Análise da prescrição de radiografias por acadêmicos de Odontologia de uma universidade pública brasileira e desenvolvimento de um modelo didático

Autores

  • Rafael Mendes Del Queiroz Universidade Federal do Espírito Santo/UFES http://orcid.org/0000-0002-6298-0118
  • Wellen Góbi Botacin Universidade Federal do Espírito Santo/UFES
  • Adriana Lira Ortega Universidade Cruzeiro do Sul/UNICSUL
  • Mariana Ferreira Leite União Metropolitana para o Desenvolvimento da Educação e Cultura/UNIME
  • Teresa Cristina Rangel Pereira Universidade Federal do Espírito Santo/UFES
  • Sergio Lins de-Azevedo-Vaz Universidade Federal do Espírito Santo/UFES

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v17i3.373

Palavras-chave:

Radiografia Panorâmica, Raio X, Diagnóstico Oral, Radiografia

Resumo

A elaboração do diagnóstico correto e tratamento adequado é um dos maiores desafios que o cirurgião-dentista enfrenta na prática clínica. As radiografias são exames complementares neste processo, fornecendo informações importantes, e a radiografia panorâmica se destaca pela grande área examinada e pequena dose de radiação. O princípio da Justificação na Portaria SVS/MS nº 453/98 afirma que os exames devem apresentar um motivo para exposição do paciente à radiação X. Objetivou-se analisar as prescrições de exames radiográficos por acadêmicos de Odontologia, encaminhadas ao Setor de Radiologia Odontológica da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) quanto às informações fornecidas e à justificação da exposição. Tratou-se de um estudo observacional transversal baseado em dados secundários. Foram utilizadas todas as solicitações de exames recebidos e executados no setor de Radiologia da UFES, no período de janeiro de 2013 a dezembro de 2015. Foram analisadas 1251 solicitações de exames radiográficos sendo que 1174 eram referentes a exames panorâmicos. Constatou-se que a maior parte dos pacientes era do gênero feminino, 48,5% das solicitações não foram datadas, apenas 15,8% possuíam registro da suspeita clínica, sendo que dessas 58,68% traziam como justificativa “para fins de diagnóstico”. Também foi observado que 92,1% estavam assinadas, 91,9% foram carimbadas, 53,2% das solicitações eram manuscritas e a disciplina que mais solicitou foi a Estomatologia. Em conclusão, ficou clara a necessidade de serem reforçados os conteúdos sobre a forma correta de se prescrever um exame complementar no curso de graduação.

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Biografia do Autor

Rafael Mendes Del Queiroz, Universidade Federal do Espírito Santo/UFES

Graduando em Odontologia da Universidade Federal do Espírito Santo/UFES

Wellen Góbi Botacin, Universidade Federal do Espírito Santo/UFES

Graduanda em Odontologia da Universidade Federal do Espírito Santo/UFES

Adriana Lira Ortega, Universidade Cruzeiro do Sul/UNICSUL

Professora de Odontologia da Universidade Cruzeiro do Sul/UNICSUL

Mariana Ferreira Leite, União Metropolitana para o Desenvolvimento da Educação e Cultura/UNIME

Professora de Odontologia da União Metropolitana para o Desenvolvimento da Educação e Cultura/UNIME

Teresa Cristina Rangel Pereira, Universidade Federal do Espírito Santo/UFES

Professora do Departamento de Clínica Odontológica da Universidade Federal do Espírito Santo/UFES

Sergio Lins de-Azevedo-Vaz, Universidade Federal do Espírito Santo/UFES

Professor do Departamento de Clínica Odontológica da Universidade Federal do Espírito Santo/UFES

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Publicado

15-09-2017

Como Citar

Mendes Del Queiroz, R., Góbi Botacin, W., Lira Ortega, A., Ferreira Leite, M., Rangel Pereira, T. C., & de-Azevedo-Vaz, S. L. (2017). Análise da prescrição de radiografias por acadêmicos de Odontologia de uma universidade pública brasileira e desenvolvimento de um modelo didático. Revista Da ABENO, 17(3), 100–109. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v17i3.373

Edição

Seção

Artigos