Aprendizagem baseada em problema na educação em saúde com enfoque no Sistema Único de Saúde
uma revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.30979/revabeno.v24i1.2202Palavras-chave:
Aprendizagem Baseada em Problemas, Educação em Saúde, Sistema Único de SaúdeResumo
O presente estudo teve como objetivo analisar a produção científica brasileira acerca da metodologia de aprendizagem baseada em problema (problem-based learning, PBL) utilizada como ferramenta de educação em saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Trata-se de uma revisão crítica de literatura, cuja estratégia de busca baseou-se na seleção de produções bibliográficas, realizada em março de 2023, por meio Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Os descritores em ciências da saúde (DeCS) empregados foram “aprendizagem baseada em problemas”, “educação em saúde” e “Sistema Único de Saúde”. Foram recuperados 60 artigos e após a aplicação dos critérios de elegibilidade, restaram 19 pesquisas, que culminaram na formação de duas categorias temáticas: a) metodologia ativa PBL como ferramenta no ensino-aprendizagem na graduação, no contexto do SUS e b) contribuições da metodologia PBL para a educação em saúde da população e\ou profissionais de saúde no âmbito do SUS. Conclui-se que a produção cientifica abordando a metodologia PBL utilizada como ferramenta de educação em saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde ainda é escassa no Brasil.
Downloads
Referências
Brasil. Resolução CNE/CES no. 3, de junho de 2021. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Odontologia e dá outras providências. Brasília: Ministério da Educação; 2021 [citado em 11 de agosto de 2023]. Disponível em http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=191741-rces003-21&category_slug=junho-2021-pdf&Itemid=30192
Berbel NAN. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semin Cienc Soc Hum [Internet]. 2011;32(1):25-40. DOI: HTTPS://DOI.ORG/10.5433/1679-0383.2011V32N1P25
Mitre SM, Siqueira-Batista R, Giradi-de-Mendonça JS, Morais-Pinto NM, Meirelles CAB, Pinto-Porto C, et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Cien Saude Colet [Internet]. 2008;13(2):2133-2144. doi: https://doi.org/10.1590/S1413-81232008000900018
Freitas CM, Freitas CASL, Parente JRF, Vasconcelos MIO, Lima GK, Mesquita KO, et al. Uso das metodologias ativas de aprendizagem para a educação em saúde: análise da produção científica. Trab Educ Saude [Internet]. 2015; 13(2):117-130. doi: https://doi.org/10.1590/1981-7746-sip00081
Mello CCB, Alves RO, Lemos SMA. Metodologia do ensino e formação na área da saúde: revisão da literatura. Rev CEFAC [Internet]. 2014;16(6):2015-2028. doi: https://doi.org/10.1590/1982-0216201416012
Walton HJ, Matthews MB. Essentials os problem-based-learning. Med Educ [Internet]. 1989;23(6):542-558. doi: https://doi.org/10.1111/j.1365-2923.1989.tb01581.x
Bassir SH, Sadr-Eshkevari P, Amirikharheh S, Karimbux N, et al. Problem-based learning in dental education: a systematic review of the literature. J Dental Educ [Internet]. 2014;78(1):98-109. doi: https://doi.org/10.1002/j.0022-0337.2014.78.1.tb05661.x
Xavier AS, Koifman L. Educação Superior no Brasil e a formação dos profissionais de Saúde com ênfase no envelhecimento. Interface Comun Saude Educ [Internet]. 2011;39(15):973-84. doi: https://doi.org/10.1590/S1414-32832011005000019
Munoz RLS, Sousa ESS, organizadores. Educação na Saúde para o Fortalecimento do SUS. 1 ed. João Pessoa: editora UFPB; 2020.
