A plataforma Moodle no treinamento de estudantes de Odontologia na avaliação de restaurações classe II em resina composta

Autores

  • Eliane Cristina Gava Pizi Universidade do Oeste Paulista http://orcid.org/0000-0002-8750-7669
  • Ana Beatriz Millan Sasso UNOESTE
  • Millena Queiroz Cavalheiro UNOESTE
  • Thiago Henrique Scarabello Stape UNOESTE
  • Claudia de Oliveira Lima Coelho UNOESTE
  • Graziela Ávila Prado Galhano UNOESTE

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v17i1.355

Palavras-chave:

Resinas Compostas. Restauração Dentária Permanente. Falha de Restauração Dentária. Educação Superior.

Resumo

O objetivo do estudo foi analisar o padrão de conduta de acadêmicos de Odontologia frente a restaurações classe II em resina composta cuja situação clínica seja de caráter duvidoso. Deste modo, pode-se detectar dificuldades comuns dos estudantes na tomada de decisão da conduta clínica, por meio de critérios de avaliação padronizados, bem como aperfeiçoar uma metodologia auxiliar de ensino digital baseada na plataforma Moodle. Participaram da pesquisa 65 estudantes da disciplina de Dentística que já haviam recebido treinamento teórico sobre critérios clínicos para avaliação de restaurações conforme FDI (World Dental Federation). A coleta de dados foi feita por meio de questionários disponíveis no site Aprender Unoeste (plataforma Moodle). Os estudantes analisaram 22 imagens de restaurações classe II em resina composta disponíveis no site observando os seguintes itens: parâmetros estéticos (brilho superficial, manchamento superficial e marginal, correspondência de cor e translucidez), parâmetros funcionais (fratura do material e retenção, adaptação marginal, forma anatômica proximal/contorno) e parâmetros biológicos (recorrência de cáries e integridade dental). A média de acertos dos alunos foi 6,3±0,7 (sobre pontuação máxima = 10), sendo que os parâmetros estéticos apresentaram menor percentual de acertos. Após o preenchimento do questionário os estudantes obtinham o feedback imediato de suas avaliações, tendo então a possibilidade de verificar seus erros e qual seria a resposta adequada. O estudo detectou  dificuldades dos estudantes de Odontologia na análise de restaurações em resina composta e possibilitou que estes adquirissem experiência visual clínica, desenvolvendo seu senso crítico, como auxílio de novas metodologias de ensino-aprendizagem.

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Biografia do Autor

Eliane Cristina Gava Pizi, Universidade do Oeste Paulista

Doutora em Clínica Odontológica/ Unicamp. Professora do Departamento de Clínica Odontológica da Faculdade de Odontologia da UNOESTE. Professora do mestrado em Clínica Odontológica - Unoeste

Ana Beatriz Millan Sasso, UNOESTE

Graduada pela Faculdade de Odontologia da UNOESTE

Millena Queiroz Cavalheiro, UNOESTE

Graduada pela Faculdade de Odontologia da UNOESTE

Thiago Henrique Scarabello Stape, UNOESTE

Doutor em Clínica Odontológica/ Unicamp. Departamento de Clínica Odontológica da Faculdade de Odontologia da UNOESTE

 

Claudia de Oliveira Lima Coelho, UNOESTE

Mestre em Educação/Unoeste. Departamento de Clínica Odontológica da Faculdade de Odontologia da UNOESTE

Graziela Ávila Prado Galhano, UNOESTE

Pós-Doutora/ UNESP. Departamento de Clínica Odontológica da Faculdade de Odontologia da UNOESTE.

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Publicado

13-03-2017

Como Citar

Gava Pizi, E. C., Sasso, A. B. M., Cavalheiro, M. Q., Stape, T. H. S., Coelho, C. de O. L., & Galhano, G. Ávila P. (2017). A plataforma Moodle no treinamento de estudantes de Odontologia na avaliação de restaurações classe II em resina composta. Revista Da ABENO, 17(1), 45–54. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v17i1.355

Edição

Seção

Artigos