Uso da tecnologia educacional web-based por profissionais da Odontologia brasileira

Autores

  • André Cavalcante da Silva Barbosa Universidade Federal de pernambuco http://orcid.org/0000-0002-5152-6323
  • Carmem Virgínia Cerquinho de Oliveira
  • Maria Cecília Neves Gueiros Doutoranda da Pós-graduação em odontologia da Universidade Federal de pernambuco
  • Maurício Cosme de Lima Curso de Pedagogia do Centro Universitário Joaquim Nabuco
  • Márcia Maria Vendiciano Barbosa Vasconcelos Departamento de clínica e odontologia preventiva do Curso de Odontologia da Universidade Federal de Pernambuco
  • Arnaldo de França Caldas Júnior Departamento de clínica e odontologia preventiva do Curso de Odontologia da Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v18i1.415

Palavras-chave:

Educação a Distância. Tecnologia Educacional. Educação em Odontologia

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar o uso da tecnologia educacional web-based por cirurgiões-dentistas e auxiliares de saúde bucal cadastrados no curso de Capacitação para Atenção e Cuidado da saúde bucal da pessoa com deficiência (ACPD) e avaliar as dificuldades de acesso à internet, o tempo de utilização dos recursos tecnológicos e os seus objetivos. Foi realizado um estudo descritivo dos dados coletados em Ambiente Virtual da Capacitação da Odontologia Brasileira para a Atenção e o Cuidado da Pessoa com Deficiência - ACPD, no site da Universidade Aberta do SUS (UNASUS-UFPE), por meio de um questionário eletrônico disponibilizado no site. A amostra foi composta por 2.377 profissionais cadastrados no curso e que se disponibilizaram a responder o questionário. A análise dos dados foi realizada por técnicas de estatística descritivas. Constatou-se que pouco mais da metade da amostra (54,05%) utiliza mais de um recurso tecnológico para sua conexão com o mundo virtual no dia a dia e 54,56% dos participantes relataram acessar a internet da própria residência. A rede Wireless/Wi-Fi é utilizada por 57,21% do total da amostra. Quanto ao grau de dificuldade encontrado pelos participantes ao utilizar um novo recurso tecnológico, 58,9% relataram ser razoável. O uso da tecnologia digital já é uma realidade no Brasil. Porém, sua utilização para fins de estudo, embora disponível, parece não ser utilizada por grande parte da população.

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Biografia do Autor

André Cavalcante da Silva Barbosa, Universidade Federal de pernambuco

Doutor em odontologia e Professor substituto do Departamento de Clínica e Odontologia Preventiva. Faculdade de Odontologia. Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Carmem Virgínia Cerquinho de Oliveira

Cirurgiã-dentista

Maria Cecília Neves Gueiros, Doutoranda da Pós-graduação em odontologia da Universidade Federal de pernambuco

Mestre em odontologia

Maurício Cosme de Lima, Curso de Pedagogia do Centro Universitário Joaquim Nabuco

Professor do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Joaquim Nabuco

Márcia Maria Vendiciano Barbosa Vasconcelos, Departamento de clínica e odontologia preventiva do Curso de Odontologia da Universidade Federal de Pernambuco

Professora associada do Departamento de clínica e odontologia preventiva do Curso de Odontologia da Universidade Federal de Pernambuco

Arnaldo de França Caldas Júnior, Departamento de clínica e odontologia preventiva do Curso de Odontologia da Universidade Federal de Pernambuco

Professor adjunto do Departamento de clínica e odontologia preventiva do Curso de Odontologia da Universidade Federal de Pernambuco

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Publicado

28-03-2018

Como Citar

Barbosa, A. C. da S., de Oliveira, C. V. C., Gueiros, M. C. N., de Lima, M. C., Vasconcelos, M. M. V. B., & Caldas Júnior, A. de F. (2018). Uso da tecnologia educacional web-based por profissionais da Odontologia brasileira. Revista Da ABENO, 18(1), 25–33. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v18i1.415

Edição

Seção

Artigos