Formação profissional em odontologia: percepção discente da interação curricular

Autores

  • Mariana Gabriel
  • Elisa Emi Tanaka

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v11i1.33

Palavras-chave:

Educação em Odontologia. Avaliação Educacional. Estudantes de Odontologia.

Resumo

Há algum tempo se faz necessária à mudança nos currículos de odontologia do Brasil, com um modelo de ensino voltado ao mercado de trabalho na qual o estudante tenha a excelência técnica associada a um pensamento crítico. Em 2005 ocorreu a mudança do currículo tradicional para o transdisciplinar na Universidade Estadual de Londrina, orientados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais de 2002 o qual almeja que o estudante consiga articular conceitos e necessidades específicas de cada caso. Com o objetivo de avaliar qual a percepção discente da mudança curricular ocorrida foi aplicado um questionário com questões extraídas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - ENADE aos estudantes do quinto ano do Curso de Odontologia da primeira e segunda turma do currículo transdisciplinar e a última turma do currículo tradicional (n = 148). Os resultados
foram analisados e quantificados pelo software estatístico SPSS versão 15.0 e Excel 2007 que possibilitou cruzar os dados das três turmas e fazer uma análise comparativa e nesse momento de renovação as variações entre as turmas foram pertinentes para apontar algumas mudanças ocorridas, como por exemplo, o avanço na atuação em conjunto com outras áreas profissionais, maior compreensão de processos,
tomada de decisão e resolução de problemas no âmbito de sua área de atuação. Esses avanços não se devem apenas a mudança metodológica, mas a uma transformação na cultura pedagógica da instituição que ainda está em fase de construção por meio de ações que visam orientar adequações necessárias para um efetivo currículo integrado.

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Como Citar

Gabriel, M., & Tanaka, E. E. (2013). Formação profissional em odontologia: percepção discente da interação curricular. Revista Da ABENO, 11(1), 19–22. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v11i1.33

Edição

Seção

Artigos