O OSCE na avaliação clínica odontológica: relato de experiência com estudantes de graduação

Autores

  • Gustavo de Almeida Logar Universidade do Oeste Paulista
  • Cláudia de Oliveira Lima Coelho Universidade do Oeste Paulista
  • Eliane Cristina Gava Pizi Universidade do Oeste Paulista http://orcid.org/0000-0002-8750-7669
  • Graziela Ávila Prado Galhano Universidade do Oeste Paulista
  • Adrieli de Paula Neves Universidade do Oeste Paulista
  • Ligia Teixeira de Oliveira Universidade do Oeste Paulista
  • José Maria Bertão Universidade do Oeste Paulista

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v18i1.444

Palavras-chave:

Avaliação. Educação em Odontologia. Odontologia.

Resumo

O Exame Clínico Objetivo e Estruturado (OSCE) é um exame organizado em estações que simulam a realidade clínica e os estudantes são avaliados em tarefas específicas como anamnese, exame físico, comunicação com paciente, procedimentos clínicos não invasivos, entre outras. É realizado o rodízio de alunos e um ou dois examinadores pontuam o desempenho dos mesmos em cada tarefa, com critérios e tempo previamente determinados. O objetivo desse estudo foi relatar a experiência de aplicação do OSCE na graduação e como estruturá-lo. O primeiro OSCE aplicado pelo curso de Odontologia da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) para alunos de graduação foi no ano de 2016, com o objetivo de avaliação de competências dos alunos que ingressariam nas clínicas no semestre seguinte. A avaliação foi aplicada aos 70 alunos do final do terceiro ano e os conteúdos selecionados foram Dentística, Periodontia, Endodontia, Radiologia, Biossegurança, Anestesiologia e Diagnóstico Bucal. O OSCE pode ser considerado uma técnica de avaliação adequada para o alcance de competências clínicas na formação de cirurgiões-dentistas, por proporcionar ao aluno de graduação a vivência de atividades similares à realidade que enfrentará no atendimento clínico e em sua futura atuação profissional. Esse método de avaliação propicia aos estudantes a oportunidade de serem avaliados de forma mais objetiva e poder aprender com o feedback do seu desempenho no exame.

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Biografia do Autor

Gustavo de Almeida Logar, Universidade do Oeste Paulista

Mestre, professor de Odontogeriatria

Cláudia de Oliveira Lima Coelho, Universidade do Oeste Paulista

Mestre em Educação, professora e diretora da Faculdade de Odontologia

Eliane Cristina Gava Pizi, Universidade do Oeste Paulista

Doutora, professora do Departamento de Clínica Odontológica

Graziela Ávila Prado Galhano, Universidade do Oeste Paulista

Pós Doc, professora do Departamento de Clínica Odontológica

Adrieli de Paula Neves, Universidade do Oeste Paulista

Mestre, professora de Odontogeriatria

Ligia Teixeira de Oliveira, Universidade do Oeste Paulista

Doutora, professora do Departamento de Clínica Odontológica

José Maria Bertão, Universidade do Oeste Paulista

Doutor, professor do Departamento de Patologia e Diagnóstico Bucal

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Publicado

28-03-2018

Como Citar

Logar, G. de A., Coelho, C. de O. L., Gava Pizi, E. C., Galhano, G. Ávila P., Neves, A. de P., Oliveira, L. T. de, & Bertão, J. M. (2018). O OSCE na avaliação clínica odontológica: relato de experiência com estudantes de graduação. Revista Da ABENO, 18(1), 15–24. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v18i1.444

Edição

Seção

Artigos