São Paulo: Páginas & Letras Editora e Gráfica, 2008, p. 219-238.

Behrens MA. Paradigmas inovadores – a produção do conhecimento. In: ___. O paradigma emergente e a prática pedagógica. Petrópolis, RJ: Vozes 2009, p. 53-91.

Mondin B. O problema pedagógico. In: ___. Introdução à filosofia: problemas, sistemas, autores, obras. São Paulo: Paulus, 1980, p. 122-132.

Vygotsky LS. Pensamiento y Lenguaje. La Habana: Editora Revolucionaria, 1982.

Brym RJ et al. Sociologia – Sua bússola para um novo mundo. São Paulo: Cengage Learning, 2008. 585 p.

Freire P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 47ª. ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra. 2013. 144 p.

Noro LRA. Construir conhecimentos, integrar vidas. Rev ABENO. 2007; 7(2): 135-140.

World Health Organization. The Ottawa charter for health promotion. Geneve: WHO; 1986.

Mota LQ, Farias DBLM, Santos TA. Humanização no atendimento odontológico: acolhimento da subjetividade dos pacientes atendidos por alunos de graduação em Odontologia. Rev Bras Ciencias da Saude. 2012; 16(4):537-44.

Martiniano C. A luta pela vinculação de recursos para Saúde Pública no Brasil a partir do paradigma da universalização. In: Davi J, Martiniano C, Patriota LM (orgs.). Seguridade social e saúde: tendências e desafios. 2ª. Edição. Campina Grande-PB: EDUEPB, 2011, p. 85-116.

Carvalho SR. Os múltiplos sentidos da categoria “empowerment” no projeto de Promoção à Saúde. Cad Saude Publica. 2004; 20(4): 1088-95.

Amorim KPC et al. A construção do saber em Odontologia: a produção científica de três periódicos brasileiros de 1990 a 2004. Interface (Botucatu). 2007; 11,(21): 9-23.

Benevides MVM. Educação para democracia. Lua Nova. 1996; 38: 223-37.

Lipset SM. O Homem político. Rio de Janeiro: Zahar Editores. 1967.

Aciole GG. Das dimensões pedagógicas para a construção da cidadania no exercício do controle social. Interface (Botucatu). 2007; 11(23): 409-26.

Cosson R. Letramento político: por uma pedagogia da democracia. Cadernos Adenauer: Educação política: reflexões e práticas democráticas. 2010; 3:25-36.

Bogdin R, Biklen S. O texto escrito pelos sujeitos. In: ___. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto, Portugal: Porto Editora. 1994, p. 176-182.

Bardin L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2009. 281 p.

Pimenta SG, Anastasiou LGC. O docente do ensino superior. In: ___. Docência no ensino superior. 5ª. ed. São Paulo: Cortez. 2011, p. 177-199.

Turner JH. Capítulo 4. Estrutura social. In: ___ . Sociologia – Conceitos e Aplicações. São Paulo: Makron Books, 2000. pp. 47-60.

Bourdieu P. Razões Práticas: sobre a teoria da ação. Campinas: Papirus, 1996. 231 p.

Vieira C, Costa NR. Estratégia profissional e mimetismo empresarial: os planos de saúde odontológicos no Brasil. Cien Saude Colet. 2008; 13(5): 1579-88.

Barata RB. Capítulo 1. O que queremos dizer com desigualdades sociais em saúde. In: ____. Como e por que as desigualdades sociais fazem mal à saúde? Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2009.

Narvai PC, Frazão P. Epidemiologia, política e saúde bucal coletiva. In: Antunes JLF, Peres MA. Fundamentos de odontologia – Epidemiologia da saúde bucal. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006, p. 346-362.

Downloads

Publicado

04-06-2016

Como Citar

Vidal, M. R. F. de O. A., Carnut, L., Coelho Júnior, L. G. T. de M., & Zilbovicius, C. (2016). Em busca de uma educação política para estudantes de Odontologia: percepções acerca do fenômeno político e suas aproximações. Revista Da ABENO, 16(1), 125–137. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v16i1.212

Edição

Seção

Artigos