Estratégias criativas no processo ensino-aprendizagem da Radiologia Odontológica

Autores

  • Caroline Polli Santos Universidade Federal do Paraná
  • Camila Machado Costa Universidade Federal do Paraná
  • Ilana Sanamaika Queiroga Bezerra Universidade Federal de Campina Grande
  • Luciana Reichert da Silva Assunção Universidade Federal do Paraná
  • Fernando Henrique Westphalen Universidade Federal do Paraná
  • Ângela Fernandes Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v16i4.287

Palavras-chave:

Ensino. Aprendizagem. Educação em Odontologia.

Resumo

Embora tenha havido avanços na prática da Educação no Brasil, ainda se observa a ocorrência do ensino centrado na figura do professor. Um dos desafios da Educação Superior é criar novos modelos pedagógicos que promovam a capacidade criativa dos estudantes, pois existe um esgotamento do modelo tradicional de ensino. Este estudo teve por objetivo identificar qual estratégia de ensino mais favoreceu o aprendizado da Radiologia Odontológica em uma Universidade brasileira. Foi distribuído um questionário contendo 7 perguntas referentes aos métodos de ensino adotados na disciplina. Participaram 85 acadêmicos (média de idade de 20,1±1,4 anos), dos segundos semestres de 2014 e 2015. Destes, 16 do sexo masculino e 69 do feminino. Os dados foram tabulados e submetidos à análise estatística no programa SPSS™ 20.0. Observou-se que os métodos que mais favoreceram o aprendizado dos alunos e contribuíram para o aumento do interesse dos alunos foram: atividades divertidas (98,8%); aula prática (89,4%); gincana organizada pelos monitores (69,4%); apresentação oral de um artigo científico (62,4%); filme sobre tópico da disciplina (50,6%). Apesar de o ensino centrado no professor ser considerado um modelo desgastado, a aula expositiva, quando mais curta e dinâmica, foi considerada importante ferramenta para o aprendizado, segundo 87,1% dos acadêmicos. Além disso, 98,8% afirmaram que a conduta do professor faz diferença no processo ensino-aprendizagem. Concluiu-se que atividades dinâmicas foram as que mais motivaram o aprendizado dos alunos. O uso de estratégias criativas nas aulas é importante no processo educativo e demonstrou ter sido apreciado pelos alunos.

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Publicado

21-12-2016

Como Citar

Polli Santos, C., Machado Costa, C., Sanamaika Queiroga Bezerra, I., Reichert da Silva Assunção, L., Westphalen, F. H., & Fernandes, Ângela. (2016). Estratégias criativas no processo ensino-aprendizagem da Radiologia Odontológica. Revista Da ABENO, 16(4), 40–50. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v16i4.287

Edição

Seção

Artigos