Percepções de estudantes de graduação em Odontologia sobre o Sistema de Saúde Brasileiro

Autores

  • Isa Teixeira Sales Universidade Federal do Pará
  • Juliana Melo da Silva Universidade Federal do Pará
  • Ana Maria Martins Brandão Universidade Federal do Pará
  • Liliane Silva Nascimento Universidade Federal do Pará
  • Gustavo Antonio Martins Brandão Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v16i2.265

Palavras-chave:

Educação em Odontologia, Formação de Recursos Humanos, Sistema Único de Saúde.

Resumo

A políticas de saúde bucal prévias à implantação do Sistema Único de Saúde (SUS) eram consideradas excludentes e direcionadas para práticas curativas, onde os indicadores mostravam pouca contribuição na melhoria da saúde bucal. A instituição do SUS possibilitou o direcionamento da saúde pública brasileira para ações preventivas, humanizadas e integradas. O objetivo deste estudo foi analisar o perfil do estudante de Odontologia da Universidade Federal do Pará (UFPA) conforme os interesses profissionais e a atuação no SUS. Foi utilizada uma abordagem indutiva, com procedimento estatístico-comparativo e técnica de observação direta extensiva por meio de questionário. A partir do universo amostral de 478 alunos matriculados do 1º ao 10º semestre, extraiu-se uma amostra de 240 alunos (nível de confiança de 95%). Constatou-se que para 93,8% dos alunos, a construção do SUS é dependente da união dos usuários, governo e profissionais interessados na oferta de melhores serviços. Os mesmos afirmam que a formação em Odontologia na UFPA é direcionada para o trabalho no SUS e que a formação em ciências humanas é importante para o exercício profissional. As disciplinas abordadas e atividades práticas desenvolvidas foram consideradas insufi-cientes para o exercício profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isa Teixeira Sales, Universidade Federal do Pará

Faculdade de Odontologia

Juliana Melo da Silva, Universidade Federal do Pará

Faculdade de Odontologia

Ana Maria Martins Brandão, Universidade Federal do Pará

Faculdade de Odontologia

Liliane Silva Nascimento, Universidade Federal do Pará

Faculdade de Odontologia

Gustavo Antonio Martins Brandão, Universidade Federal do Pará

Faculdade de Odontologia

Referências

Brasil. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. 2ª Conferência Nacional de Saúde Bucal: relatório final. Brasília: Ministério da Saúde; 1993. (Série D. Reuniões e Conferências).

Brasil. Ministério da Saúde. Portaria nº 1444, de 28 de dezembro de 2000. Diário Oficial da União. Brasília, 28 dez. 2000.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Cadernos de atenção básica, n. 17. Brasília: Ministério da Saúde, 2006.

Farias MAV, Moura ERF. Buccal health in the FHP context in the city of Iracema, CE. Rev Odontol UNESP. 2003; 32:131-7.

Brustolin J, Brustolin J, Toassi RFC, Kuhnen M. Perfil do acadêmico de Odontologia da Universidade do Planalto Catarinense - Lages - SC, Brasil. Rev ABENO. 2006; 6:70-6.

Moimaz SAS, Casotti CA, Saliba NA, Garbin CAS. Representação social de acadêmicos de odontologia sobre a área de Odontologia Social. Rev ABENO. 2006; 6:145-9.

Brasil. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. 3ª Conferência Nacional de Saúde Bucal: acesso e qualidade superando exclusão social: relatório final. Brasília: Ministério da Saúde, 2005. (Série D. Reuniões e Conferências).

Morita MC, Kriger L. Mudanças nos cursos de Odontologia e a interação com o SUS. Rev ABENO. 2004; 4:17-21.

Brasil. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Odontologia. Resolução CNE/ CES 3/2002. Diário Oficial da União, Brasília, 04 mar. 2002.

Moysés SJ. Políticas de saúde e formação de recursos humanos em Odontologia. Rev ABENO. 2004; 4:30-7.

Rodrigues RPCB, Saliba NA, Moimaz SAS. Saúde coletiva nas estruturas curriculares dos cursos de Odontologia do Brasil. Rev ABENO. 2006; 6:81-7.

Moimaz SAS, Saliba NA, Garbin CAS, Zina LG, Furtado JF, Amorim JA. Serviço extramuros odontológico: impacto na formação profissional. Pesqui Bras Odontopediatria Clín Integr. 2004; 4:53-7.

Cavalcanti YW, Cartaxo RO, Padilha. WWN. Recursos humanos em Odontologia e a formação para o SUS. 2010; 4: 224-231.

Bastos JMR, Aquilante AG, Almeida BS, Lauris JRP, Bijella VT. Análise do perfil do profissional de cirurgiões-dentistas graduados na Faculdade de Odontologia de Bauru-USP ente os anos de 1996 e 2000. J Appl Oral Sci. 2003; 11:283-9.

Pró-Saúde - Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde Pet-Saúde - Programa de Educação pelo Trabalho. Instrutivo para elaboração dos projetos, 2011.

Downloads

Publicado

12-07-2016

Como Citar

Sales, I. T., Silva, J. M. da, Brandão, A. M. M., Nascimento, L. S., & Brandão, G. A. M. (2016). Percepções de estudantes de graduação em Odontologia sobre o Sistema de Saúde Brasileiro. Revista Da ABENO, 16(2), 69–76. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v16i2.265

Edição

Seção

Artigos