Metodologia da Problematização e Aprendizagem Baseada em Problemas na Odontologia: análise bibliométrica dos trabalhos apresentados nas Reuniões da SBPqO

Autores

  • Niebla Bezerra de Melo Universidade estadual da Paraíba
  • José de Alencar Fernandes Neto Universidade Estadual da Paraíba
  • Maria Helena Chaves de Vasconcelos Catão Universidade Estadual da Paraíba
  • Patrícia Meira Bento Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v17i2.413

Palavras-chave:

Aprendizagem Baseada em Problemas. Odontologia. Ensino. Aprendizagem. Pesquisa em Odontologia.

Resumo

Este estudo teve como objetivo investigar a produção científica brasileira sobre Metodologia da Problematização (MP) e Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) na Odontologia. Tratou-se de uma pesquisa transversal, com abordagem quantitativa, a partir de dados secundários. Para tal, realizou-se uma análise bibliométrica dos resumos apresentados nas últimas dez Reuniões da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica – SBPqO (2007-2016). A pesquisa dos trabalhos procedeu-se através da seguinte estratégia: localização da sigla “PBL” ou do fragmento “problem” entre os resumos publicados nos anais do evento. Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, dos 902 resumos encontrados, excluiu-se 890, permanecendo apenas 12 resumos. Desses, 9 (75,0%) foram pesquisas realizadas em universidades públicas, 8 (66,7%) na região Sudeste do Brasil e apenas 1 (8,3%) recebeu apoio financeiro. Apesar da MP e do PBL serem considerados metodologias ativas importantes no processo de ensino-aprendizagem, diante dos resultados encontrados nesse estudo, conclui-se que poucas pesquisas abordando esses métodos na Odontologia foram desenvolvidas nos últimos dez anos no Brasil, de acordo com os trabalhos apresentados nas Reuniões da SBPqO.

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Publicado

19-06-2017

Como Citar

Bezerra de Melo, N., Fernandes Neto, J. de A., Chaves de Vasconcelos Catão, M. H., & Meira Bento, P. (2017). Metodologia da Problematização e Aprendizagem Baseada em Problemas na Odontologia: análise bibliométrica dos trabalhos apresentados nas Reuniões da SBPqO. Revista Da ABENO, 17(2), 60–67. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v17i2.413

Edição

Seção

Artigos