A percepção de acadêmicos de odontologia sobre o PET-Saúde UFMS/ SESAU , Campo Grande/MS, 2009
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v11i1.44Palavras-chave:
Saúde da Família. Atenção Primária à Saúde. Aprendizagem.Resumo
ntrodução: O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET-Saúde, deve estimular a formação de profissionais e docentes de elevada qualificação técnica,
científica, tecnológica e acadêmica, bem como a atuação profissional pautada pelo espírito crítico, pela cidadania e pela função social da educação superior, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Com o Convênio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) com a Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), criou-se o Programa com sete cursos no ano de 2009, em duas
linhas de pesquisa. Objetivos: relatar a percepção de acadêmicos do curso de Odontologia da UFMS sobre
o PET-Saúde 2009 e seu impacto na formação acadêmica. Material e Métodos: Relato de experiência tendo como fontes de dados relatórios mensais de acadêmicos de Odontologia do PET-Saúde 2009 e documentos de acompanhamento dos mesmos. Resultados: Dos 60 acadêmicos de sete cursos da área da Saúde, cinco cursavam Odontologia e desses, três eram bolsistas. Constata-se um impacto relevante na formação acadêmica, pois os aspectos multiprofissionalidade, integração teoria e prática, produção de conhecimentos na área da Saúde Coletiva, princípios do SUS, funcionamento de
uma UBSF, capacidade de diálogo, respeito aos colegas e tomada de decisões, ficaram evidentes. Acredita-se que a satisfação em ser petiano tenha sido um elemento motivador e de sensibilização para a atuação e o aprendizado. Conclusões: Espera-se que Instituições de Ensino Superior e Secretarias de Saúde dos Municípios sejam bastante permeáveis à integração universidade-serviço-comunidade.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).