Processo de aprendizagem colaborativa entre residentes e estudantes de graduação em Odontologia em um hospital universitário de Curitiba

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30979/revabeno.v24i1.2149

Palavras-chave:

Equipe Hospitalar de Odontologia, Educação Interprofissional, Práticas Interdisciplinares

Resumo

Com o reconhecimento do exercício da Odontologia Hospitalar e sua aprovação como uma nova especialidade pelo Conselho Federal de Odontologia em 2023, e validação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Odontologia homologadas em 2021, os cursos de graduação em Odontologia no Brasil tendem a qualificar futuros profissionais em formação para atuar em ambiente hospitalar, de forma sistematizada. Isso visa propiciar aos estudantes uma vivência interprofissional inerente aos hospitais, favorecendo a interação positiva entre várias áreas da saúde. Este estudo descritivo tem como objetivo relatar a experiência no processo de aprendizagem colaborativa entre profissionais de saúde residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso, na área profissional de Odontologia, de um Hospital Universitário de Curitiba e estudantes de graduação do curso de Odontologia de uma instituição de ensino superior. Durante o desenvolvimento de diferentes atividades acadêmicas, observou-se que a utilização desta metodologia de ensino-aprendizagem caracterizou-se como uma ferramenta importante, buscando fortalecer as trocas de vivências práticas, propiciando discussões entre estudantes e profissionais residentes, por meio da mediação dos docentes, os quais buscavam sempre incentivar a construção do conhecimento crítico reflexivo, oportunizando uma experiência de formação discente interprofissional ampliada.

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Biografia do Autor

Julia Schlichting Azevedo, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba, Paraná, Brasil.

Nathiele Santana de Oliveira, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba, Paraná, Brasil.

Soraya de Azambuja Berti Couto, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba, Paraná, Brasil.

Paulo Henrique Couto Souza, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba, Paraná, Brasil.

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Publicado

20-02-2024

Como Citar

Azevedo, J. S., Oliveira, N. S. de, Couto, S. de A. B., & Souza, P. H. C. (2024). Processo de aprendizagem colaborativa entre residentes e estudantes de graduação em Odontologia em um hospital universitário de Curitiba. Revista Da ABENO, 24(1), 2149 . https://doi.org/10.30979/revabeno.v24i1.2149

Edição

Seção

Relato de Experiência