Saupe R, Cutolo LRA, Wendhausen ALP, Benito GAV. Competência dos Profissionais da Saúde para o Trabalho Interdisciplinar. Interface Comun Saúde Educ [Internet]. 2005;9(18):521-536. doi: https://doi.org/10.1590/S1414-32832005000300005
Brasil. Série B. Textos Básicos de Saúde [citado em 14 de abril de 2023]. Disponível em https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/pacto_saude_volume9.pdf
Pereira AFP, Zilbovicius C, Carnut L, Souza Neto AC, Lopes TTV, Navarrete R. Análise do processo ensino-aprendizagem pela ótica de preceptores de graduação no âmbito da Atenção Primária à Saúde. Saúde em Redes [Internet]. 2021; 7(3):11–26. doi: https://doi.org/10.18310/2446-4813.2021v7n3p11-26
Romão GS, Besletti RB, Couto LB. Aplicação do PBL na atenção primária em cursos de medicina. Rev Bras Educ Med [Internet]. 2020;44(4):2-9. doi: https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.4-20200115
Maroja MCS, Almeida Jr JJ, Noronha CA. Os desafios da formação problematizadora para profissionais de saúde em um programa de residência multiprofissional. Interface [Internet]. 2020;24(1):2-11. doi: https://doi.org/10.1590/Interface.180616
Oliveira BN, Damico JGS, Fraga AB. Espiral construtivista em cursos de graduação em educação física: ensinando sobre o Sistema Único de Saúde. Rev Bras Ativ Fís Saúde [Internet]. 2018;23(1):1-5. doi: https://doi.org/10.12820/rbafs.23e0031
Noro L. Como estruturar um currículo integrado num curso de odontologia? Rev Cienc Plura [Internet]. 2019; 5(1):1-17. doi: https://doi.org/10.21680/2446-7286.2019v5n1ID17942
Lara EMO, Lima VV, Mendes JD, Ribeiro ECO, Padilha RQ. O professor nas metodologias ativas e nuances entre ensinar e aprender: desafios e possibilidades. Interface [Internet]. 2019;23(1):1-15. doi: https://doi.org/10.1590/Interface.180393
Pacheco MIM, Gontijo LPT, Elias MA, Alves DAS, Gonçalves EFR, Noronha IC, et al. Educação em saúde no segmento adolescente sob a perspectiva das metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Rev ABENO [Internet]. 2019;19(3):37-49. doi: https://doi.org/10.30970/rev.abeno.v19i3.704
Adler MS, Gallian DMC. Escola médica e sistema único de saúde: criação do curso de medicina da Universidade de São Carlos, SP, Brasil, sob a perspectiva de docentes e estudantes. Interface [Internet]. 2018;22(64):1-14. doi: https://doi.org/10.1590/1807-57622015.0455
Saraiva AM, Silva IRG, Lolli LF, Fujimaki M, Alves RN, Miguel ERA, et al. Disciplina interprofissional em saúde: avaliação de discentes de Odontologia. Rev ABENO [Internet]. 2018;18(4):3-13. doi: https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v18i4.598
Taroco APRM, Tsuji H, Higa EFR. Currículo orientado por competência para a compreensão da integralidade. Rev Bras Educ Med [Internet]. 2017;41(1):12-21. doi: https://doi.org/10.1590/1981-52712015v41n1RB20150021
Rocha NB, Silva MC, Silva IRG, Lolli LF, Fujimaki M, Alves RN. Percepções de aprendizagem sobre disciplina interprofissional em Odontologia. Rev ABENO [Internet]. 2017;17(3):41-54. doi: https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v17i3.383
Cavalcante TM, Melo BT, Batista RSL, Jordão DA, Beserra KS, et al. Uma experiência de integração ensino, serviço e comunidade de alunos do curso de graduação em medicina na atenção básica no município de Maceió. Rev Cienc Plural [Internet]. 2017;3(3):69-80. doi: https://doi.org/10.21680/2446-7286. 2017v3n3ID13301
Carvalho WM, Cawahisa PT, Schiebel PC, Botelho JN, Terada RSS, Rocha NB. Aceitação da utilização de metodologias nos estágios do SUS por discentes da graduação e pós graduação de Odontologia. Rev ABENO [Internet]. 2016;16(1):88-98. doi: http://revodonto.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-59542016000100009
Restom AG, Riechelmann JC, Machado VMP, Machado JLM. Representação social das vivências de estudantes no curso de Medicina. Rev Bras Educ Med [Internet]. 2015;39(3):370-377. doi: https://doi.org/10.1590/1981-52712015v39n3e02082014
Menezes RSE, Oliveira MAA, Costa EC, Longo-Silva G, Oliveira JS. Alimentação e nutrição na atenção básica à saúde: a educação permanente como instrumento de aproximação ensino-serviço. Revista Baiana de Saúde Pública [Internet]. 2013;37(4):1051-1070. doi: https://doi.org/10.22278/2318-2660.2013.v37.n4.a661
Mecca LEA, Jitumori RT, Warkentin PF, Pinto MHB, Borges PKO. Visitas domiciliares: vivenciando o emprego das diretrizes curriculares na Odontologia, da teoria à pratica. Rev ABENO [Internet]. 2013;13(2):62-68. doi: https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v13i2.101
