Ensinando e aprendendo radiologia oral via mídia social WhatsApp

Autores

  • Glaucia Nize Martins Santos UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
  • André Ferreira Leite
  • Paulo Tadeu de Souza Figueiredo
  • Nilce Santos de Melo

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v17i1.356

Palavras-chave:

Rede Social. Educação. Comunicação. Radiologia. Odontologia.

Resumo

Mídias sociais podem ser definidas como um grupo de aplicativos baseados em Internet que permitem a criação e troca de conteúdos gerados pelo usuário de forma bastante expandida. A facilidade de as mídias sociais serem acessadas em dispositivos móveis encoraja educadores da área de saúde a compartilhar nessas mídias conteúdos que vão além da sala de aula. O objetivo desse estudo foi introduzir a mídia social WhatsApp como uma ferramenta de ensino no curso de Radiologia Oral. Como segundo objetivo, as atitudes dos estudantes ao utilizar essa nova ferramenta durante a graduação em Odontologia foram avaliadas. No primeiro semestre de 2016, quizzes semanais foram disponibilizados em um grupo de discussão no WhatsApp, criado com 30 alunos do segundo ano de Odontologia da Universidade de Brasília. Os quizzes eram compostos por uma imagem radiográfica ou tomográfica de um caso clínico real e uma questão de múltipla escolha. Ao final do semestre, avaliou-se o comportamento dos estudantes por um questionário de satisfação. O estudo mostrou que os alunos têm atitude positiva em relação ao uso do WhatsApp e o consideraram útil para auxiliar o aprendizado de Radiologia Oral. Em conclusão, essa tecnologia é capaz de aprimorar a forma como os conteúdos são ensinados, desde que os educadores estejam preparados para desenvolver melhores ambientes de aprendizado e os estudantes estejam conscientes sobre o potencial uso das mídias sociais para educação.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Glaucia Nize Martins Santos, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

Universidade de Brasília

Departamento de Odontologia

Referências

Kaplan A, Haenlein M. Users of the world, unite! The challenges and opportunities of social media. Bus Horizons. 2010;53:59-68.

Gupta B, Koo Y. Applications of mobile learning in higher education: An empirical study. Int J Educ Dev Using Inf Commun Technol. 2010;6(3):75-85.

Mosa A, Yoo I, Sheets L. A systematic review of healthcare applications for smartphones. BMC Med Inform Decis Mak. 2012;12:67.

Johnson L, Levine A, Smith R, Stone S. The 2010 Horizon Report. Austin, TX: The New Media Consortium; 2010.

Chickering A, Gamson Z. Seven principles for good practice in undergraduate education. American Association for Higher Education. 1987.

Michael J. Where’s the evidence that active learning works? Adv Physiol Educ. 2006; 30(4):159-67.

Crook C, Fisher T, Graber R, Harrison C, Lewin C, Cummings J, et al. Implementing Web 2.0 in secondary schools: impacts, barriers, and issues. United Kingdom: Becta; 2008. 139 p.

Cormode G, Krishnamurthy B. Key differences between Web 1.0 and Web 2.0. First Monday 2008;13(6):1-17.

Regenberg A. Tweeting science and ethics: Social media as a tool for constructive public engagement Am J Bioeth. 2010;10(5):30-1.

Khatoon B, Hill K, Walmsley A. Instant Messaging in Dental Education. J Dent Educ. 2015;79(12):1471-8.

Yeboah J, Ewur G. The impact of WhatsApp messenger usage on students performance in Tertiary Institutions in Ghana. J Educ Pract. 2014;5(6):157-64.

Nkenke E, Vairaktaris E, Bauersachs A, Eitner S, Budach A, Knipfer C, et al. Spaced education activates students in a theoretical radiological science course: a pilot study. BMC Med Educ. 2012;12(32). (cited 2016 July, 15). Available from: http://www. biomedcentral.com/1472-6920/12/32.

Makoe M. Exploring the use of MXit: A cell phone social network to facilitate learning in distance education. Open Learning 2012;25 (3):251-7.

Nicholson S. Socialization in the “Virtual Hallway”: Instant messaging in the asynchronous web-based distance education classroom Internet and Higher Education 2002;5(4):363-72.

Dewah P, Mutula S. Mobile phone access and use among students at the National University of Technology (NUST) Bulawayo, Zimbabwe: Implications for academic integrity Innovation. Journal of Appropriate Librarianship and Information Work in Southern Africa: Information Ethics 2013;46:150-65.

McCambridge J, Witton J, Elbourne DR. Systematic review of the Hawthorne effect: New concepts are needed to study research participation effects. J Clin Epidemiol. 2014; 67(3):267-77.

Gonzalez S, Gadbury-Amyot C. Using Twitter for Teaching and Learning in an Oral and Maxillofacial Radiology Course. J Dent Educ. 2016;80(2):149-55.

November A, Mull B. How Twitter can be used as a powerful educational tool Creative Commons: NovemberLearning.com; 2012 [cited 2016 July, 15].

Valachovic RW. Commission on change and innovation in dental education. ADEA Charting Progress. 2006.

Stein CD, Eisenberg ES, O'Donnell JA, Spallek H. What dental educators need to understand about emerging technologies to incorporate them effectively into the educational process. J Dent Educ. 2013;78(4):520-9.

Nielsen J. College students on the web. [Internet}. 2010 (cited 2016 Jun 28). Available from: www.nngroup.com /articles/college-students-on-the-web/.

Levy S. (Some) attention must be paid! Carrying a Black-Berry is admitting that your commitment to your current activity is only partial. Newsweek. 2006 March 27:16.

Fuchs C, Hofkirchner W, Schafranek M, Raffl C, Sandoval M, Bichler R. Theoretical foundations of the web: cognition, communication, and cooperation - towards an understanding of web 1.0, 2.0, 3.0. Future Internet 2010;2(1):41-59.

Willemse JJ, Bozalek V. Exploration of the affordances of mobile devices in integrating theory and clinical practice in an undergraduate nursing programme. Curationis 2015;38(2):Art. #1510, 10 pages.

Chretien K, Greyson S, Chretien J, Kind T. Online posting of unprofessional content by medical students. JAMA. 2009;302(12) :1309-15.

Downloads

Publicado

13-03-2017

Como Citar

Santos, G. N. M., Leite, A. F., Figueiredo, P. T. de S., & Melo, N. S. de. (2017). Ensinando e aprendendo radiologia oral via mídia social WhatsApp. Revista Da ABENO, 17(1), 16–25. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v17i1.356

Edição

Seção

Artigos