Análise da satisfação do paciente com o atendimento odontológico na Clínica de Odontologia da Universidade de Franca
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v10i2.24Palavras-chave:
Avaliação de serviços. Faculdade de Odontologia. Satisfação.Resumo
Para a formação dos cirugiões-dentistas, é de grande importância o atendimento de pacientes durante o período de graduação, por isso, algumas Faculdades oferecem atendimento gratuito a pacientes sob a supervisão de um professor. Muitas avaliações são realizadas para verificar a qualidade do atendimento, no entanto, deixam de lado a visão dos pacientes que exercem um papel fundamental. Tendo em vista a importância do usuário para o processo de ensinoaprendizagem, o objetivo desse trabalho foi avaliar asatisfação dos pacientes com o serviço odontológico prestado pelas clínicas na Universidade de Franca, para assim poder analisar os aspectos do atendimento, e desenvolver novos métodos visando propiciar ao paciente um atendimento adequado e de qualidade. Foram entrevistados 81 pacientes, com o auxílio de um questionário proposto por Davies e Ware Jr. (1982) e adaptado para esta pesquisa, sendo compostas
por 18 questões que permitiram avaliar o acesso, disponibilidade ou conveniência, custo, continuidade, satisfação geral, controle da dor, qualidade, acesso total e índice de satisfação com o atendimento odontológico, através de uma regra de escores. Diante dos resultados apresentados, encontrou-se que a maioria das questões apresentou mais de 70% de respostas positivas, no entanto, o item relativo à satisfação geral, que engloba apenas uma pergunta, onde
o paciente diz se o atendimento poderia ser melhor, recebeu um percentual menor (56%). Pode-se concluir que os pacientes apresentaram-se parcialmente satisfeitos com o atendimento realizados pelas clínicas da Universidade de Franca.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).