Formadores em odontologia: perfil profissional, pós-graduação e conhecimentos sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs)

Autores

  • Mariangela Silva de Matos
  • Robinson Moreira Tenório
  • Maria Isabel Pereira Vianna

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v10i1.4

Palavras-chave:

Educação superior. Odontologia. Formação docente.

Resumo

A tendência atual de renovação do ensino superior no Brasil evidencia a necessidade de estudos dirigidos para a formação pedagógica dos professores com abordagens teórico-metodológicas capazes de compreender as especificidades dos sujeitos dessa prática. Assim, buscou-se identificar em dois cursos de odontologia da Bahia, o perfil dos professores, a auto-percepção sobre a influência da pós-graduação em sua formação docente e os seus conhecimentos acerca das DCNs. Realizou-se entrevistas não-diretivas, interpretadas pela análise de conteúdo, a qual foi sustentada por um referencial teórico que trata da formação pedagógica do professor e das políticas públicas de educação. A quase totalidade dos professores reconhece as limitações da pós-graduação no que se refere à formação pedagógica, evidenciando os saberes oriundos da experiência, e a maioria deles desconhece ou têm informações superficiais sobre as DCNs.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Matos, M. S. de, Tenório, R. M., & Vianna, M. I. P. (2013). Formadores em odontologia: perfil profissional, pós-graduação e conhecimentos sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). Revista Da ABENO, 10(1), 19–28. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v10i1.4

Edição

Seção

Artigos