Desenvolvimento e avaliação de um objeto de aprendizagem sobre fatores que interferem na imagem radiográfica

Autores

  • Mísia Radesca Álvares Imgärtchen
  • Renata Graziotin-Soares
  • Diego Machado Ardenghi
  • Vania Regina Camargo Fontanella

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v16i4.325

Palavras-chave:

Educação Odontológica. Tecnologias de Informação e Comunicação. Objeto de Aprendizagem. Radiologia Odontológica.

Resumo

Considerando as dificuldades apresentadas pelos estudantes de odontologia na obtenção de imagens radiográficas de qualidade, o presente estudo teve por objetivos desenvolver e avaliar um objeto de aprendizagem (OA) no qual o usuário possa simular exposições radiográficas, modificando os fatores que interferem na qualidade da imagem radiográfica. Para este estudo exploratório descritivo, 48 radiografias periapicais foram obtidas da região posterior de uma mandíbula humana seca, com diferentes combinações de kVp/mA, sensibilidade do filme, distância focal e tempo de exposição. A cada imagem foi atribuído um texto sobre sua qualidade, aplicabilidade ao diagnóstico e, se necessário, sugestões ou questões sobre ajustes requeridos. Na tela do OA os estudantes podem simular situações combinando os diferentes fatores até que obtenham o melhor resultado.  Para a avaliação do OA, 64 alunos de graduação foram divididos em dois grupos. Todos os alunos participaram da aula teórica e realizaram um teste. Na semana seguinte o Grupo 1 executou exercícios práticos e o Grupo 2 utilizou o OA, ambos respondendo a um segundo teste. Na terceira semana os grupos inverteram as atividades e foi aplicado o terceiro teste. Um questionário aberto foi respondido por todos os alunos com intuito de avaliar qualitativamente o OA. Não houve diferença estatisticamente significante quanto aos acertos nos testes entre os grupos. O OA não melhorou o desempenho dos estudantes em testes, porém foi considerado como uma metodologia muito boa, que estimula o aprendizado. A utilização do OA somou-se aos exercícios práticos, melhorando no aprendizado dos fatores que podem interferir na imagem radiográfica.

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Publicado

21-12-2016

Como Citar

Imgärtchen, M. R. Álvares, Graziotin-Soares, R., Ardenghi, D. M., & Fontanella, V. R. C. (2016). Desenvolvimento e avaliação de um objeto de aprendizagem sobre fatores que interferem na imagem radiográfica. Revista Da ABENO, 16(4), 114–124. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v16i4.325

Edição

Seção

Artigos