Aprendizagem baseada em problema na educação em saúde com enfoque no Sistema Único de Saúde

uma revisão de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30979/revabeno.v24i1.2202

Palavras-chave:

Aprendizagem Baseada em Problemas, Educação em Saúde, Sistema Único de Saúde

Resumo

O presente estudo teve como objetivo analisar a produção científica brasileira acerca da metodologia de aprendizagem baseada em problema (problem-based learning, PBL) utilizada como ferramenta de educação em saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Trata-se de uma revisão crítica de literatura, cuja estratégia de busca baseou-se na seleção de produções bibliográficas, realizada em março de 2023, por meio Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Os descritores em ciências da saúde (DeCS) empregados foram “aprendizagem baseada em problemas”, “educação em saúde” e “Sistema Único de Saúde”. Foram recuperados 60 artigos e após a aplicação dos critérios de elegibilidade, restaram 19 pesquisas, que culminaram na formação de duas categorias temáticas: a) metodologia ativa PBL como ferramenta no ensino-aprendizagem na graduação, no contexto do SUS e b) contribuições da metodologia PBL para a educação em saúde da população e\ou profissionais de saúde no âmbito do SUS. Conclui-se que a produção cientifica abordando a metodologia PBL utilizada como ferramenta de educação em saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde ainda é escassa no Brasil. 

 

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Biografia do Autor

Hayanna de Araújo Ramos Lavres, Universidade Federal de Sergipe

Programa de Pós-Graduação em Odontologia, Universidade Federal de Sergipe (UFS), Aracaju, Sergipe, Brasil.

Janaína Araújo Dantas, Universidade Federal de Sergipe

Programa de Pós-Graduação em Odontologia, Universidade Federal de Sergipe (UFS), Aracaju, Sergipe, Brasil.

Cristiano Gaujac, Universidade Federal de Sergipe

Programa de Pós-Graduação em Odontologia, Universidade Federal de Sergipe (UFS), Aracaju, Sergipe, Brasil.

Regiane Cristina do Amaral, Universidade Federal de Sergipe

Programa de Pós-Graduação em Odontologia, Universidade Federal de Sergipe (UFS), Aracaju, Sergipe, Brasil.

Cecília Bezerra de Menezes Corbal Guerra, Universidade Federal de Sergipe

Programa de Pós-Graduação em Odontologia, Universidade Federal de Sergipe (UFS), Aracaju, Sergipe, Brasil.

Rangel Teles Freire, Universidade Federal de Sergipe

Programa de Pós-Graduação em Odontologia, Universidade Federal de Sergipe (UFS), Aracaju, Sergipe, Brasil.

Victor Arthur Rodrigues de Souza, Universidade Federal de Sergipe

Programa de Pós-Graduação em Odontologia, Universidade Federal de Sergipe (UFS), Aracaju, Sergipe, Brasil.

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Publicado

18-04-2024

Como Citar

Lavres, H. de A. R., Dantas, J. A., Gaujac, C., Amaral, R. C. do, Guerra, C. B. de M. C., Freire, R. T., & Souza, V. A. R. de. (2024). Aprendizagem baseada em problema na educação em saúde com enfoque no Sistema Único de Saúde: uma revisão de literatura. Revista Da ABENO, 24(1), 2202. https://doi.org/10.30979/revabeno.v24i1.2202

Edição

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Revisão