Vivência da odontologia no PET-Saúde da Família da UFAL. Aprendizado de ações coletivas baseado no ensinopesquisa- extensão acadêmicos

Autores

  • Antonio Carlos de Souza Neto
  • Adeane Loureiro de Almeida
  • Paulo Rosa dos Santos Junior
  • Izabel Maia Novaes

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v11i1.32

Palavras-chave:

Saúde Coletiva. Odontologia. Experiência.

Resumo

O ensino da Odontologia contemporânea pauta-se pelo tripé acadêmico do ensino, da pesquisa e da extensão. Baseando-se nesses princípios, o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) busca fazer a ligação do ensino teórico com a vivência prática, levando os alunos para fora dos muros da faculdade com a extensão, e estimulando-os também a realizar a pesquisa. Assim, o presente trabalho tem como objetivos relatar as atividades desenvolvidas segundo os objetivos do PET-Saúde da Família, as dificuldades e resultados esperados das ações propostas,
assim como apontar as dificuldades encontradas para o seu desenvolvimento. Desde sua implantação até os dias atuais, o PET-Saúde da Família da UFAL realiza seleções anuais de alunos, tendo como pré-requisito a aprovação na disciplina Saúde Coletiva II da grade curricular, além de capacitações teórico-práticas, seguidas do estágio propriamente dito, onde a teoria apreendida seria aplicada à prática. Como resultados podem ser citados a diminuição de procedimentos curativos e aumento dos procedimentos preventivos, o incentivo à pesquisa, a apresentação de trabalhos de vivência em congressos e o despertar do interesse pela carreira acadêmica. Conclui-se que a realidade encontrada nas USF diverge dos conteúdos teóricos apreendidos quando observadas questões relacionadas à cobertura da população, acesso aos Serviços de Saúde, precárias condições de moradia, baixos níveis de escolaridade e de poder aquisitivo, porém conclui-se ainda que o PET-Saúde da Família propõe mudanças nessa situação, fazendo-se presente o acolhimento humanizado do paciente, olhar holístico do ser, tendo a saúde como multifatorial e de tratamento multidisciplinar.

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Como Citar

Souza Neto, A. C. de, Almeida, A. L. de, Santos Junior, P. R. dos, & Novaes, I. M. (2013). Vivência da odontologia no PET-Saúde da Família da UFAL. Aprendizado de ações coletivas baseado no ensinopesquisa- extensão acadêmicos. Revista Da ABENO, 11(1), 16–18. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v11i1.32

Edição

Seção

Artigos