Perfil, atuação e satisfação de cirurgiões-dentistas em Residências Multiprofissionais em Saúde da região Sul do Brasil

Autores

  • Ana Marcia Mieko Yamaoka Oshima Estudante da Residência Multiprofissional em Saúde da Família, Universidade Estadual de Londrina
  • João Felipe Besegato Estudante do Programa de Pós-Graduação em Odontologia, Universidade Estadual de Londrina
  • Carolina Veloso Lima Estudante do Programa de Pós-Graduação em Odontologia, Universidade Estadual de Campinas
  • Mayara dos Santos Noronha Estudante do Programa de Pós-Graduação em Clínica Odontológica, Universidade Estadual de Campinas
  • Márcio Grama Hoeppner Docente do Departamento de Odontologia Restauradora, Universidade Estadual de Londrina
  • Pablo Guilherme Caldarelli Universidade Estadual de Londrina - UEL Departamento de Medicina Oral e Odontologia Infantil - MOOI Área de Odontologia/Saúde Coletiva

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v18i1.475

Palavras-chave:

Cirurgiões Dentistas. Saúde da Família. Internato e Residência.

Resumo

As Residências Multiprofissionais em Saúde (RMS) encontram-se distribuídas por todo o território nacional e estão estruturadas em abordagem multiprofissional com uma visão mais humana e abrangente, cujo foco não se restringe apenas aos procedimentos curativos. O objetivo do presente estudo foi avaliar o perfil dos cirurgiões-dentistas regularmente matriculados em RMS da região Sul do país, bem como sua atuação e satisfação com os programas. Para isso, foi realizada uma pesquisa quantitativa, exploratória e descritiva, utilizando-se um questionário on-line, cujo link foi enviado a cirurgiões-dentistas matriculados em RMS (Atenção Básica, Saúde da Família e Comunidade e Saúde Coletiva), localizadas na região Sul do Brasil. Os dados coletados foram tabulados no Microsoft Excel® e tratados por estatística descritiva (frequência simples e relativa). Constatou-se que a maioria dos residentes era do gênero feminino (75%) com graduação em IES privada (70%), sem experiência profissional prévia (70%) e com experiência acadêmica prévia em saúde pública (85%). Para os dados referentes à RMS, a maioria relatou como motivo pela escolha da residência o interesse em atuar na atenção básica. Oitenta e cinco por cento dos dentistas relataram atuar em Unidades Básicas de Saúde. A maioria dos residentes mostrou-se satisfeito com a RMS (75%) e a falta de capacitação dos docentes foi apontada como a principal fragilidade dos programas. O estudo possibilitou traçar um panorama do perfil, atuação e satisfação dos cirurgiões-dentistas inseridos em RMS da região Sul do Brasil. Os dados podem auxiliar na melhoria das práticas e organização das RMS com cirurgiões-dentistas, conduzindo melhor a atuação de residentes e docentes frente às principais fragilidades apontadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Marcia Mieko Yamaoka Oshima, Estudante da Residência Multiprofissional em Saúde da Família, Universidade Estadual de Londrina

Estudante da Residência Multiprofissional em Saúde da Família, Universidade Estadual de Londrina

João Felipe Besegato, Estudante do Programa de Pós-Graduação em Odontologia, Universidade Estadual de Londrina

Estudante do Programa de Pós-Graduação em Odontologia, Universidade Estadual de Londrina

Carolina Veloso Lima, Estudante do Programa de Pós-Graduação em Odontologia, Universidade Estadual de Campinas

Estudante do Programa de Pós-Graduação em Odontologia, Universidade Estadual de Campinas

Mayara dos Santos Noronha, Estudante do Programa de Pós-Graduação em Clínica Odontológica, Universidade Estadual de Campinas

Estudante do Programa de Pós-Graduação em Clínica Odontológica, Universidade Estadual de Campinas

Márcio Grama Hoeppner, Docente do Departamento de Odontologia Restauradora, Universidade Estadual de Londrina

Docente do Departamento de Odontologia Restauradora, Universidade Estadual de Londrina

Pablo Guilherme Caldarelli, Universidade Estadual de Londrina - UEL Departamento de Medicina Oral e Odontologia Infantil - MOOI Área de Odontologia/Saúde Coletiva

Universidade Estadual de Londrina - UEL
Departamento de Medicina Oral e Odontologia Infantil - MOOI
Área de Odontologia/Saúde Coletiva

Referências

Brasil. Ministério da Saúde (MS). Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Coordenação Nacional de Saúde Bucal. Diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal. Brasília: MS; 2004.

Rosa WAG, Labete RC. Programa Saúde da Família: a construção de um novo modelo de assistência. Rev. Latino-Am Enfermagem. 2005;13(6):1027-34.

Nascimento DDG, Oliveira MAC. Formação na Residência Multiprofissional em Saúde da Família. Saúde Social. 2010;19(4):814-817.

