Análise da prescrição de radiografias por acadêmicos de Odontologia de uma universidade pública brasileira e desenvolvimento de um modelo didático
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v17i3.373Palavras-chave:
Radiografia Panorâmica, Raio X, Diagnóstico Oral, RadiografiaResumo
A elaboração do diagnóstico correto e tratamento adequado é um dos maiores desafios que o cirurgião-dentista enfrenta na prática clínica. As radiografias são exames complementares neste processo, fornecendo informações importantes, e a radiografia panorâmica se destaca pela grande área examinada e pequena dose de radiação. O princípio da Justificação na Portaria SVS/MS nº 453/98 afirma que os exames devem apresentar um motivo para exposição do paciente à radiação X. Objetivou-se analisar as prescrições de exames radiográficos por acadêmicos de Odontologia, encaminhadas ao Setor de Radiologia Odontológica da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) quanto às informações fornecidas e à justificação da exposição. Tratou-se de um estudo observacional transversal baseado em dados secundários. Foram utilizadas todas as solicitações de exames recebidos e executados no setor de Radiologia da UFES, no período de janeiro de 2013 a dezembro de 2015. Foram analisadas 1251 solicitações de exames radiográficos sendo que 1174 eram referentes a exames panorâmicos. Constatou-se que a maior parte dos pacientes era do gênero feminino, 48,5% das solicitações não foram datadas, apenas 15,8% possuíam registro da suspeita clínica, sendo que dessas 58,68% traziam como justificativa “para fins de diagnóstico”. Também foi observado que 92,1% estavam assinadas, 91,9% foram carimbadas, 53,2% das solicitações eram manuscritas e a disciplina que mais solicitou foi a Estomatologia. Em conclusão, ficou clara a necessidade de serem reforçados os conteúdos sobre a forma correta de se prescrever um exame complementar no curso de graduação.
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