Acidentes ocupacionais com material biológico em Odontologia: uma responsabilidade no ensino

Autores

  • Seani Neumann de Paiva Universidade Federal do Espírito Santo. http://orcid.org/0000-0002-0766-6839
  • Wanessa Christine de Souza Zaroni Universidade Cruzeiro do Sul.
  • Mariana Ferreira Leite Universidade Cruzeiro do Sul.
  • Patricia Rocon Bianchi Universidade São Leopoldo Mandic.
  • Teresa Cristina Rangel Pereira Universidade Federal do Espírito Santo.

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v17i3.388

Palavras-chave:

Exposição a Agentes Biológicos. Riscos Ocupacionais. Prevenção de Acidentes. Estudantes de Odontologia. Notificação de Acidentes de Trabalho.

Resumo

Durante a graduação em Odontologia o aluno enfrenta situações que podem causar danos à própria saúde, visto que estão expostos a diversos riscos ocupacionais com material biológico. Com o intuito de contribuir com dados que auxiliem na formação acadêmica, propõe-se verificar a ocorrência, as características dos acidentes com material biológico, o conhecimento e a aplicação de ações preventivas e condutas pós-exposição. Trata-se de uma pesquisa observacional, transversal e descritiva utilizando um questionário de autopreenchimento aplicado a 195 estudantes do curso de Odontologia que tenham contato com procedimentos clínicos. Dos entrevistados, 23,6% sofreram acidentes ocupacionais, com predomínio do sexo feminino (78,3%), frequentemente acometendo as mãos (66,7%), e a maioria causados por sonda exploradora (30,1%). Observou-se que 34,9% sofreram acidentes percutâneos, somente 18,7% procurou auxílio médico e 6,3% relataram não usar equipamentos de proteção individual (EPI) no momento do acidente. Lavar o local afetado com água e sabão (54,7%) foi a principal conduta pós-exposição. A ocorrência de acidentes frente ao contato com material contaminado desperta atenção devido ao uso incompleto ou não uso de EPI, além da pouca procura por atendimento médico após os acidentes. Os acadêmicos relataram ter conhecimento da legislação relacionada à saúde do trabalhador e de como proceder em caso de acidentes ocupacionais. É necessário o desenvolvimento de estratégias de ensino que incluam uma supervisão mais eficaz, medidas que motivem a atenção para redução dos acidentes ocupacionais e o aumento da notificação de casos, de maneira contínua

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Biografia do Autor

Seani Neumann de Paiva, Universidade Federal do Espírito Santo.

Graduada em Odontologia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atualização em Prótese Dentária pela Associação Brasileira de Odontologia do Espírito Santo.

Wanessa Christine de Souza Zaroni, Universidade Cruzeiro do Sul.

Doutora em Odontologia pela USP, Professora assistente da Universidade Cruzeiro do Sul.

Mariana Ferreira Leite, Universidade Cruzeiro do Sul.

Doutora em Odontologia pela USP, Professora assistente da Universidade Cruzeiro do Sul.

Patricia Rocon Bianchi, Universidade São Leopoldo Mandic.

Doutora em Clínica Odontológica pela Universidade São Leopoldo Mandic.

Teresa Cristina Rangel Pereira, Universidade Federal do Espírito Santo.

Doutoranda em Odontopediatria pela UNICSUL. Professora Adjunto C-3 do Departamento de Clínica Odontológica. Centro de Ciências da Saúde. Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, Espírito Santo, Brasil.

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Publicado

15-09-2017

Como Citar

Neumann de Paiva, S., de Souza Zaroni, W. C., Ferreira Leite, M., Rocon Bianchi, P., & Rangel Pereira, T. C. (2017). Acidentes ocupacionais com material biológico em Odontologia: uma responsabilidade no ensino. Revista Da ABENO, 17(3), 76–88. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v17i3.388

Edição

Seção

Artigos