Educação em saúde bucal para crianças e adolescentes com deficiência auditiva
relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.30979/revabeno.v24i1.2159Palavras-chave:
Educação em Saúde, Perda Auditiva, Saúde Bucal, Estudantes de OdontologiaResumo
Os autores relatam a experiência de uma ação de educação em saúde bucal voltada a crianças e adolescentes com deficiência auditiva, matriculados em uma escola referência para o ensino à comunidade surda de uma cidade de grande porte populacional localizada no estado da Paraíba, Nordeste brasileiro. Os alunos participantes de um projeto de Extensão Universitária conduziram a ação com o auxílio de três intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras), disponibilizados pela instituição. Destaca-se a divisão da ação em dois momentos: o primeiro, inicialmente destinado às crianças do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental, por meio de dinâmicas que objetivaram trabalhar a importância da alimentação saudável, bem como orientações sobre a escovação e o uso do fio dental; e um segundo momento, realizado com os adolescentes do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental, por meio de uma dinâmica de mitos e verdades sobre a saúde bucal, a fim de esclarecer sobre as principais dúvidas dos alunos. Ambos os momentos foram exitosos e garantiram a participação efetiva dos estudantes que se engajaram e partilharam muito conhecimento com os extensionistas. Desta forma, é notório o quanto a Extensão Universitária é uma atividade importante na formação acadêmica e humana dos futuros cirurgiões-dentistas e, principalmente, na devolutiva à comunidade de conhecimentos gerados na academia, oportunizando momentos ricos de educação em saúde.
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