Pluralidades no ensino odontológico

relatos da utilização de recursos digitais para abordagens educacionais do racismo e da diversidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30979/revabeno.v24i1.2232

Palavras-chave:

Educação a Distância, Educação em Odontologia, Mídias Sociais, Minorias Sexuais e de Gênero , Racismo

Resumo

Este artigo objetivou relatar a experiência da utilização das mídias sociais como espaços de construção de conhecimentos acerca das temáticas de racismo estrutural e saúde da população LGBT por meio de eventos promovidos por alunos bolsistas do Programa de Educação Tutorial (PET) Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ao considerar o cenário de ensino em Odontologia, além dos conhecimentos técnicos e científicos necessários aos cirurgiões-dentistas, é de extrema relevância a abordagem de assuntos que ultrapassam essas barreiras para a formação de profissionais que sejam capazes de exercer a profissão de forma articulada ao contexto social. Tendo em vista a pandemia gerada pelo novo coronavírus (COVID-19) e a necessidade de ajustar as ferramentas de ensino às demandas de isolamento e distanciamento social, observou-se o importante espaço que as mídias sociais conquistaram como meio de construção de conhecimentos dos mais diversos temas e com a vantagem de dispensar deslocamento, diferente dos ambientes tradicionais de ensino. A metodologia utilizada mostrou-se vantajosa, uma vez que possibilitou o encontro de docentes, discentes e público em geral de diferentes regiões do Brasil, garantindo ampla discussão das temáticas que apresentam grande impacto social. Ainda assim, destaca-se que a desigualdade social gera diferentes possibilidades de acesso aos ambientes virtuais, sendo uma barreira à informação para populações mais vulnerabilizadas. A escolha das temáticas foi ao encontro das propostas dos Grupos PET, uma vez que contribuem positivamente na formação dos estudantes universitários.

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Biografia do Autor

Guilherme Vidal da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Faculdade de Odontologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Isadora Mello de Carvalho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Faculdade de Odontologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Roberta Machado Silveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Faculdade de Odontologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Gustavo Almansa Bernardo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Faculdade de Odontologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

juliana Jobim Jardim, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Faculdade de Odontologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Matheus Neves, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Faculdade de Odontologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

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Publicado

09-04-2024

Como Citar

Silva, G. V. da, Carvalho, I. M. de, Silveira, R. M., Bernardo, G. A., Jardim, juliana J., & Neves, M. (2024). Pluralidades no ensino odontológico: relatos da utilização de recursos digitais para abordagens educacionais do racismo e da diversidade. Revista Da ABENO, 24(1), 2232 . https://doi.org/10.30979/revabeno.v24i1.2232

Edição

Seção

Relato de Experiência