Maquiagem como estratégia de ensino e pesquisa em Odontologia Legal: relato de experiência

Autores

  • Mário Marques Fernandes Departamento de Odontologia Social, Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil.
  • Juan Antonio Cobo Plana Instituto Médico Legal de Aragón, Zaragoza, Espanha
  • Fernanda Capurucho Horta Bouchardet Departamento de Odontologia, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, Brasil.
  • Nelson Massanobu Sakaguti Departamento de Odontologia Social, Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil
  • Gabriela Cauduro Rosa Departamento de Odontologia Social, Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil
  • Rosane Pérez Baldasso Seção de Perícias em Áudio e Imagens, Departamento de Criminalística, Instituto-Geral de Perícias do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil. Departamento de Odontologia Social, Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil
  • Rogério Nogueira Oliveira Departamento de Odontologia Social, Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v17i2.410

Palavras-chave:

Avaliação de Danos. Metodologias de Avaliação de Danos. Odontologia Legal. Estética. Responsabilidade Legal.

Resumo

O ensino da valoração de danos odontológicos pós-traumáticos é ministrado, em muitas situações, de forma teórica e ilustrativa com imagens projetadas, distanciando o aluno da vivência prática desse conteúdo. Por esse motivo, a simulação de lesões por meio de maquiagem pode auxiliar o ensino desse tema e também pesquisas, considerando, por exemplo, a necessidade de comparar a vítima de trauma com o seu estado anterior. O objetivo deste artigo é relatar uma experiência docente junto à graduação em Odontologia na Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, evidenciando o potencial uso da simulação realística com maquiagem no ensino da valoração de danos pós-traumáticos e incitando a possível utilização em pesquisas na área de Odontologia Legal. Trata-se de uma metodologia inovadora, com perspectiva promissora no campo da Odontologia Legal.

Downloads

Referências

Haddad AE, Laganá DC, Assis EQ, Morita MC, Toledo AO, Rode SM, et al. A aderência dos cursos de graduação em Odontologia às Diretrizes Curriculares Nacionais. In: Ministério da educação. A aderência dos cursos de graduação em Enfermagem, Medicina e Odontologia às Diretrizes Curriculares Nacionais. Brasília; 2006. 119-152. [Acesso em 27 set. 2016]. Disponível em: http://abeno.org.br/ arquivos/downloads/download_20111215103241.pdf.

Beaini TL, Zanin AA, Miranda GE, Flores M, Curi JP, Melani RFH. Dinâmica de perícia em local de crime na disciplina de Odontologia Forense da FO-USP. Rev Grad USP. 2016; 1(1):77-82.

Oliveira RN, Mazzilli, LEN. Fomentando o olhar crítico da realidade odontológica. In: Anais do PBL2016 International Conference. São Paulo; 2016. p. 41.

Pywell MJ, Evgeniou E, Highway K, Pitt E, Estela CM. High fidelity, low cost moulage as a valid simulation tool to improve burns education. Burns. 2016 Jun;42(4):844-52.

Wang S, Seelaus R, Rea CA, Hernandez C. Use of melanoma simulation model in a dermatology objective structured clinical examination station. Med Teach. 2015 Feb;37(2):202-3.

Fernandes MM, Cobo Plana JA, Bouchardet FHC, Michel-Crosato E, Oliveira RN. Validação de instrumento para análise do dano estético no Brasil. Saúde Debate. 2016; 40(108):118-30.

Brandão CFS, Collares CF, Marin HF. A simulação realística como ferramenta educacional para estudantes de Medicina. Sci Med. 2014; 24(2):187-92.

Plana JAC. La valoración del daño a las personas por accidentes de tráfico. Barcelona: Bosch; 2010, p 635-706.

Smith-Stoner M. Using moulage to enhance educational instruction. Nurse Educ. 2011; 36(1):21-4.

Fernandes MM, Baldasso RP, Sakaguti N, Bouchardet FCH, Plana JAC, Oliveira RN. Como justificar a ausência de dano estético? Relato de perícia civil odontológica. RBOL. 2017; 4(1):114-21.

Garg A, Haley HL, Hatem D. Modern moulage: evaluating the use of 3-dimensional prosthetic mimics in a dermatology teaching program for second-year medical students. Arch Dermatol. 2010; 146(2):143-6.

Queiroz JRC; Oliveira MFJ; Souza DMC; Araújo ALLS; Fuscella MAP. Aprendizagem por projeto e inovação tecnológica: união por competências. Rev ABENO. 2016; 16(2):2-6.

Brites AN, Pithan SA, Nunes MF, Brites IF. Odontologia Legal no ensino superior do Estado do Rio Grande do Sul. Rev ABENO. 2016; 16(3):36-45.

Lino-Júnior HL, Gabriel M, Daruge-Junior E, Silva RHA. Ensino de Odontologia Legal no Brasil: um convite à reflexão. Rev ABENO. 2015; 15(2):38-46.

Downloads

Publicado

19-06-2017

Como Citar

Fernandes, M. M., Plana, J. A. C., Bouchardet, F. C. H., Sakaguti, N. M., Rosa, G. C., Baldasso, R. P., & Oliveira, R. N. (2017). Maquiagem como estratégia de ensino e pesquisa em Odontologia Legal: relato de experiência. Revista Da ABENO, 17(2), 32–38. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v17i2.410

Edição

Seção

Artigos