Brasil. Ministério da Educação. Resolução n° 1, de 30 de janeiro de 2012. Comissão Nacional de Residência Multiprofissional. Institui as Câmaras Técnicas da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde e dá outras providências. Diário Oficial da União 31 jan. 2012; Seção 1.

MEC. Ministério da Educação e Cultura. Residência Multiprofissional [internet]. Brasília; 2016. [Acesso em 15 fev. 2017]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/resi dencias-em-saude/residencia-multiprofissional.

Pandolfi C. Utilização da pesquisa de satisfação de clientes como ferramenta para decisões gerenciais e melhoria contínua [dissertação]. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 2003.

SEMESP. Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior. Mapa do Ensino Superior no Brasil [internet]. São Paulo; 2015. [Acesso em 15 fev. 2017]. Disponível em: http://www.semesp.org.br/site/pesquisas/mapa-do-ensino-superior/mapa-do-ensino-superior-2015/

Brasil. CNE. Resolução CNE/CES 3/2002 [internet]. Diário Oficial da União, Seção 1, p.10; Brasília, 4 de março de 2002. [Acesso em 15 fev. 2017]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES032002.pdf.

Bulgarelli AFB, Souza KR, Baumgarten A, Souza JM, Rosing CK, Toasse RFC. Formação em saúde com vivência no Sistema Único de Saúde (SUS): percepções de estudantes do curso de odontologia da UFRGS, Brasil. Interface (Botucatu). 2014;18(49):351-362.

Bottan ER, Vitoretti AJ, Neto UM. Perfil profissional do cirurgião-dentista em atuação no serviço público: a visão de um grupo de cirurgiões-dentistas. R Bras Ci Saúde. 2014;12(40):42-47.

Silva BS, Caldarelli PG. O PET-Saúde em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais de Odontologia no desenvolvimento de competências profis-sionais: relato de experiência. Rev ABENO. 2013;13(2):34-41.

Saliba NA, Moimaz SAS, Prado RL, Garbin CAS. Percepção do cirurgião-dentista sobre formação profissional e dificuldades de inserção no mercado de trabalho. Rev Odont UNESP. 2012;41(5):297-304.

Fiocruz. Fundação Oswaldo Cruz. Pesquisa inédita traça perfil da enfermagem no Brasil [internet]. Rio de Janeiro; 2016. [Acesso em 15 fev. 2017]. Disponível em: http://portal.fiocruz.br/pt-br/content/pesquisa-inedita-traca-perfil-da-enfermagem-no-brasil.

Brasil. Resolução n° 5, de 7 de novembro de 2014. Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde - CNRMS. Dispõe sobre a duração e a carga horária dos programas de Residência em Área Profissional da Saúde nas modalidades multiprofissional e uniprofissional e sobre a avaliação e a frequência dos profissionais da saúde residentes. Diário Oficial da União 10 nov 2014; Seção 1.

Silva JC, Contim D, Ohl RIB, Chavaglia SRR, Amaral SEM. Percepção dos residentes sobre sua atuação no programa de RM. Acta Paul Enferm. 2015;28(2):132-38.

Alves J, Carvalho P. Importância do programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Universidade Federal de Pernambuco na formação dos profissionais da área da saúde. EFDesportes.com: Revista Digital. 2014, ano 18, n. 188.

Souza LEPF. Saúde Pública ou Saúde Coletiva? Revista Espaço para a Saúde. 2014;15(4):07-21.

Nascimento DDG, Oliveira MAC. A política de formação de profissionais da saúde para o SUS: considerações sobre a RMSF. REME- Rev Min Enferm. 2006;10(4):435-439.

Villalba JP, Madureira PR, Barros NF. Perfil profissional do cirurgião-dentista para atuação no Sistema Único de Saúde (SUS). Rev Inst Ciênc Saúde 2009;27(3):262-268.

Mello ALSF, Moyses ST, Moyses SJ. A universidade promotora de saúde e as mudanças na formação profissional. Interface (Botucatu). 2010;14(34):683-692.

Wanderley LCS. O processo de formação dos cirurgiões-dentistas da residência multiprofissional em saúde da família da Casa de Saúde Santa Marcelina: percepção do egresso [dissertação]. São Paulo: Faculdade de Odontologia, Universidade de São Paulo; 2010.

Downloads

Publicado

28-03-2018

Como Citar

Oshima, A. M. M. Y., Besegato, J. F., Lima, C. V., Noronha, M. dos S., Hoeppner, M. G., & Caldarelli, P. G. (2018). Perfil, atuação e satisfação de cirurgiões-dentistas em Residências Multiprofissionais em Saúde da região Sul do Brasil. Revista Da ABENO, 18(1), 134–145. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v18i1.475

Edição

Seção

Artigos