Integração Acadêmica e Multiprofissional no Pet-Saúde: Experiências e Desafios
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v11i1.37Palavras-chave:
Programa Saúde da Família. Educação Superior. Sistema Único de Saúde.Resumo
O objetivo deste estudo foi descrever as experiências da equipe de trabalho do PET-Saúde desenvolvidas na Unidade Básica de Saúde Independência I. Trata-se de um relato de experiência retrospectivo, descritivo e inovador por possibilitar transcorrer sobre o tema da integração acadêmica e multiprofissional no PET-Saúde. As atividades foram desenvolvidas pelos acadêmicos e preceptores dos cursos de
ciências biológicas, educação física, enfermagem, medicina e odontologia. O trabalho multidisciplinar visou ao atendimento integral, que foi ofertado por meio de serviços de promoção da saúde e prevenção de doenças, com vistas à melhoria da qualidade de vida dos usuários. Dentre as ações realizadas, destacam-se a realização interdisciplinar de grupos de
educação em saúde, visitas domiciliares e atendimento clínico. Como desafios, a equipe encontrou a incompatibilidade curricular e a falta de um projeto político-pedagógico consistente que favoreça a atuação multiprofissional. Para superar essas dificuldades, foram realizados planejamentos prévios das ações a serem desenvolvidas, assim como a correspondência de horários disponíveis, a fim de a equipe melhor se preparar para execução das atividades, realizando a troca de experiências e compartilhamento do conhecimento acadêmico. Conclui-se que apesar dos avanços na construção da formação multiprofissional, os desafios só serão superados após
plena integração entre os cursos das ciências da saúde de modo a permitir a maior compatibilidade e flexibilidade curricular.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).