Formação em odontologia e interdisciplinaridade: o Pró-Saúde da UFSC

Autores

  • Daniela Lemos Carcereri
  • Cláudio José Amante
  • Marynes Terezinha Reibnitz
  • Gianina Salton Mattevi
  • Grasiela Garret da Silva
  • Ana Clara Loch Padilha
  • Inês Beatriz da Silva Rath

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v11i1.42

Palavras-chave:

Formação de Recursos Humanos. Educação em Odontologia. Recursos Humanos em Odontologia.

Resumo

Na última década, a formação de profissionais de saúde tem sido reformulada com políticas de educação e de saúde promovidas pelos Ministérios da Educação e Cultura e da Saúde. Este artigo apresenta a experiência do Curso de Graduação em Odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na implantação do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde – Pró-Saúde. Como processo indutor, o programa direcionou as
mudanças com vistas à integração ensino-serviço e à utilização de novas metodologias de ensino-aprendizagem, enfatizando a atenção básica. Na área de Odontologia, tais movimentos mostram-se necessários tendo em vista que, historicamente, tanto o sistema formador como o mercado de trabalho foram regidos pela iniciativa privada. Na UFSC, as atividades foram estruturadas em conformidade com os três eixos de desenvolvimento do Programa e impulsionaram o movimento de reforma curricular. O Pró-Saúde foi fundamental para a indução desse processo de mudança em uma perspectiva interdisciplinar, trazendo contribuições em todos os eixos.

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Como Citar

Carcereri, D. L., Amante, C. J., Reibnitz, M. T., Mattevi, G. S., Silva, G. G. da, Padilha, A. C. L., & Rath, I. B. da S. (2013). Formação em odontologia e interdisciplinaridade: o Pró-Saúde da UFSC. Revista Da ABENO, 11(1), 62–70. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v11i1.42

Edição

Seção

Artigos