Lemos M. A integração do ensino serviço no contexto da formação do fonoaudiólogo: um relato de experiência da prática ensino-aprendizagem no estágio de saúde coletiva. Revista Baiana Saude Publica [Internet]. 2012;36(4):1068-1076 [citado em 11 de agosto de 2023]. Disponível em: https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/390/378
Coriolano MWL, Lima MM. Educação permanente com agentes comunitários de saúde: uma proposta de cuidado com crianças asmáticas. Trab Educ Saude [Internet]. 2012;10(1):37-59. doi: https://doi.org/10.1590/S1981-77462012000100003
Batista MJ, Caibilini C, Kobayashi HM, Ferreira LL, Gonçalo CS, Souza MLR. Relato de experiência da interação entre universidade, comunidade e unidade de saúde da família em Piracicaba. Arquiv Odontol [Internet]. 2010;46(3):144-151. Disponível em: http://revodonto.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-09392010000300004
Ribeiro VMB. Discutindo o conceito de inovação curricular na formação dos profissionais de saúde: o longo caminho para as transformações do ensino médico. Trab Educ Saude [Internet]. 2005;3(1):91-121. doi: https://doi.org/10.1590/S1981-77462005000100006
Yasbeck DCM, Azevedo LL, Siqueira MRL, Menezes VM. Novos rumos para a educação médica. Rev Brasil Educ Med [Internet]. 2000;2(24):26-30. doi: https://doi.org/10.1590/1981-5271v24.2-005
Marin MJS, Gomes R, Marvulo MML, Primo EM, Barbosa PMK, Druzian S. Pós-graduação multiprofissional em saúde: resultados de experiências utilizando metodologias ativas. Interface - Comunic Saude Educ [Internet]. 2010;14(33):331-44. doi: https://doi.org/10.1590/S1414-32832010000200008
Finkler M, Negreiros DP. Formação x educação, Deontologia x ética: repensando conceitos, reposicionando docentes. Rev ABENO [Internet]. 2018;18(2):37-44. doi: https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v18i2.561
Matias KK. Metodologias de ensino e práticas pedagógicas em um curso de graduação em odontologia [Tese]. Goiânia: Universidade Federal de Goiás; 2013 [citado em 15 de abril de 2023]. Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/items/d34d2db7-2184-4b2b-8ea4-6389995fd5ea
Carvalho WM, Cawahisa PT, Scheibel PC, Botelho JN, Terada RSS, Rocha NB, et al. Aceitação da utilização de metodologias ativas nos estágios no SUS por discentes da graduação e pós-graduação em Odontologia. Rev ABENO [Internet]. 2016;16(1):88-98. doi: https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v16i1.22
Figueira EJG, Cazzo E, Tuma P, Silva Filho CR, Conterno LO. Apreensão dos tópicos de ética médica no ensino-aprendizagem de pequenos grupos. Comparando aprendizagem baseada em problemas com o modelo tradicional. Rev Assoc Med Bras [Internet]. 2004;50(2):133-141. doi: https://doi.org/10.1590/S0104-42302004000200027
Cyrino EG, Toralles-Pereira ML. Trabalhando com estratégias de ensino-aprendizado por descoberta na área da saúde: a problematização e aprendizagem baseada em problemas. Cad Saude Publica [Internet]. 2014;20(3):780-788. doi: https://doi.org/10.1590/S0102-311X2004000300015
Fonseca EP. As diretrizes curriculares nacionais e a formação do cirurgião-dentista brasileiro. J Manag Prim Health Care [Internet]. 2012;3(2):158-178. doi: https://doi.org/10.14295/jmphc.v3i2.154
Rocha JS, Dias GF, Campanha NH, Baldini MH. O uso da aprendizagem baseada em problemas na Odontologia: uma revisão crítica da literatura. Rev ABENO [Internet]. 2016;16(1):25-38. doi: https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v16i1.231
Brasil. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Ministério da Educação; 1996 [citado em 15 de abril de 2023]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm
González AD, Almeida MJ. Movimentos de mudança na formação em Saúde: da medicina comunitária às diretrizes curriculares. Physis [Internet]. 2010;20(2):551-570. doi: https://doi.org/10.1590/S0103-73312010000200012
Brasil. Câmara de Regulação do Trabalho em Saúde [citado em 15 de abril de 2023]. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cart_camara_regulacao.pdf
Menezes RCE, Oliveira MAA, Costa EC, Longo-Silva G, Oliveira JS. Alimen¬tação e nutrição na atenção básica à saúde: a educação permanente como instrumento de aproximação ensi¬no serviço. Revista Baiana Saúde Pública [Internet]. 2013;37(4):1051-1070. doi: https://doi.org/10.22278/2318-2660.2013.v37.n4.a661
Falkenberg MB, Mendes TPL, Moraes EP, Souza EM. Educação em saúde e educação na saúde: conceitos e implicações para a saúde coletiva. Cienc Saude Colet [Internet]. 2014;19(3):847-852. doi: https://doi.org/10.1590/1413-81232014193.01572013
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).