Perfil dos egressos do curso de Odontologia da Universidade Estadual do Piauí
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v18i1.392Palavras-chave:
Odontologia. Educação Superior. Mercado de Trabalho.Resumo
Devido às constantes transformações no processo de atuação no mercado de trabalho da Odontologia, conhecer o perfil do egresso de uma instituição contribui para traçar as transformações, tendências e necessidades na profissão, além de poder orientar decisões do curso. Pesquisou-se o perfil do Cirurgião-Dentista formado na Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Campus Alexandre Alves de Oliveira, Parnaíba-PI, com o objetivo de avaliar a trajetória profissional dos egressos concluintes do período de 2004-2 a 2014-2, por meio de questionário com informações sobre dados pessoais, perfil socioeconômico e demográfico, campo de atuação e formação acadêmica. Observou-se que a maioria dos egressos é do gênero feminino, na faixa etária entre 20 e 30 anos e trabalha no setor público. Quanto à Pós-Graduação, a Ortodontia foi a especialização mais citada. Grande parte atua no Piauí, sendo que o maior número de profissionais atua no interior do estado. Fazem, em média, 20 a 60 consultas por semana e a maioria não trabalha com convênios ou credenciamentos. Além disso, a média salarial é de até 10 salários mínimos e a maioria relata estar satisfeita financeiramente e com sua formação acadêmica. No entanto, apontaram a disciplina “Gerenciamento, Administração e Marketing na Odontologia” necessária para melhorar a matriz curricular do curso.Downloads
Referências
Pinheiro VC, Menezes LMB, Aguiar ASW, Moura WVB, Almeida MEL, Pinheiro FMC. Inserção dos egressos do curso de odontologia no mercado de trabalho. RGO. 2011;59(2):277-83.
Morita MC, Haddad AE, Araújo ME. Perfil atual e tendências do cirurgião dentista brasileiro. Maringá: Dental Press; 2010, 95p.
Cruvinel VRN, Franco EJ, Bezerra L, Alves MM, Miranda AF, Carvalho DR. A formação do cirurgião-dentista generalista na Universidade Católica de Brasília. Rev ABENO. 2010;10(2):12-9.
Saliba NA, Moimaz SAS, Prado RL, Garbin CAS. Percepção do cirurgião-dentista sobre formação profissional e dificuldades de inserção no mercado de trabalho. Rev Odontol UNESP. 2012; 41(5):297-304.
Mestriner SF, Sanches GL, Bulgarelli AF, Mestriner Junior W. Egressos do curso de odontologia: representações sociais de uma experiência extramuros. Saúde Transf Soc. 2014;5(3):25-33.
Brasil. Ministério da Educação. Sistema nacional de avaliação da educação superior – SINAES, 2011. [Acesso em 30 mar. 2015]. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/ superior-sinaes.
Parizotto JOL, Imparato JCP, Novaes TF. Perfil profissional do egresso do programa de pós-graduação em odontopediatria da Faculdade de Odontologia da USP-São Paulo. Rev ABENO. 2015;15(1):48-54.
Latreille AC, Machado Sobrinho S, Warmling AMF, Ribeiro DM, Amante CJ. Perfil socioeconômico dos graduandos em Odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Rev ABENO. 2015;15 (1):86-96.
Granja GL, Santos TL, Mariz RC, Araki MT, Vieira e Souza S, Nunes JMFF, et al. Perfil dos estudantes de graduação em odontologia: motivações e expectativas da profissão. Rev ABENO. 2016;16(4):107-13.
Nunes MF, Leles CR, Gonçalves MM. Gênero e escolha por especialidades odontológicas: estudo com egressos de uma universidade pública. ROBRAC. 2010;19 (49):142-5.
Mialhe FL, Furuse R, Gonçalo CS. Perfil profissional de uma amostra de egressos da Faculdade de Odontologia de Piracicaba. UFES Rev Odontol. 2008;10(2):31-6.
dos Santos BR, Gonzales PS, Carrer FCA, Araújo MA. Perfil e expectativas dos ingressantes da Faculdade de Odontologia da USP: uma visão integrada com as diretrizes curriculares nacionais e o sistema único de saúde. Rev ABENO. 2015;15 (1):28-37.
Paranhos LR, Ricci ID, Scanavini MA, Bérzin F, Ramos AL. Análise do mercado de trabalho odontológico na região Sul do Brasil. RFO UPF. 2009;14(1):7-13.
Nicolielo J, Bastos JRM. Satisfação profissional do cirurgião dentista conforme tempo de formado. Rev Fac Odontol Bauru. 2002;10(2):69-74.
Baur G, Cardoso M B, Spiger V, Amante CJ. Perfil empreendedor dos estudantes de odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Rev ABENO. 2016;16 (2):77-82.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).